Atividades turísticas voltam a crescer em junho, aponta IBGE
O setor do Turismo está voltando aos poucos a registrar dados positivos para o país. Isso porque em junho, o índice de atividades turísticas cresceu 19,8% quando comparado ao mês anterior, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número mostra um respiro do segmento, que registrou queda de 68,1% entre os meses de março e abril, início da pandemia. Os destaques vão para o setor aéreo que apresentou alta de 58,9% e os serviços de alojamento e alimentação, com crescimento de 17,3%.
O índice pode ser considerado uma resposta positiva das ações tomadas pelo governo federal para dar sobrevida ao setor. Desde o início da pandemia, o Ministério do Turismo trabalhou em ações para evitar o desmonte do setor, como a publicação da Medida Provisória nº 948/20 elaborada pelo MTur em conjunto com a Pasta da Justiça e Segurança Pública, que dispõe sobre cancelamentos e remarcações de serviços, reservas e eventos; a MP nº 936/20, que instituiu um programa emergencial de manutenção de emprego e renda e traz medidas trabalhistas que garantem postos de trabalho e renda a milhares de brasileiros; e a MP 963, que destinou R$ 5 bilhões para financiamentos via Fungetur.


O Diretor Regional do Senac no Maranhão, Ahirton Lopes, recebeu na segunda-feira, 17, em um almoço no Restaurante Escola do Senac, o prefeito do município de Pinheiro, Luciano Genésio, e a deputada estadual Thaiza Hortegal. Em setembro, o Centro de Educação Profissional do Senac em Pinheiro será inaugurado com uma ampla programação de cursos comerciais, que pretendem atender toda a região da Baixada Maranhense.