Com uma atuação focada em territórios e articulada com o segmento da economia criativa, o Sebrae termina o ano de 2021 com resultados expressivos nas ações de Turismo Criativo, gerando impactos muito positivos em toda a cadeia turística no Polo São Luís.


Trata-se de um conjunto de ações lideradas pela própria instituição ou realizadas com o apoio de uma ampla rede de parceiros, cujo trabalho tem sido fundamental para fortalecer o turismo, especialmente no ambiente de retomada pós-pandemia.
Em 2021, dentre as iniciativas realizadas destacam-se ações de acesso ao mercado, geração de negócios, promoção de destinos, identificação e elaboração de novos roteiros e qualificação de atrativos e da oferta turística, elaboração de Inventários Turísticos, apoio aos empreendimentos do setor para uma gestão eficiente e para elaboração de seus planos de gestão de resíduos, fortalecimento do associativismo, da cooperação e da presença digital e, muito fortemente, a capacitação do empreendedor do turismo para esse momento de retomada dos negócios.
No total, foram mais de 50 ações, beneficiando empreendedores de São Luís, São José de Ribamar. Paço do Lumiar e Raposa, com reflexos positivos na integração aos demais polos turísticos do estado (Chapada das Mesas, Floresta dos Guarás e a Rota das Emoções). As ações também contribuíram fortemente para a consolidação de parcerias com instituições como as secretarias de Turismo dos municípios integrantes do polo, órgãos públicos e de fomento e organizações da iniciativa privada, dentre outros.
Entre os destaques da atuação do Sebrae, a gestora das ações de Turismo no Polo São Luís, Renata Costa, ressalta a articulação com as prefeituras e secretarias de Turismo dos municípios, as ações de acesso ao mercado e de promoção comercial, a interação do Turismo com ações de Economia Criativa, a criação do Canal Conecta Metropolitana, o apoio para a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para a cadeia turística, um trabalho inicial de diagnóstico do mercado do artesanato. Também em destaque, a realização, através do Programa Cidade Empreendedora, de Inventários Turísticos de Paço do Lumiar e de São Luís, este último em curso, além da capacitação do trade. Essas ações, segundo ela, deverão contribuir ainda para fortalecer o potencial do polo para o turismo, fortalecendo alternativas como o turismo de experiência, turismo rural, de base comunitária, turismo náutico, esportivo, religioso e cultural.


Conectando o trade – Um dos resultados mais expressivos do ano, o Canal Conecta Metropolitana reúne o ecossistema local da cadeia do Turismo na Região Metropolitana de São Luís. No total são 175 empresas e parceiros conectados por meio de um grupo de aplicativo de mensagens. Essa interação e o compartilhamento permanente de informações gerou resultados como a proposição de dois novos roteiros em Paço do Lumiar, além de negociações efetivas e parcerias comerciais entre empresários dos quatro municípios. Também se destacam as soluções colaborativas para demandas como a oferta de transfer para o deslocamento de praticantes Kitesurf aos finais de semana para os municípios de Raposa e São José de Ribamar e a adesão de agências de viagens de São Luís aos passeios de buggy e catamarã em São José de Ribamar.
O Sebrae também foi fundamental para assegurar a um expressivo contingente da cadeia turística em São Luís uma solução para a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. O plano é uma exigência legal decorrente de lei municipal e da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Em articulação com a ASLIT (Associação de Bares da Litorânea), SEHAMA (Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes), ABIH/MA (Hotéis), SINDMETAL (Sindicato de Oficinas Mecânicas) e SINDPÃES (Sindicato dos Panificadores) foi realizada uma etapa inicial de sensibilização para a importância de cumprimento desse requisito legal. E o caminho veio por meio da solução Sebraetec, ofertada pelo Sebrae para a resolução de demandas empresariais de forma subsidiada, em áreas como tecnologia e inovação.
Com a solução, 122 empresas tiveram suas propostas habilitadas para elaboração do plano com parte do investimento subsidiado pelo Sebrae. Já foram entregues os Planos para 81 delas, nos segmentos de bares, restaurantes, hotéis, motéis, panificadoras, escolas, numa parceria que envolve a ASLIT, o Sehama e a ABIH/MA.
Também se destacam as articulações lideradas pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur), que tem o diretor Técnico do Sebrae, Mauro Borralho, na presidência e cuja atuação tem sido fundamental no sentido de articular as políticas públicas para o turismo com as reais necessidades do setor, especialmente neste momento de pandemia.


