Música maranhense no extremo sul de Floripa

Bar e Restaurante do Arante Santa Catarina

A reportagem do JP Turismo esteve visitando o Bar e Restaurante do Arante na Praia do Pântano do Sul, no extremo sul da capital Florianópolis, no estado de Santa Catarina.

Na oportunidade foi recebido pelo maestro da culinária de Frutos do Mar Arante Monteiro, carinhosamente chamado de Arandinho pelos frequentadores do tradicional recanto praiano, acompanhado do jornalista catarinense Alberto Gonçalves e do músico português Mário Moita. Na oportunidade puderam ouvir um pouco da música do  maranhense César Nascimento na voz de Alê Muniz, “Maguinha do Sá Viana”.

Uma pequena venda aberta para venda de peixes, ovos, verduras, frutas, bolachas, bebidas, fumos de corda e comidas para os pescadores do local pelo proprietário Arante juntamente com sua esposa Osmarina Maria Monteiro, em 1958, denominada na época Bodega do Arante, hoje o famoso Bar e Restaurante Arante conhecido mundialmente.

O local é marcado pela tradição poética dos bilhetes grudados nas paredes iniciado na década de 70, quando estudantes que visitavam o lugar, vindos de São Paulo e do Rio Grande do Sul principalmente para o verão, deixavam os bilhetes no local para avisarem suas localizações nos arredores da praia. A tradição se formou e hoje após a primeira dose da cachacinha do Arante todos viram poetas e escritores deixando suas mensagens, frases e recados na parede do aprazível ambiente.

Texto e Vídeo: Gutemberg Bogéa

A deliciosa gastronomia de frutos do mar do Arandinho – Foto: Gutemberg Bogéa
Praia do Pântano do Sul, Florianópolis/Santa Catarina – Foto: Gutemberg Bogéa
Os bilhetes nas paredes dão o todo de charme na decoração do ambiente – Foto: Gutemberg Bogéa
Santa Catarina - Bar do Arante 4
Bar e Restaurante do Arante, uma gastronomia de dar água na boca – Foto: Gutemberg Bogéa
Após se deliciar com as maravilhas do Arante, uma caminhada na praia celebra os prazeres da vida – Foto: Gutemberg Bogéa


0 Comentários


Deixe o seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *