Imagine mergulhar em uma maratona, durante dois dias, em um ambiente repleto de designers, makers, empreendedores e amantes do “Faça Você Mesmo” (DoItYourself), para disputar uma espécie de competição! Isso é exatamente o que vai rolar, nos próximos dias 04 e 05 de setembro, sábado e domingo, entre 12 equipes que se inscreveram no desafio “Do design ao produto”, realizado pelas empresas Casa da Árvore Coworking, Design com Brócolis e Quadrante Brasil. “Vai ser um encontro marcado por muita cocriação e construção de protótipos. A equipe vencedora será premiada com uma consultoria de 40 horas em design estratégico com a premiada agência maranhense Quadrante Brasil e mais 100 horas de residência e suporte técnico na fabricação da peça na Casa da Árvore”, anuncia o design Marcelo Figueirêdo, idealizador do evento que compõe a programação do Mobiliza SLZ. A iniciativa conjunta, que conecta design e marcenaria, é só um exemplo do que vai rolar durante os nove dias do Mobiliza, movimento que surge para transformar a cidade na Ilha da Criatividade.


Se as cores do movimento já se espalham pela capital maranhense, todos os sentidos de quem vive e de quem visita São Luís serão aguçados com iniciativas que vão desde festivais gastronômicos até a dramaturgia, passando pelas mais diversas representações artísticas, como a grafitagem, por exemplo. Isso porque o Mobiliza SLZ foi concebido como estratégia de articulação e mobilização de segmentos que têm a criatividade como base. “A ideia é mesmo a de gerar conexões, valorizar e incentivar empreendedores e negócios de base criativa, em especial, nesta fase de recuperação econômica, dando visibilidade e fortalecendo a identidade cultural e o orgulho de ser ludovicense. Claro, além de movimentar São Luís em pleno período de comemorações pelos 409 anos da nossa capital. Essa conexão é a semente de grandes e excelentes frutos para a economia ludovicense, além de ser um presente especial para a nossa capital”, destaca Danielle Abreu, coordenadora do Mobiliza SLZ.


Idealizador do movimento, o Sebrae Maranhão aposta na iniciativa como uma importante ferramenta nesta retomada da economia. “Com o Mobiliza SLZ, vamos ampliar o alcance e a percepção do público para a importância da indústria criativa, da cultura e do turismo enquanto setores com grande potencial para atração de investimentos, valorizando aquilo que temos de mais rico e diferenciado e o potencial da nossa gente, da nossa cidade”, analisa Mauro Borralho, diretor Técnico do Sebrae-MA.
Programação
A abertura oficial do Mobiliza ocorre neste sábado (04), a partir das 17h, na Praça Deodoro, Centro de São Luís. Ao todo, mais de 80 ações e eventos em diversos formatos serão realizados de forma independente pelos participantes do movimento, nos mais variados pontos da cidade. Além das iniciativas de criativos autônomos e empresas, o Mobiliza também vai contar com diversas ações do poder público, a exemplo das atividades realizadas pela Prefeitura de São Luís, inseridas na programação dos 409 anos da cidade.
A programação completa pode ser consultada no site www.mobilizaslz.com.br e também acompanhada nas redes sociais do movimento (@mobilizasaoluis). Entre os eventos, inclui festivais gastronômicos, de arte e música, lançamentos de livros, oficinas, encontros, feiras criativas, desfiles de modas, palestras, mostras de filmes, poesias e videoclipes, intervenções artísticas, lançamento de roteiros turísticos, dentre outros.
Parcerias que mobilizam


Desde as primeiras articulações, o Mobiliza SLZ já recebeu a adesão de importantes parceiros como a Prefeitura de São Luís e a Associação Comercial do Maranhão (ACM-MA). À medida que o projeto se desenvolveu e se concretizou, outras importantes organizações e empresas também se mobilizaram para tornar todo o planejamento real.
Tudo isso só será possível por causa dos compromissos firmados com a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), o Grupo Equatorial Energia e o São Luís Shopping, que são parceiros do movimento; além do Instituto Cultural Vale e da empresa maranhense Alvorada Motos, que são patrocinadores oficiais do Mobiliza SLZ.
Fazer parte do Mobiliza é declarar amor, orgulho e respeito pela cidade, agregar a marca a um movimento que desperta o valor da cultura, da memória histórica, da criatividade, do empreendedorismo, da consciência de que as ações coletivas mobilizam desenvolvimento e reinventam a história de um lugar e de um povo.
“O Sebrae acredita que movimentos dessa magnitude só impactam positivamente de forma relevante com parcerias comprometidas como essas que conseguimos agregar para o Mobiliza SLZ. Isso faz parte da nossa missão de conectar pelo empreendedorismo e estamos muito ansiosos já pelo legado que a iniciativa certamente vai deixar na cidade”, acredita o diretor superintendente do Sebrae, Albertino Leal.
Texto: Dalva Rêgo