Uma agenda de visitas técnicas, organizada pelo Sebrae do Maranhão, com apoio do Sebrae Paraná, marcou o encerramento da missão maranhense à Feira Internacional de Destinos Turísticos Inteligentes – FIDI 2024, promovida pelo Instituto Ciudades del Futuro – ICF e parceiros, em Curitiba-PR (de 17 a 19/03).


Em um dia movimentado, o grupo participou de uma imersão, visitando equipamentos e atrativos, cuja gestão articula-se ao turismo e contribuem para fazer da capital paranaense uma cidade reconhecida pela beleza, atrativos, mas, sobretudo, pela gestão inovadora e integrada do Turismo.
As visitas começaram pela Fazenda Urbana, no bairro Cajuru, um centro de produção de orgânicos, gerador de boas práticas agrícolas sustentáveis, com potencial de replicação em outras localidades. Na ocasião, soluções de compostagem e adubação, a concepção técnica do local, o manejo de orgânicos, dos sistemas de drenagem e de abelhas nativas, além do aproveitamento na cozinha, foram apresentados aos visitantes.
“Sinto-me emocionado e comovido! Além do aprendizado, a missão permitiu revisitar práticas que vivenciei na infância, no interior do Maranhão, com preceitos de alimentação saudável, fruto de mãos que fazem a sustentabilidade na prática”, ressaltou o jornalista Reginaldo Rodrigues.


O segundo local visitado foi o Mercado Municipal, um centro de comercialização de produtos, com destaque para os orgânicos. No local, o grupo conheceu empórios de produtos regionais, o ambiente de alimentação e conversou com empreendedores ali instalados – Rose Bezecry , da Cativa Natureza, do ramo de cosméticos naturais, orgânicos, veganos e óleos essenciais e vegetais; e Antonio Rapetti, do Natural Market, empório de produtos orgânicos funcionais, bebidas vegetais, castanhas, frutas secas e mercearia em geral.
A visita seguinte foi ao Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, para conhecer projetos de acessibilidade, como o Guia de Acessibilidade Turística, ações de autodescrição e uso de libras em eventos, e o projeto Curitiba na Palma da Mão, que atende cegos e pessoas com baixa visão, que podem conhecer ou revisitar ícones da cidade, tateando miniaturas tridimensionais fabricadas em um hub de inovação local (Fab Lab) ou ouvindo a autodescrição, ao acionar um QR Code fixado em cada peça. Esse recurso está disponível em vários atrativos de Curitiba.
Lá, o grupo foi recebido pela diretora Denise Moraes, que lembrou que as cidades precisam ser inteligentes sobretudo para as pessoas. “O turismo tem que ser feito com pessoas, por pessoas e para pessoas; uma cidade inteligente, precisa ser acessível e inclusiva, antes de tudo para seus habitantes”, disse ela.


