A Via-Sacra 2023, no Bairro Anjo da Guarda, será encenada nesta sexta-feira, 7 de abril (sexta-feira santa), em seu segundo dia, depois da encenação da quinta-feira, 06/04 realizada ontem, dias consagrados desde sua origem, há 42 anos, dos quais não houve em 2020, 2021 e 2022, por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
O espetáculo Via-Sacra do Grita (Grupo Independente de Teatro Amador) foi concebido no ano de 1981, com o objetivo de traduzir o sentimento libertário da Paixão de Cristo para a população, pelo idealismo de jovens artistas, como Gigi Moreira, Cláudio Silva e Zezé Lisboa, contando, na trajetória, com outros alterosos, que nem o professor e ator Nathan Máximo. Para dar mais força ao sucesso, centenas de moradores do Anjo da Guarda e região colaboram com a execução da peça, entre atores, produção e equipe técnica. A montagem percorre cerca de 2 km de ruas do bairro, com atos encenados em várias localidades.
Foi informado que, em reunião de alinhamento em 14.3. (numa terça-feira), com representantes do Grita, o secretário de Estado da Cultura (Secma), Paulo Victor, sinalizou apoio do Governo do Maranhão para a retomada do espetáculo: “A Via-Sacra é um momento de muita gratidão e a Secma estará presente apoiando essa manifestação popular. A religiosidade faz parte das tradições maranhenses e estaremos sempre garantindo que o povo do Maranhão possa ter acesso à nossa riqueza cultural”!— realçou Paulo Victor durante a reunião, realizada na sede da Secma, no Palácio Henrique de La Rocque.
“A voz e o corpo da comunidade”. — Vale a pena repetir que a dramatização da via-crúcis, que retrata os últimos momentos de Jesus na Terra, é interpretada por elenco formado por atores da própria comunidade e que todos os anos atrai milhares de pessoas. No dia 10 de março, o Grupo Grita realizou o lançamento do Projeto Via-Sacra 2023, no Teatro Itapicuraíba, um dos palcos da encenação. Com prévia de cena do espetáculo e a apresentação dos diretores cênicos do projeto, a comunidade comemorou o retorno da peça, que neste ano terá como tema “A voz e o corpo da comunidade”.
Apoio da Prefeitura de São Luís — Nas redes sociais, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, postou: “A Via Sacra vai ser encenada dias 6 e 7 de abril pelas ruas do Anjo da Guarda. Convite feito. Anote aí! A Via Sacra tá de volta! Estive no A njo da Guarda agora à noite, acompanhando o ensaio da Via-Sacra organizado pelo Grupo Grita. Um espetáculo lindo, muito emocionante, feito pela comunidade e que contará com o apoio da Prefeitura de São Luís! “
Um Terço de Memória — Na Via-Sacra de 2018, quando o Anjo da Guarda completaria 50 anos de criação, por lembrança de Gigi Moreira, Cláudio Silva e Zezé Lisboa, foi escolhido para tema o meu 12.º livro, Um Terço de Memória, Entre Anjo da Guarda e Capela de Onça, e os Heróis do Boi de Ouro, contando desde o incêndio do Goiabal, na vizinhança da Madre de Deus, a 14 de outubro de 1968, com que foram removidas dezenas de famílias que constituiriam o primeiro núcleo do que seria o bairro mais populosos da área Itaqui-Bacanga.
Da poeira ao palco — Participei, entre os espectadores, da 1.ª Via-Sacra, em 1981, quando assisti aos amigos que vieram da Madre de Deus, como Pedro Cego (Pedro Batista dos Santos) e Marechal (José Marinho Garcez), , representarem os soldados romanos que chicotearam Jesus Cristo, Areu (o radialista Ribamar Furtado), na estreia, que, na sexta-feira Santa o polivalente Gigi Moreira fez o Nazareno. Já um nome no Jornalismo maranhense, quando a Via-Sacra era ameaçada de não acontecer por que os órgãos oficiais da Cultura pareciam não demonstrar interesse pela Alma do Povo (Cultura), com matérias contundentes forçei as autoridades competentes subsidiarem a promoção importante. Com outros fundadores do Bairro Anjo da Guarda, dentre os que não continuam morando nele, inclusive, deverei de novo prestigiar, na tarde/noite de hoje, a Paixão de Cristo do nosso Povo!
A importância do evento
A história de amor encenada tem como palco as ruas e praças do bairro e sempre teve grande apoio da comunidade, que participa não somente nos dias do evento, mas, também, nos preparativos e bastidores já que a colaboração começa meses antes.
O espetáculo muda a dinâmica do bairro, aproxima os moradores que iniciam preparativos de cenário, ensaios e reuniões, e colaboram consideravelmente para o aumento do faturamento do comercio na região.
Como foram dois anos seguidos sem o evento, havia dúvidas e cobranças de moradores esperançosos para sua realização. Mas com a confirmação do terceiro ano consecutivo sem o show as pessoas “entenderam que a não realização era por um motivo de força maior” afirmou Wharles.
Segundo Wharles, o grupo GRITA já está articulando novidades dentro de textos, personagens, entre outros, e “essa nova formulação do projeto é um jeito de compensar o público” que sente falta e atrair novos telespectadores para Via Sacra.
Uma coisa é certa a saudade do show de semana santa é enorme, e a expectativa é que haja o espetáculo no próximo ano, podemos esperar novidades jamais vista nesses 40 anos de apresentações.
Texto: Herbert de Jesus Santos