O pré-carnaval de São Luís começa a esquentar as baterias dos blocos, escolas de sambas e dos brincantes para animar os nativos e turistas que visitam São Luís. A festa ganha mais um ano de animação da Bicicleta do Samba que começou suas concentrações para a temporada no último sábado. Agora o ABC Bar Club localizado no calçadão da Rua de Nazaré, próximo a Caixa Econômica Federal, entre as praças João Lisboa, Benedito Leite e Pedro II entram também no Circuito Oficial da folia.
A Bicicleta do Samba vem para a temporada 2025 com muita alegria e uma programação em bares, clubes, associações e municípios do Maranhão. A brincadeira se concentra todos os sábados de fevereiro, o Sábado Gordo de Carnaval, no dia 1º de março e no dia 03 também de março no Lava-Pratos da brincadeira que irá coincidir com os desfiles da Passarela do Anel Viário no primeiro final de semana pós-carnaval com os desfiles dos blocos Tradicionais e escolas de Sambas da Grande São Luís.
Preparada com um repertório de sambas tradicionais de compositores como Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Agepê, João Nogueira, Almir Guineto, Cartola, Leci Brandão, Alcione, Beth Carvalho, Jorge Aragão, Chico Buarque, Djavam, Benito de Paula, Adoniram Barbosa, Dorival Caymmi, Elza Soares, Marlene, Noite Ilustrada, Ivone Lara, Clara Nunes, João Bosco, João Gilberto, Jair Rodrigues, Ataulfo Alves, Sobrinha, Luiz Ayrão, Jacob do Bandolim e tantos outros monstros sagrados da musicalidade brasileira, a Bicicleta do Samba vem novamente reunir seus adeptos foliões em um lugar estratégico da cidade, no Coração da Ilha. No repertoria ainda grupos como; Demônios da Garoa, Fundo de Quintal; Raça Negra, Arte Popular e sambas atuais de grupos e sambistas como; Revelação, Exaltasamba, Sorriso Maroto, Molejo, Tiaguinho, Diogo Nogueira, Dudu Nobre, entre outros.
Música maranhense – No repertório da brincadeira que este ano completou 15 anos (no dia 10 de janeiro – fundada em 2010), um passeio ciclístico musical pelas raízes maranhenses, onde os artistas maranhenses são relembrados nas mais diversas gerações, nomes como: Cesar Teixeira, Josias Sobrinho, Sérgio Habibe, Antônio Vieira, Lopes Bogéa, Chico da Ladeira, Zé Pivó, Sapo, Cristovão, Alô Brasil e tantos outros.
Marchas carnavalescas – Uma das grandes tiradas da turma da Bicicleta do Samba está no resgate do verdadeiro carnaval de rua, uma autêntica folia, hoje em um Circuito fixo no Centro Histórico de São Luís, onde são interpretadas marchas e frevos que fizeram sucesso ao longo de décadas e décadas nos carnavais do país nas vozes de artistas como Haroldo Lobo, Mário Lago, Chiquinha Gonzaga, Braguinha, Jararaca; Lamartine Barbo; Ivan Ferreira e tantos talentos que fizeram história no Brasil e no mundo. As marchinhas maranhenses também ganham seu espaço, entre: Máquina de Descascar`Alho, Jegue Folia, Confraria do Copo e Esbandalhada.
Circuito Rua de Nazaré – Batizado como Circuito Calçadão da Rua de Nazaré, o local de concentração da Bicicleta do Samba se tornou um dos locais mais aprazíveis da cidade de São Luís, um local onde se contempla as belezas arquitetônicas da cidade patrimônio e se degusta uma cerveja gelada acompanhada por um tira gosto delicioso com a especialidade do ABC Bar Clube do proprietário Antônio Carlos e sua equipe de trabalho que cede o ambiente externo de sua casa noturna para a concentração da brincadeira.
O Circuito Calçadão da Rua de Nazaré tem o apoio da Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).
Edição: Redação JP Turismo