Como o tempo passa rápido quando nos vemos envolvidos em uma atividade que nos dá prazer. Foi essa percepção que tive diante desse período o qual se consolidou o JPturismo, tendo à frente a luta árdua do publicitário Gutemberg Bogéa.
São 27 anos de grandes serviços prestados ao povo do Maranhão através da divulgação e difusão da cultura e das belezas da natureza do Estado. Assim que fui convidado a estabelecer como JPturismo uma parceria visando levar seus leitores a refletir sobre a nossa realidade socioeconômica e cultural, o que muito me honrou, aceitei de pronto, pois já conhecia a seriedade de sua proposta jornalística. Foram muitas viagens, as quais culminaram não apenas em reportagens e informações turísticas mas, sobretudo, em contribuições valiosíssimas sobre temáticas provocativas voltadas a discutir questões de cunho social, ambiental e do espaço urbano.
Esse é o grande diferencial do JPturismo de outros órgãos de comunicação que se propõem divulgar roteiros turísticos: a sua visão humanista. Aliás, em tempos atuais de propagação de ódio, de ressentimentos e frustrações, o JPturismo nos premia com as suas edições semanais com informações, leveza, alegria, romantismo, boemia e, às vezes, com certa dose de nostalgia, nos levando a um passeio através do tempo e da história.
Tudo isso faz de cada edição do JPturismo uma leitura obrigatória para quem deseja relaxar e se atualizar sobre a vida de São Luís e das demais cidades do estado. Toda essa efervescência cultural, principalmente na Ilha de São Luís, se agiganta nas cantorias e nas danças embaladas pelas noites de lua cheia, trazendo o som das águas do mar que serve de inspiração aos músicos, poetas, escritores, artistas, guias turísticos, pesquisadores, professores e demais nativos desta terra, onde cada evento merece o devido destaque por meio dos roteiros do JPturismo. Parabéns pelos 27 anos de sua relevante
existência e pela contribuição que tem dado ao nosso povo e a nossa cultura. Graças a essa sua sensibilidade em valorizar, mostrar e difundir com toda energia positiva os nossos traços e complexos culturais, é que o faz cada vez melhor.
*Alderico José Santos Almeida – O autor é Sociólogo, Professor e Cientista Político