O Sebrae no Maranhão está trabalhando na participação do estado em uma das principais feiras de turismo do pais: 16° Feira Nacional de Turismo Rural (Ruraltur), marcado para acontecer entre 1° e 4 de setembro. Para a esta edição, a novidade é que, por conta da pandemia do coronavírus, o evento será totalmente virtual, com os expositores apresentando seus produtos e serviços por meio de ferramentas digitais.
O Maranhão irá participar com empreendedores das cadeias produtivas do Turismo, Agronegócio e Economia Criativa e atrações culturais representativas do estado. Hoje, 11 Micro e Pequenas Empresas (MPE) dos segmentos de bebidas, artesanato, mel e turismo já toparam o desafio de levar produtos e serviços maranhenses para a 16° Ruraltur.


“O Ruraltur é uma grande oportunidade de exibir produtos e serviços dos pequenos empreendimentos ligados a três cadeias produtivas que conversam muito entre si. Como temos três territórios com características que permitem o fomento do turismo rural, a Rota das Emoções, a Chapada das Mesas e Floresta dos Guarás e não poderíamos deixar de aproveitar esse evento para mostrar todo o potencial dos destinos maranhenses e produtos como cachaça, artesanato em fibra e fio e mel, além de fomentar a retomada dos negócios em turismo com este novo cenário. Os resultados que esperamos são obter novos circuitos, roteiros ou produtos turísticos, e aumentar o faturamento das empresas que atuam no mercado”, afirmou o coordenador estadual de Turismo e Cultura do Sebrae no Maranhão, Luís Walter Muniz.


Conceito
O objetivo do 16° Ruraltur é Fomentar o turismo rural envolvendo elos da cadeia produtiva do Turismo, Agronegócios e da Economia Criativa, com programação voltada para o desenvolvimento do turismo rural no país e trazendo grandes oportunidades para o mercado. O evento está sendo organizado pelo Sebrae na Paraíba.
Realizada desde o ano de 2005, a RuralTur é um evento disruptivo, que faz despertar os investidores urbanos para também investir no meio rural, respeitando a ruralidade, que é a essência desse segmento do turismo. A edição deste ano será realizada entre os dias 1 e 4 de setembro, com o tema “A Inteligência do Turismo Rural”.
“Enxergamos o momento de crise em 2020 como oportuno para que os empresários de micro e pequenos negócios embarquem na experiência do mundo digital. Certamente será um caminho sem volta, diante da visibilidade, troca de experiências, capacitações e geração de conhecimentos”, observou a coordenadora a gestora de turismo e economia criativa do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, que está a frente da organização do 16° Ruraltur.
Entre os destaques da programação desta edição do Ruraltur, estão previstas palestras, visitas técnicas virtuais, rodadas de negócios, conferências internacionais e apresentações culturais, distribuídos nos quatro dias do evento.
A última edição aconteceu em novembro de 2019, ainda no formato presencial, em Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo. Considerada uma das maiores feiras de turismo do país, a edição capixaba foi a primeira vez que a Ruraltur será realizada fora da região Nordeste. “O Maranhão esteve presente e bons resultados foram colhidos”, finalizou Muniz.
Texto: Ernesto Batista