Na maior Feira de Turismo do Sul, em Gramado (RS), Estado aumenta conexões e consolida posicionamento, focalizando cultura, negócios e ambiente favorável ao empreendedorismo


Minas Gerais, de 6 a 9/11, terá participação na 37ª edição da Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, no Serra Park, no Rio Grande do Sul. O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Secult-MG), com um grande estande interativo, apresenta a diversidade cultural, a força empreendedora e o potencial econômico do turismo mineiro — hoje um dos motores mais dinâmicos da economia do Estado.
Reconhecido por conectar destinos do Brasil e do Mercosul, impulsionar investimentos e ampliar oportunidades para o setor privado, a presença reforça a atuação estratégica de Minas no principal evento de negócios turísticos da Região Sul.


Minas, na Festuris, evidencia dois importantes atrativos: o Carnaval, que consolidou o Estado como o terceiro destino mais procurado do País, em 2024, segundo a Booking. com; e a Estrada Real, maior rota turística do Brasil, que integra cultura, história, natureza e vocação empreendedora no turismo de experiência.
“Minas Gerais vive um novo ciclo no turismo, baseado na liberdade econômica, na eficiência pública e no protagonismo do setor produtivo. Nosso papel é garantir ambiente seguro e competitivo para quem empreende, gera emprego e movimenta nossa economia criativa. Estar na Festuris é apresentar ao Brasil e ao Mundo um Estado que une tradição e inovação, que valoriza sua identidade e que se abre para novos negócios e investimentos. Minas é um destino plural e preparado para seguir crescendo com liberdade e prosperidade.!” — destaca a secretária de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bárbara Botega.


O estande mineiro, durante os quatro dias de feira, receberá operadores, agentes de viagens, destinos e investidores. Conta, em sua recheada programação, com degustações da cozinha mineira — Patrimônio Cultural do Brasil —, apresentações culturais e ativações sensoriais. O foco é promover conexões estratégicas, gerar negócios e fortalecer o trade turístico com inovação e competitividade.
Minas se posiciona como um destino de experiências autênticas, baseado em hospitalidade, eficiência e parceria com o setor privado. A participação integra a política estadual de fortalecimento do turismo como vetor de desenvolvimento econômico e social, expansão de mercados e atração de investimentos.


O Governo de Minas, com presença estratégica na Festuris, reafirma sua política de valorização do Turismo como motor de desenvolvimento econômico e social. Neste contexto, a iniciativa reforça o compromisso de projetar o Estado em novos mercados, fortalecer parcerias institucionais e ampliar a visibilidade de destinos que unem cultura, história e inovação. A titular da pasta da Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bárbara Botega, ressaltou: “Mais do que participar de um dos maiores encontros do setor nas Américas, Minas Gerais se apresenta como um território de experiências autênticas, preparado para receber o Mundo com sua hospitalidade singular!”
Com mais esta investida no setor, além do forte apelo cultural e de lazer, o Estado se consolida como potência em turismo de negócios. Consoante a Pesquisa de Demanda Turística de 2022, com 22% dos visitantes viajando a Minas a trabalho. O Estado é o segundo destino mais procurado do País para negócios, com 13,22% do total nacional, de acordo com levantamento da Onfly. O desempenho reflete infraestrutura eficiente, conectividade aérea crescente, serviços qualificados e ambiente favorável ao empreendedorismo.
Edição: Redação JP Turismo













































































