Concebido de forma participativa como estratégia para impulsionar a cadeia turística no Polo São Luís, o projeto Turismo Criativo, idealizado pelo Sebrae, marca uma virada na atuação da instituição no Turismo que tem, agora, foco territorial, agregando às ações o viés da cultura, um diferencial do Maranhão com reconhecido potencial para os negócios desta importante cadeia.


Esse novo modelo de atuação diferencia a oferta turística no Polo São Luís e valoriza o produto cultural, agregando também estratégias para fortalecimento da gestão empreendedora nos dois setores.
Segundo a gestora do Turismo Criativo da Regional de São Luís, Renata Costa, essa nova perspectiva de ação abre espaço para uma divulgação mais ampla dos produtos culturais locais, além de proporcionar a reabilitação urbana dos destinos abrangidos pelo Polo São Luís e valorizar os atrativos neles localizados.
Além disso, ela ressalta como contribuição, a possibilidade de ampliar a competitividade dos destinos abrangidos no Polo, com foco em mais um segmento de negócios, e a oferta de roteiros mais dinâmicos e diferenciados, valorizando o turismo de experiência, os produtos da cultura e o potencial do entorno desses destinos. Conforme ela, o novo modelo vem “somar com toda a construção que já vinha sendo trabalhada pelo Sebrae nos últimos anos e com os resultados até então alcançados, diversificando as experiências e vivências para o visitante/turista nos destinos e valorizando o potencial dessas localidades integrantes do Polo”, avalia a gestora.
Diretrizes – Para chegar nesta etapa, um caminho de construção conjunta das diretrizes de atuação do Sebrae foi formulado com participação ampla do trade turístico, de parceiros institucionais e de empresários do turismo e da economia criativa.
O documento final, validado agora em 2021, durante o Seminário Turismo em Foco, contempla um conjunto de mais de 60 ações que já estão sendo executadas pelo Sebrae e parceiros institucionais.
As ações estão organizadas em quatro eixos: organização e fortalecimento da governança para o Turismo; desenvolvimento e gestão empresarial; desenvolvimento e inovação em produtos e serviços na cadeia turística e promoção para o mercado. No total, serão beneficiados mais de 200 empreendimentos em São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar.


Para o diretor Técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho, esta nova perspectiva de atuação no Polo São Luís contempla a possibilidade de agregar à oferta turística atrativos da nossa cultura e da economia criativa, que têm imenso potencial para alavancagem de negócios e para o mercado, por serem diferenciados e singulares. Além disso, a atuação territorial permite potencializar cada destino e trabalhar o desenvolvimento destes de forma sistêmica e integrada também com os demais polos de turismo do estado. “Esse novo modelo também favorece uma maior articulação de parcerias para fortalecer a gestão empreendedora dos negócios do turismo e da cultura, a governança e o protagonismo empresarial, unificando recursos e esforços de todos para desenvolver o turismo em toda a sua cadeia imensa de negócios”, ressalta o diretor.
Entre as estratégias propostas, Renata Costa destaca os avanços na organização e no fortalecimento da governança e o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, que já estão sendo utilizados no dia a dia. Como exemplos, ela cita a criação de um canal de conexão do trade chamado Conecta SLZ Metropolitana, que reúne hoje 165 empreendedores do turismo via aplicativo de mensagem para alinhamento e circulação de informações. E, também, as consultorias focadas na atuação em rede, transformação digital e para fortalecimento da gestão dos negócios do Turismo.
As ações contemplam os municípios do Polo São Luís (São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar). Em São Luís, com a estruturação de novos roteiros já avançando, no formato integrado com a cultura, as ações estão concentradas por hora no Centro Histórico e nos bairros da Camboa e Liberdade, a partir de um levantamento de potencialidades feito pelo Sebrae em 2020. Nos demais municípios, as ações devem se intensificar a partir de agora, com a retomada geral do turismo no pós-pandemia.
Renata Costa observa que as ações vão contemplar o Polo como um todo e os municípios com perfil turístico e também o entorno, A atuação será direcionada às necessidade de cada território, como por exemplo, o fortalecimento do Turismo Rural em Raposa e Paço do Lumiar, além do Turismo Náutico e Religioso em São José de Ribamar.
Na capital, estão engajados nesse esforço inicial de integração turismo x cultura, empreendimentos como Ile Ashe Ogum Sogbo, Ile Ashe Yemowa (Terreiro de Iemanjá), Ashe Oba Yzoo, Terreiro Nossa Senhora da Conceição, Terreiro de Mina Horto das Oliveiras, Terreiro de Mina São José, Produtora Novo Quilombo, Bumba-meu-boi de Leonardo, Instituto Iziane Castro, Bumba-meu-boi da Floresta (Mestre Apolônio), Bumba-meu-boi da Fé em Deus, Oca Maranhão, Tramando Teatro, Lizzi, Cozinha Ancestral e A Casa.


O empreendedor cultural e idealizador da Cozinha Ancestral, André Lobão, ressalta essa convergência turismo x cultura como algo bastante promissor e oportuno, “A maior vocação da nossa cidade é nosso patrimônio cultural, que implica em dinâmicas criativas que ocupam os mais diversos territórios de São Luís. São pessoas, processos, saberes e tecnologias que contam a nossa história e impactam na dinâmica econômica de forma muito peculiar. O Turismo Criativo pode e deve ser um grande ambiente de oportunidades para viver experiências inesquecíveis, gerar negócios e dinamismo econômico crescente”, avalia Lobão.


Já o secretário de Turismo de São Luís, Saulo Ribeiro, frisa que a experiência do visitante está hoje muito vinculada ao conceito de turismo criativo. “As pessoas quando procuram um local para viajar, buscam justamente uma experiência diferenciada que engrandeça e enriqueça aquele momento de viagem. Em decorrência, a Secretaria Municipal de Turismo tem apoiado fortemente o Sebrae nas ações do Turismo Criativo, que tem mapeado diversos locais e atrativos de economia criativa com potencial para oferecer uma imersão cultural e de lazer sob diversos aspectos, onde o turista vai compreender na íntegra essa articulação turismo x cultura e como que se dão esses processos criativos, agregando valor ao consumo do produto turístico”, analisa o secretário.
Texto: Laurene Leite
Nova rota para o turismo no Polo São Luís
Confira algumas das ações já empreendidas e em curso no Polo São Luís decorrentes das estratégias do Turismo Criativo.


- Validação das diretrizes estratégicas para o Turismo Criativo no Polo São Luís em 2021;
- Inventário turístico de São Luís e Paço do Lumiar;
- Formulação do Plano de Marketing e Promoção do Turismo de São Luís;
- Levantamento de produtos com tipologia representativa em nosso artesanato para compor Catálogo de Produtos Artesanais de São Luís;
- Consultoria para estruturação e fichamento técnico de produtos criativos do Centro Histórico, Camboa e Liberdade, com participação do trade;
- Elaboração de Catálogo do Turismo Criativo, em integração com o segmento da Economia Criativa;
- Participação do trade turístico nas ações do Mobiliza SLZ;
- Integração com outros polos de turismo do Estado;
- Apoio para elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos;
- Capacitações para a Transformação Digital, em Marketing Digital e Posicionamento de Mercado e Marketing Pessoal;
- Organização de Missão à Expo Abav 2021;
- Organização de Famtours para visitas, validação de roteiros e de equipamentos criativos e
- Fortalecimento da governança e articulação de parcerias