Em seguida, veio a visita guiada ao Jardim Botânico, uma área de 278.000 m², implantada em 1991. Com acesso gratuito, o local abriga exemplares da fauna, flora e biodiversidade da Mata Atlântica. Tem forte apelo turístico, mas é, na verdade, uma unidade de conservação ambiental dedicada à proteção de um trecho de Mata Atlântica nativa, que ocupa mais de 40% de sua extensão. O local conta com regras e equipamentos de acessibilidade para pessoas com deficiência.
Na ocasião, o grupo fez um circuito que incluiu Estufa, Jardim Francês e das Sensações, entre outros, além de ambientes de contemplação como lagos, fontes e mirantes. Visitou também o Café Escola do Senac, que funciona no local, para conhecer o modelo de gestão, em apresentação feita pelo assistente de gerente, Erick Gushi.
A conclusão das visitas foi o Bar do Alemão, no calçadão do Largo da Ordem, Centro Histórico. O local oferece desde 1979 autêntica imersão nas típicas tabernas e cultura germânica. Prestes a completar 45 anos, o bar é uma referência. “Uma verdadeira instituição curitibana”, como destacou o gerente Jorge Tonatto. Ele enfatizou o modelo de gestão que inclui: cardápio farto com iguarias alemãs (linguiças, chucrutes e doces, entre outros) e bebidas típicas como o tradicional Chope Submarino, aliados da ambientação com ícones e cores da Alemanha, com atendimento ágil e prestativo.
Nesta etapa, os maranhenses conheceram a atuação da Rede Empresarial do Centro Histórico de Curitiba, com participações de Jorge Tonatto (secretário da Rede); de Maria Bonamigo (presidente da Rede e criadora do Restaurante Jeito Mineiro), além de Karla Sotto Maior (vice-presidente e dona do Hotel Blumenau). Também ouviram sobre boas práticas, projetos e experiências do Convention & Visitors Bureau de Curitiba, compartilhadas pela diretora Executiva, Cristiane Santos.
Para Alysson Soares, representante do Sehama (Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do MA), o momento foi rico, “com boas ideias e práticas que podem ser replicadas em São Luís”. Ele ressaltou a articulação entre a Rede e o poder público. “Precisamos avançar nessa integração, porque o Turismo só vai se desenvolver, com todos caminhando para um mesmo objetivo”, argumentou ele.
Já Walternor Silva, presidente da Associação de Bares e Restaurantes da Avenida Litorânea – Aslit) e Pedro Robson Holanda, vice-presidente do Comtur SLZ e diretor da Fiema, compartilharam experiências da oferta de cervejas diferenciadas, a partir dos grandes fornecedores nacionais, para ocasiões especiais, avaliando positivamente a visita.
“Um momento de grande aprendizado e troca de experiências que vivenciamos, com informações úteis para todos sobre as cidades inteligentes e a gestão do Turismo nessas localidades”, disse Pedro Robson. “Saímos da missão renovados, com grandes ideias e desafios para fazer um Turismo de excelência em São Luís”, acrescentou Walternor.
“A FIDI deixa importante saldo de conhecimentos sobre a metodologia e avanços do programa DTI”, frisou o presidente da Instância de Governança do Pólo São Luís, Biné Amado, também secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Paço do Lumiar. “Acompanhei a apresentação do Programa Paraná Mais Turismo (do governo local) e do Projeto Turismo Futuro Brasil (parceria entre o Sebrae e o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, que beneficia 12 cidades das cinco regiões do país, com apoio técnico para a transformação em Destino Turístico Inteligente – DTI). E do Ministério do Turismo sobre a importância das IGR’s na articulação da boa governança. Captei boas ideias que vou levar para o Paço, com certeza”, celebrou o presidente.
Também avaliaram o momento como uma etapa importante, Gabriela Vasconcelos (do Senac e Comtur São Luís), Max de Medeiros (Fecomércio), Sandra Rodrigues (Abav/MA) e Marcos Figueirôa (Lençóis Flat, de Barreirinhas). Para eles, a FIDI evidenciou os desafios de uma cidade mais inteligente e da gestão eficaz do Turismo. “Momento muito rico e produtivo, de compartilhamento e trocas”, explicou Gabriela. “Colhemos insights importantes e saímos da FIDI com a cabeça em ebulição, levando para o nosso estado essa riqueza de experiências e aprendizado”, disse Marcos. “Um momento de reflexão para as entidades e instituições de como se processa a governança de um destino inteligente, de fato, e sobre os desafios que temos pela frente”, apontaram Max e Sandra Rodrigues.
Avaliando a missão, a coordenadora de Turismo e Cultura do Sebrae Maranhão, Flávia Nadler, pontuou: – “Curitiba, cidade inteligente, uma referência! Vivenciamos várias dimensões da inovação, da tecnologia e da sustentabilidade na missão. E o que se colhe, a partir daí, são empresários, lideranças, entidades coletivas que integram a governança de São Luís, mais inspiradas e engajadas para que possamos fortalecer esse movimento de transformação de São Luís em destino turístico inteligente”, disse ela. “Um momento inspirador, provocativo nesse processo em que nossa capital, fruto do esforço da gestão pública e de muitos, vivencia seu próprio processo de transformação em DTI; realmente, muito oportuna a missão e o apoio do Sebrae”, completou o secretário da Setur, Saulo Ribeiro.


Sobre a Missão
A Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI) aconteceu em Curitiba, reuniu representantes de cidades do Brasil e América Latina e instituições como o Sebrae, CNI, CNC e Ministério do Turismo (MTur), além de estados e municípios integrantes de programas locais ou bilaterais de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI).
O Maranhão participou com missão técnica organizada pelo Sebrae, reunindo a ABIH/MA, Abav/MA, Fiema, Sehama, ASLIT, Senac e Fecomércio; do COMTUR São Luís, Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio – MA e Instância de Governança do Polo São Luís – IGR. E, ainda, a Setur/MA. Também presentes, os secretários de Turismo de São Luís, Saulo Ribeiro; Paço do Lumiar, Biné Amado e Barreirinhas, Mari Lençóis. E, ainda, empresários, consultores, técnicos do Sebrae e das secretarias locais (Emmanuelle Borralho, São José de Ribamar; e Leopoldo Dickel, Setur Maranhão), além de jornalistas (Portal e blog Cazumbá).
A FIDI 2025 terá como palco o município de Bonito, em Mato Grosso do Sul.
Texto: Laurene Leite