“RITMOS DA FAVELA” – O projeto pioneiro, Ritmos da Favela, transformará o bairro da Liberdade, reconhecido como o Maior Quilombo Urbano da América Latina, em um centro de empreendedorismo musical. De 22 a 24 de novembro de 2024, o evento reunirá artistas, produtores e empreendedores musicais das favelas de São Luís, em uma imersão criativa e profissional, de forma gratuita. No intuito de fortalecer o ecossistema de negócios da música local, o Ritmo da Favela é uma realização do Ministério da Cultura e apresentado pelo Instituto Cultural Vale e Vale, em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA), via lei federal de incentivo à Cultura. A idealização é do Instituto Empreendedor Sustentável (IES).
______________________________________________________________


MOSTRA EM SÃO LUÍS – Em sua 7ª edição, a Mostra Sesc de Cinema que estimula à produção audiovisual e formação de público, acontece, em São Luís até o dia 23 de novembro, com exibição de filmes e debates no Cinema Sesc, na Unidade Sesc, na praça Deodoro. 20 produções audiovisuais maranhenses, sendo uma integrada a grade nacional de exibição, além de dez filmes infanto-juvenis de todo Brasil. O projeto ampliou o acesso a uma filmografia que expressa a diversidade da produção contemporânea e desconhecida dos grandes circuitos de exibição comercial. Ao todo, foram 32 filmes maranhenses inscritos e selecionados 20 filmes entre documentários e ficções. Destaque para o protagonismo feminino no audiovisual maranhense representante no Panorama Nacional com o Filme “Clair de Lune”, direção Laísa Couto e Panorama Estadual Mar.ina, Direção Coletiva Alunos Projeto Ilha em Edição.
______________________________________________________________


FESTIVAL NEGRITUDE – A 3ª Edição do Festival Negritude acontece na sexta-feira a partir das 17h30, na praça das Mercês. O evento comemora a riqueza da cultura afro-brasileira, com uma programação que reúne atrações locais, além da cantora Mart’nália.
Abrem o evento uma roda de capoeira, seguida por Tambor de Crioula de Mestre Leonardo, batalha de Slam e apresentação do Bloco Afro Aiyê Amadê. Às 21h30, os ritmos se diversificam com a roda de samba, apresentando os artistas Chico Chinês, Chris Santana, Luzian Filho, Maya Black e Marlon Reis. Nos intervalos, o DJ Agnaldo comandará a festa, tocando as melhores pedras que só a capital do reggae pode oferecer.
A festa continua com o grande destaque da noite, a apresentação da cantora Mart’nália, que traz o samba raiz. E, para fechar a noite com chave de ouro, Samba de Terreiro, emanando muito axé para o público.
______________________________________________________________


SALVAGUARDA – A cidade de Ouro Preto recebe nos próximos dias 04 e 05 de dezembro a primeira edição do Seminário Minas e os Bens Culturais da Fé. Com ênfase ao tema “Salvaguarda dos Patrimônios e Turismo da Fé”, a proposta do evento é refletir sobre a preservação dos acervos, tradições e peças que fazem parte da cultura religiosa, contribuindo para alavancar o turismo, reforçando a história e a identidade.
Referência em todo o país na área de conservação e restauro, a Fundação de Arte de Ouro Preto, a FAOP, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais é que promove essa que é a primeira edição do evento. Será um espaço voltado para o aprendizado, reflexão e troca de conhecimento, reunindo especialistas, pesquisadores e autoridades religiosas para discutir o impacto da fé na arquitetura, nas artes e nas tradições locais, também com um olhar especial para o turismo religioso como uma ferramenta de desenvolvimento local.
______________________________________________________________