Com o tema Cruz-Credo! Nem Fé de Menos Nem Fé de Mais!, o Bloco da Imprensa realizará neste sábado (1.º de fevereiro), a partir das 18 h, a sua primeira concentração, desta vez, no Lampiões Buteco e Petiscos, na Praça Antônio Lobo, no Largo de Santo Antônio, com as seguintes atrações: Grupo Vamu de Samba(às 19 h), Bloco Tradicional Os Indomáveis (20 h), Bateria Fabulosa da Flor do Samba (21 h), Mákina do Tempo (22 h), Bicho-Terra (23 h) e Vagabundos do Jegue (00 h).
Com uma proposta irreverente e cultural, o Bloco da Imprensa é reconhecido por trazer reflexões bem-humoradas e provocações inteligentes sobre temas atuais, em eventos que sempre contam com grupos artísticos garantindo muitas músicas boas e animação aos seus frequentadores. Por sua vez, o Largo de Santo Antônio, conhecido por sua atmosfera histórica e vibrante, será o palco principal dessa celebração, reafirmando a força da Cultura Popular no coração de São Luís.
Contando com o bom sucesso que se dará na concentração inicial do Bloco da Imprensa, em 2025, os organizadores, jornalista Célio Sérgio e Joel Jacintho, reforçam o convite para todos os devotos, religiosamente, do carnaval e destacam que a festa é aberta ao público. Avisam aos navegantes da folia, que, para acompanhar as novidades e as atrações que serão confirmadas, em cada concentração, que sigam o perfil oficial do bloco no Instagram: @blocodaimprensaoficial. Otimizaram: “Preparem a sua fantasia, reúnam os amigos e venham celebrar o carnaval de forma única e tradicional com o Bloco da Imprensa!”“Para lembrar do que é nosso!” —– Resgatando as tradições e fazendo questão de deixar fincada a luta de personalidades maranhenses pela cultura, o Bloco da Imprensa chegou em 2024 com o tema “TipiCamente: Para não esquecer do que é nosso”, com uma programação diversificada nos próximos sábados dias 20 e 27 de janeiro, e 3 de fevereiro, no Ceprama (Madre Deus). Foi o carnaval de homenagear jornalistas, produtores, radialistas, publicitários, fotógrafos, profissionais da comunicação em geral, além de foliões de todas as idades.
O Baile da Imprensa —- Em 2018, a promoção foliona, na temporada pré-carnavalesca, deu-se em frente ao Bar do Porto, no Centro Histórico. O bloco que reúne os profissionais da Comunicação do Estado teve como atrações o Tambor de Crioula de Mestre Apolônio, Grupo Sambaceuma, Bloco Tradicional ‘Os Feras’, Banda Marabloco, Bateria Explosão da Turma do Quinto, Show de Gabriel Melônio e a Banda Bandida. No dia 2 de fevereiro, a folia promovida pelos comunicadores voltou a tomar conta do Centro Histórico com a segunda edição do Baile da Imprensa, na Casa do Maranhão, na Praia Grande.
História do Bloco da Imprensa —- O Bloco da Imprensa é uma continuidade de um trabalho iniciado na década de 1980 pelo saudoso publicitário Ray Santos, que realizava o Baile da Imprensa, na sede do Casino Maranhense. Em 1997, os amigos jornalistas Francília Cutrim, Selma Figueiredo, Flora Dolores, Rosário Costa, Margareth Margô, Paulo Washington, Felix Alberto, entre outros, criaram o Bloco do Imprensa, que se reunia aos sábados do pré-carnaval em áreas do Centro Histórico e Litorânea. Desde 2009, o Bloco da Imprensa, sob a direção dos comunicadores Joel Jacintho e Célio Sérgio, vinha efetuando a folia da Imprensa na Praça dos Catraieiros, defronte do Bar do Porto, na Praia Grande. Em 2024, inaugurou seu novo espaço de concentração no Ceprama, na Madre de Deus. Agora, desembarcou com sua trupe no Largo de Santo Antônio, esconjurando estropícios e exploradores da fé.
Texto: Herbert de Jesus Santos