O turismo é uma das engrenagens mais importantes da economia e da cultura de um território. No Maranhão, onde belezas naturais e tradições populares se entrelaçam em experiências únicas, o papel da imprensa especializada torna-se ainda mais estratégico. De olho nesse cenário e disposta a marcar uma atuação mais ativa e estruturada, a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – seccional Maranhão (Abrajet-MA) iniciou 2025 com uma agenda firme de reestruturação e fortalecimento institucional.
Uma reunião estratégica realizada na noite desta quarta-feira (9), no Restaurante Feijão de Corda, em São Luís marcou o início dos trabalhos da entidade. Durante o encontro, os associados discutiram propostas para a consolidação institucional da seccional, com destaque para a contribuição estratégica que a entidade pretende oferecer à divulgação dos atrativos turísticos do Maranhão. A meta é estabelecer um jornalismo especializado que dialogue com os diversos segmentos da cadeia produtiva do setor, promovendo o estado dentro e fora de suas fronteiras.
“Estamos retomando os trabalhos com o compromisso de colocar a Abrajet-MA no papel que lhe cabe: o de fomentar, por meio da imprensa especializada, a valorização do turismo maranhense. Nosso foco é a construção de uma entidade atuante, que dialogue com o poder público, com a iniciativa privada e com os profissionais da área, fortalecendo a imagem do Maranhão como destino turístico de excelência”, destacou o presidente da entidade, o jornalista Gutemberg Bogéa.
Entre os temas debatidos, foi aprovada a fixação da contribuição semestral dos associados no valor de 10% do salário mínimo vigente. A reunião marcou ainda a criação de dois novos cargos: Diretoria de Relações Institucionais, ocupada pela jornalista Léa Zacheu, e o cargo de Correspondente Nacional, que terá como representante Juliana Vieira. Além da participação dos jornalistas da Abrajet-MA na 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada em Belém (PA), em novembro de 2025.
São Luís será sede do Encontro Nacional de Conselheiros da Abrajet em 2026
Alinhada a valores de responsabilidade social, a Abrajet-MA discutiu a criação de uma campanha voltada para públicos historicamente marginalizados, como mulheres, pessoas LGBTQIAPN+, negros, indígenas, crianças, adolescentes, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A entidade também buscará parceria com o Sindicato dos Jornalistas do Maranhão (SINDJOR-MA) para utilizar a sede do sindicato, localizada na Casa do Trabalhador, como ponto de encontro mensal dos associados até que uma sede própria seja conquistada. Outro ponto alto da reunião foi a definição de que o Encontro Nacional de Conselheiros da Abrajet será realizado em São Luís, na segunda quinzena de maio de 2026. A escolha da data leva em consideração a pré-temporada dos festejos juninos, o Festejo de Alcântara e o período de lagoas cheias nos Lençóis Maranhenses, com expectativa de receber cerca de 80 representantes de todo o país. A comissão organizadora do evento será definida eu reunião a ser agendada.


“Mais do que nunca, precisamos estar unidos. Este é um momento de reconstrução e de novas oportunidades para o jornalismo de turismo no Maranhão. A força da Abrajet-MA está justamente na diversidade e no engajamento de seus associados. Juntos, podemos construir uma entidade sólida, respeitada e presente nos grandes debates sobre o turismo local, nacional e internacional. É hora de somar esforços e mostrar o valor da informação qualificada na promoção dos nossos destinos”, afirmou o presidente Gutemberg Bogéa.
A próxima reunião da Abrajet-MA está prevista para o mês de maio, quando serão formalizadas as decisões e distribuídas as tarefas e responsabilidades entre os membros. A entidade segue focada em ampliar sua atuação e fortalecer o jornalismo de turismo no estado do Maranhão.
Texto: Samartony Martins