Árvores gigantes chamam atenção em Fortaleza

Tradicionais monumentos trazem neste ano inspiração nas obras do mestre do artesanato Espedito Seleiro e viraram pontos de turismo e entretenimento

Capital nordestina mais procurada para passar o final de ano (levantamento ViajaNET) e recém-eleita como cidade criativa do Design pela Unesco Fortaleza tem encantos nessa época que vão além das belezas naturais de praias e clima convidativo de Verão. Quem passeia por diversos pontos urbanos simbólicos como as Praças do Ferreira e Portugal, nos bairros Centro e Aldeota, respectivamente, encontra dois monumentos temporários que chamam atenção pela beleza e delicadeza: as árvores gigantes de Natal temáticas.

Retorno e avenidas brilham com a luzes das árvores natalinas – Foto: Davi Probo

As intervenções tiveram inspirações nas obras do Mestre do artesanato Espedito Seleiro e viraram ponto de turismo e entretenimento, impressionando pela beleza e regionalidade trazida por meio da inspiração nas obras do artista. A DP Arquitetura, escritório local responsável pelos monumentos que são referências nacionais em decoração natalina, apresenta neste ano uma roupagem exclusiva, com riqueza de detalhes inspirados nas técnicas, criações e processos de Espedito.

A regionalidade com forte presença na decoração da cidade – Foto: Davi Probo

A decoração tem atraído olhares de curiosos pela riqueza de detalhes e iluminação chamativa, que destacam as principais características dos monumentos gigantescos  com 25 e 36 metros de altura. As árvores afloraram o turismo na região devido a grandiosidade e alegria transmitida por meio dos elementos presentes em sua estrutura.

“O Natal é o período mais movimentado e esperado do ano, criando expectativa no público frequentador das praças, que já esperam por monumentos que possam servir como selfie points nas noites da capital cearense, tendo como pano de fundo um design elaborado e criativo, resultando em fotos iluminadas e alegres”, reforça Pablyto Cunha, sócio da DP Arquitetura.

Associação de Artesãs de São Gonçalo do Amarante decoram praça de Fortaleza e contribuem para a decoração de Natal – Foto: Divulgação

As árvores também movimentam o entretenimento da cidade, servindo como cenário para eventos que acontecem todos os finais de semana, até o dia 22 de dezembro, nas praças do Ferreira e Portugal. Os eventos fazem parte do projeto cultural Ceará Natal de Luz, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL) que conta com a apresentação Coral da Luz na Praça do Ferreira e atrações musicais na Praça Portugal.

Com a ideia de acolher o público, a árvore da Praça Portugal possui um acesso na estrutura inferior para a realização de eventos.

DP Arquitetura

Pablyto, Denise, Espedito Seleiro, Adriana e Alessandro (responsáveis pela decoração do natal de luz) – Foto: Davi Probo

Sob o comando de Denise Braga, arquiteta e urbanista, com especialização em Design de Interiores e Paisagismo, e Pablyto Leivio, técnico em edificações e publicitário, a DP Arquitetura tem a expertise de profissionais que atuam há mais de 10 anos no mercado de arquitetura e decoração.

Com empresa em Fortaleza, o escritório procura agregar em seus trabalhos soluções que envolvam funcionalidade, conforto e plasticidade e atende a segmentos corporativo e residencial nas áreas de arquitetura, comunicação visual, design, reformas e decoração de interiores. Em seu portfólio, pontua participações em mostras como Casa Cor, Casa da Criança e Expo IAB na 8ª Bienal Internacional de Arquitetura (BIA).

Texto: Carolina Coutinho



0 Comentários


Deixe o seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *