Imagina pernoitar num lindo e acolhedor abrigo ao pé da serra, em Taquaruçu, a 5 km do centro do distrito, com vista para a mata densa, enormes paredões, jardins coloridos, e ainda poder contar com um atendimento personalizado aliado às novas tecnologias de gestão?


A Pousada Recanto Oriental reabriu recentemente suas portas, após pausa de um ano. À frente da nova gestão, o consultor e gestor em turismo, especialista em roteiros de experiência, Marcos Luz, explica que o empreendimento retorna com a proposta de trazer todas as ferramentas tecnológicas, que incluem sistemas de reservas, check-in, check-out, camareira eletrônica, gestão de eventos, com o objetivo de melhorar a gestão e o atendimento direto ao hóspede.
Ele observa que as empresas de tecnologias atualmente fazem uma diferença imensa na gestão. “A bola da vez é a automação, ou seja, cada vez se necessita menos da intervenção humana: um chatbot faz a diferença, porque cruza informações com a inteligência artificial”, ressalta.
Febtur


O projeto, que envolve a aplicação do modelo de gestão de pequenas hospedagens desenvolvido pela empresa Tekoá Brasil, foi apresentado durante jantar de confraternização de fim de ano dos jornalistas e convidados da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo no Tocantins e Centro-Oeste (Febtur/TO), evento que marcou oficialmente a reabertura da Pousada Recanto Oriental.
Marcos Luz falou das suas propostas à frente do empreendimento, onde propõe fazer jus aos mais de 20 anos de experiência como consultor para outras empresas. “O desafio é tornar a Pousada Recanto Oriental um case de gestão de negócios de turismo na região de Palmas”, disse, ao lembrar que uma consultoria do Sebrae Goiás, onde está a base da empresa Tekoá Brasil, sugeriu a ele o desafio.
O empreendedor explanou sobre algumas frentes de trabalho determinantes. Uma delas será colocar a pousada no mundo das tecnologias, segundo ele, “para poder dedicar mais tempo e maior atenção ao turista”, disse confiante. Reforçou que este é o grande objetivo e completou: “quanto mais rápido as empresas conseguirem adaptar-se ao universo das tecnologias, mais tempo sobrará para nós, humanos, cuidarmos do hóspede”, ressaltou.


Outra proposta importante, se refere à gestão de pessoas e de atendimento. Segundo Marcos Luz, o foco estará nas demandas atuais do mercado de hospedagem, que são a utilização de tecnologias no atendimento ao cliente. Isso significa oferecer ao hóspede maior qualidade nas respostas às suas demandas.
Para o empresário, a pousada é um negócio que exige muito. “É preciso gostar de gente, mostrar sorriso a qualquer hora do dia ou da noite, estar disposto a contornar uma série de ânimos possíveis do hóspede, que precisa de acolhimento.”
Conforme ele, “isso é o que determina a hospitalidade e essa é a postura que esperamos da equipe”. Por outro lado, Marcos Luz acredita que o comprometimento, na sua própria condição de gestor e capacitações contínuas dos colaboradores irão proporcionar o devido equilíbrio.
Para a presidente da Febtur-TO, a jornalista Seleucia Fontes, a reabertura da Pousada representa incremento no mercado de hospedagem na região de Taquaruçu, que vem revelando nos últimos tempos alta considerável na demanda. Além disso, esta nova proposta é um importante atrativo no mercado de profissionais do turismo, que incentiva a vocação da região na gastronomia e prestação dos diversos serviços no setor. Uma responsabilidade que interessa aos jornalistas da Febtur levar à sociedade.
Oriente ao pé da Serra
A Pousada Recanto Oriental brinda ao hóspede a gratificante experiência de visitar um pedacinho da cultura oriental mesclada às referências socioculturais do Brasil Central. Surpreende o visitante com um enxoval renovado, de altíssima qualidade e referências da arquitetura nipônica, especialmente em seu restaurante.


Tudo isso, entrega ao turista mais que diversão e lazer durante sua estada, representa um agradável passeio por uma galeria de cultura diferente. Os dormitórios levam nomes de cidades do Japão grafados nas portas com traços orientais. Lendas e crenças são contadas por todos os ambientes nas diversas linguagens visuais, permitindo-nos revisitar a história migratória no Brasil e seus significados profundos na diversidade e costumes.
Marcos Luz relata que os fundadores e proprietários do imóvel, o casal Kazuhiro Matubara e Ivonete Vieira o inspiram a preservar os signos da herança migratória brasileira, presentes em cada canto da pousada. Os conhecimentos históricos adquiridos e/ou apreciados representam, certamente, imensurável valor a agregar à vivencia do visitante, juntamente com as referências do Cerrado brasileiro, que marca a culinária local e a localização da pousada, na zona rural de Taquaruçu, distrito turístico distante apenas 30 km do centro da Capital tocantinense.
Taquaruçu


Taquaruçu nasceu como distrito de Porto Nacional. Havia conquistado sua autonomia como Taquarussu do Porto quando a Constituição de 1988 trouxe o desmembramento do Estado do Tocantins do antigo norte goiano.
Com a criação do município de Palmas, Taquarussu foi anexada à mais jovem capital brasileira – hoje com 34 anos – e teve a grafia de seu nome alterada para Taquaruçu.
Hoje, Taquaruçu reúne uma população em torno de 5 mil habitantes. Em meio às serras que cercam o distrito há 82 atrativos naturais catalogados, entre cachoeiras, paredões – inclusive com pinturas rupestres -, grutas, córregos e mirantes que permitem a prática de atividades como rapel, tirolesa e trilhas.


Saiba mais
Serviços: Hospedagem com café da manhã; auditório e outros ambientes para eventos; coffe break; restaurante sob encomenda; Day Use
Endereço: Loteamento Santa Fé, lote 40-C, S/N, Distrito de Taquaruçu, Palmas/TO
Contatos: (63) 99212 8409 – e-mail: reservas.recantooriental@gmail.com
Texto: Zuleide D´Angelo