A temporada de inverno já começou em Monte Verde (MG), mais de um mês antes do início da estação, que começa em 21 de junho no Brasil. Gelado desde as primeiras horas da última madrugada, o distrito de Camanducaia amanheceu, nesta sexta-feira (12) de outono, com o recorde de frio no ano, ao registrar 4ºC, menos do que os 5,8ºC apontados pelos termômetros no último dia 25 de abril. Essa condição climática, com temperatura mínima mais baixa do que a prevista pelos principais institutos meteorológicos, ocorre antes de o local começar a receber os turistas para o fim de semana do Dia das Mães, que será celebrado no domingo (14).
No início desta semana, o Weather Channel indicava uma previsão de mínima de 8ºC para esta sexta-feira, mas a passagem de uma forte frente fria de origem polar fez as temperaturas despencarem de 20,7ºC, no início da tarde de quinta-feira, para 10ºC já no começo da noite.
Os 4ºC foram registrados pelas estações meteorológicas de Monte Verde e por Nelson Pacheco, conhecido como “Homem do Tempo” no distrito e que faz medições climáticas há 23 anos no tradicional destino mineiro, localizado a mais de 1,6 mil metros de altitude na Serra da Mantiqueira e a apenas 165 km de São Paulo. O especialista também aponta que o frio deverá aumentar no fim de semana e diz esperar pela chegada de um inverno rigoroso.