São Luís a famosa Ilha dos Azulejos ostenta um patrimônio arquitetônico, histórico, e cultural que lhe conferiu rara honraria: patrimônio cultural da humanidade. Grande parte desse título se deve ao casario de feição colonial pombalina que adorna o Centro Histórico de São Luís.
No próximo dia 8 de setembro, oficialmente, a cidade completa 409 anos de existência. Na capital ainda existem motivos de polêmicas entre intelectuais, jornalistas, escritores e a opinião pública, a cidade se diz fundada pelos franceses, no entanto, os franceses só nos deixaram os alicerces de um forte sobre o qual os portugueses construíram outro, e que deu origem ao atual Palácio dos Leões, sede do governo estadual, sempre aberto à visitações, onde se pode apreciar algumas salas do magnífico imóvel, com exposição de quadros e gravuras, sobretudo da coleção de Arthur Azevedo.
Existem outros monumentos arquitetônicos de grande valor e que estão em bom estado, como é o caso da igreja da Sé e outras igrejas que também abrigam surpresas, como é o caso da igreja de Santo Antônio, de cujo púlpito o padre Antônio Vieira pregou seu famoso Sermão de Santo Antônio aos Peixes. Algumas praças oferecem uma bela visão da cidade, como a praça Gonçalves Dias, ou Largos dos Amores, que continua atraindo casais enamorados nos finais de tarde, que apreciam o belo pôr do sol sobre a baía de São Marcos.