Percorrer estradas não pavimentadas, não raras vezes tomadas pela areia fina e pelos buracos que exigem grande perícia dos motoristas, mesmo em 4×4. Esse “perrengue” não impede que o Jalapão seja uma das regiões de turismo de natureza mais concorridas do Brasil e se torna um “prato cheio” para os amantes das competições automobilísticas fora dos autódromos. Por isso, os organizadores de um dos rallys mais tradicionais do Brasil, os Sertões, mantém a tradição e retornam ao Tocantins em 2021, para duas provas.


Nesta semana, o 7º Sertões Séries Baja Jalapão chega ao município de São Félix, com apoio do Governo do Tocantins, da Prefeitura Municipal e do Sebrae Tocantins. A programação acontece oficialmente entre os dias 16 e 19 de junho, seguida da prova inédita Baja Jalapão 500 Milhas, no dia 21. A estrutura receptiva foi montada no entorno do Centro de Convenções e Eventos Antônio Pereira Pugas, seguindo protocolos de proteção contra a transmissão do vírus da Covid-19. Os competidores sairão e retornarão para Luís Eduardo Magalhães (BA).
O Sertões Series é um campeonato de provas de rally cross country, que neste ano terá três etapas, em São Paulo, Tocantins (1.423,23 km) e Santa Catarina/Rio Grande do Sul. Já a prova Baja 500 Milhas foi inspirada em competições realizadas nos desertos da América do Norte e será realizada em um único dia, quando serão percorridos 800 km, entre 6h e 21h. As etapas estarão divididas entre as categorias Motos, Quadris, UVTs, e Carros.
Neste ano, a competição principal, a 29ª edição do Sertões será realizada integralmente na região Nordeste, no mês de agosto.


São Félix
Em se tratando de Jalapão, geralmente as operadoras de turismo promovem roteiros integrando os três principais municípios da região, a começar por Ponte Almas, passando por Mateiros e encerrando em São Félix. Mas, na verdade, cada um deles apresenta atrativos suficientes para garantir a permanência dos visitantes.
Neste ano, os organizadores dos rallys montaram o Parque de Apoio em São Félix, a cerca de 263 km de Palmas, a Capital tocantinense. Não é por acaso, já que o município conta com vias de ligação com o vizinho Estado da Bahia, de onde partirão os competidores. Geograficamente, é o mais central do Jalapão, limitando-se ao Norte com Lizarda, ao Sul com Mateiros, a Oeste com Novo Acordo e a leste com o Estado do Maranhão.
O povoamento do município se iniciou com migrantes nordestinos vindos principalmente do Piauí, Maranhão e Bahia, surgindo como arraial em 1736.
Hoje, conta com uma população estimada pelo IBGE de 1.598 moradores. Na Comunidade Quilombola do Prata, há cerca de 20 km do centro da cidade, é possível netos e bisnetos dos primeiros moradores da localidade.
São Félix sedia o Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono (MONACC), primeira unidade de conservação municipal de proteção integral. No município você pode conferir atrativos incríveis e praticar o rafting no Rio Novo, modalidade que cresce a cada dia na região.


Entre seus atrativos, estão a Praia do Alecrim, os fervedouros do Alecrim, Bela Vista, Veredas e Por Enquanto, as cachoeiras da Jalapinha e Araras, a Serra da Catedral e o Povoado do Prata, onde há receptivo de base comunitária e uma cachoeira.
Texto: Seleucia Fontes
Edição: Gutemberg Bogéa