O rico potencial turístico do Estado ganha agora um estímulo ainda maior para o desenvolvimento das atividades turísticas em municípios da região central, como Palmas, Porto Nacional, Lajeado e Miracema. Estes municípios passam a fazer parte da Rota Turística da Região Central do Tocantins após instituição da Lei nº 4.329, sancionada, recentemente, pelo governador Wanderlei Barbosa.
De acordo com a Lei, a estruturação, a gestão e a promoção dos atrativos turísticos na Rota Turística da Região Central do Estado do Tocantins receberão o apoio dos programas oficiais voltados para o fortalecimento da regionalização do turismo.
Atrativos conhecidos dos tocantinenses como a Praça dos Girassóis, Parque Cesamar, Parque dos Povos Indígenas, Mirante do Limpão, Praias da Graciosa, do Prata, das Arnos, e Caju, além do Memorial Coluna Prestes, Catedral de Palmas, Palacinho, Ponte Fernando Henrique Cardoso, dentre outros na capital, fazem parte dessa rota.
****************************************************************************************
MTur e IFPB abrem 537 vagas para curso Guia em Atrativo Turístico Natural

Guias de Turismo habilitados no Cadastur como “Guia Regional” dos estados da região Nordeste poderão se inscrever a 537 vagas para o curso de Especialização em Atrativos Naturais. As inscrições começam nesta sexta-feira (12.01) e seguem até 02 de fevereiro de 2024.
Realizada em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), a qualificação possui carga horária total de 200h, sendo 160h de teoria feita totalmente à distância (EaD) e 40h de aula prática. E o melhor, totalmente gratuito!
O curso é destinado ao profissional Técnico em Guia de Turismo Regional habilitado a desenvolver suas funções em qualquer estado da região Nordeste – conforme cadastro no CADASTUR do Ministério do Turismo.
O preenchimento das vagas ofertadas será feito a partir da ordem decrescente de classificação, em cada modalidade de concorrência (vagas gerais e cota específica). Assim, os candidatos serão convocados para preencher as vagas seguindo a estrita ordem de classificação.
****************************************************************************************
EUA eliminam entrevista para certos tipos de vistos em 2024
O governo dos EUA renovou, para 2024, a regra que permite que consulados e embaixadas dispensem a realização de entrevista presencial para a emissão ou renovação de certos tipos de vistos. A regra, publicada no final de dezembro pelo Departamento de Estado americano, vale até o final do ano.
O principal objetivo da medida, que vem sendo adotada desde a pandemia, é reduzir a fila de espera nos postos consulares ao redor do mundo, em razão da crescente demanda por vistos americanos.
Em 2024, detentores de um visto americano não imigratório, ou seja, aquele que não concede a residência permanente, poderão renová-lo sem realizar a entrevista consular, contanto que o documento não tenha vencido há mais de 48 meses. A regra se aplica, por exemplo, ao visto de turismo e negócios (B1/B2), que corresponde a mais de 90% das emissões para brasileiros.
Nos casos de solicitação de um visto novo, o estrangeiro também poderá ser dispensado da entrevista presencial caso já tenha recebido, anteriormente, um visto imigratório dos EUA que não o B1/B2 e esse visto não esteja vencido há mais de 48 meses.
****************************************************************************************