Aprovada MP 944 que facilita acesso ao crédito no Turismo

Créditos irão facilitar a recuperação das empresas no setor do  turismo

A Câmara dos Deputados aprovou, na última, quarta-feira (29.07), as novas regras para a Medida Provisória nº 944. A mudança na MP, que criou o Programa Emergencial de Suporte a Emprego (Pese) com crédito para o pagamento de salários por pequenas e médias empresas durante a pandemia, beneficiará diretamente empreendedores do Turismo (microempresas e empresas de pequeno porte) que solicitem recursos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur). Agora, eles poderão aderir ao Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) e ao Fundo de Garantia de Operações do Banco do Brasil (FGO) dando mais agilidade e segurança aos empréstimos solicitados.

Poderão ter acesso ao crédito empresas das seguintes áreas: acampamento turístico, agências de turismo, meios de hospedagem, parques temáticos, transportadora turística, casas de espetáculos e equipamentos de animação turística, centro de convenções, empreendimento de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva, empreendimento de entretenimento e lazer e parques aquáticos, locadora de veículos, organizadores de eventos, prestador de serviços de infraestrutura de apoio a eventos, prestador especializado em segmentos turísticos, além de restaurantes, cafeterias e bares.

A expectativa é que 80% do R$ 5 bilhões sejam destinados aos empreendimentos de micro, pequeno e médio porte. Os 20% restantes poderão ser acessados por empresas de grande porte. A solicitação do empréstimo poderá ser feita junto às instituições cadastradas.

Setur realiza capacitação nos Centros de Atendimento ao Turista

Capacitação e aperfeiçoamento da mão de obra de profissionais no setor – Foto: Divulgação

Garantir melhor qualidade nos serviços de atendimento aos turistas que visitam o Maranhão, a Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão – Setur, ministrou treinamento para guias de turismo e estagiários dos Centros de Atendimento ao Turista (CAT).

O curso de Atendimento Criativo para o Turista, ocorrido na última segunda-feira, 27, atendeu 25 profissionais dos CAT’s do Espigão da Ponta d’Areia; Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado; Terminal Rodoviário de São Luís; do município de Raposa e do Terminal do Cujupe.

O objetivo foi capacitar e aperfeiçoar os profissionais, bem como melhorar os serviços prestados como a correta abordagem e postura em relação ao turista e forma de repassar as informações sobre os principais polos turísticos do estado. A carga horária foi de 4 horas.

Foi realizado também treinamento dos profissionais que irão atuar em dois novos CATs de São José de Ribamar, projeto de parceria da Setur com a prefeitura da cidade balneária.

O secretário Estadual de Turismo, Catulé Júnior, destacou a iniciativa e disse que as qualificações desses profissionais melhoram as orientações dadas aos turistas, além de dar credibilidade aos serviços prestados.



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