As ações do Comtur, segundo o presidente Mauro Borralho, tem como objetivo articular iniciativas visando ao desenvolvimento e fortalecimento da governança do trade turístico para uma atuação em rede, gerando proposições e soluções em áreas como infraestrutura, captação de eventos, promoção e divulgação do destino, governança e legislação. “Mais importante do que as ações e propostas que estamos encaminhando, a atuação do Comtur assegura uma visão de crescimento do turismo construída coletivamente e centrada nas necessidades e perspectivas reais do segmento no que tange ao seu próprio desenvolvimento. De forma pioneira o Sebrae participa da gestão do Comtur e tem buscado essa atuação integradora, propositiva e resolutiva, em uma rede institucional e de representações empresariais unida pela cooperação e pelo desejo de gerar soluções efetivas para o crescimento do turismo em nosso estado”, afirma o presidente.
E, além destas, por meio do Programa Cidade Empreendedora, os municípios de Paço do Lumiar e São Luís passam a contar com seus Inventários Turísticos, um levantamento completo de dados que vai ajudar essas localidades nas ações de fortalecimento do turismo. O Inventário de Paço do Lumiar já foi entregue à prefeitura local e o de São Luís está em fase final de elaboração. Além destes, São José de Ribamar já tem um Inventário, também viabilizado pelo Sebrae em 2019. E o próximo município que deverá contar com esta ação poderá ser Alcântara.


Como ações de mercado, destaque para a participação maranhense na 49ª Abav Expo & Collab, em Fortaleza (CE), em parceria com a Abav/MA, com uma caravana de 88 pessoas no evento que marcou a retomada do turismo e gerou, por participante, uma média de cinco contatos comerciais que devem resultar em negócios nos próximos 12 meses. E a mais recente, a participação do Maranhão na Feira Nacional de Artesanato (Fenearte) em Olinda (PE), em ação articulada com a Secretaria de Estado do Turismo e o Ceprama, com participação de artesãos e associações de artesanato de São Luís e Imperatriz, geradora de um volume de venda de mais de 2.200 peças, no valor aproximado de R$ 88 mil e a perspectiva de negócios futuros.
Capacitação – Necessidades do trade turístico local com relação à preparação para a retomada dos negócios foram atendidas por meio de uma parceria que se estendeu por todo o ano de 2021, unindo a Prefeitura de São Luís, por meio da Setur, e o Sebrae. Por meio da iniciativa, vários públicos ligados ao turismo receberam capacitações, através de palestras e oficinas presenciais ou online.
Entre essas ações, destacam-se palestras sobre Atendimento ao Cliente e Marketing Pessoal para colaboradores da Setur São Luís; oficina sobre Mídias Digitais e palestras sobre Relações Interpessoais e Desenvolvimento de Equipe e sobre Liderança e Gestão de Equipe, voltadas para empresários dos segmentos de hotéis, agências, guias de turismo, bares, restaurantes, além da Oficina de Precificação para Artesãos.
Somados, esses eventos proporcionaram capacitação para mais 250 pessoas, contribuindo para qualificar e capacitar o trade turístico e colaboradores de parceiros como a Setur, auxiliando no desenvolvimento dos recursos humanos que pensam, geram e executam as atividades turísticas em São Luís.
Para o gerente da Regional de São Luís, economista Mauro Formiga, esse conjunto de ações tem grande relevância no sentido de fortalecer uma das principais vocações desses municípios, que é o turismo, cadeia que detém imenso potencial de crescimento.


“A atuação do Sebrae realmente tem feito a diferença na cadeia do turismo, com um conjunto de ações focadas na realidade e necessidades de cada território, executadas em uma visão integrada e com participação de um imenso leque de parceiros. Temos buscado focar essas necessidades específicas do trade, especialmente neste momento de pandemia, produzindo resultados concretos, como o fortalecimento da presença digital, na gestão empreendedora dos negócios do turismo, na elaboração de planos de gestão de resíduos, na capacitação do trade, na produção de inventários turísticos para subsidiar as ações em cada localidade, na articulação com a cultura e economia criativa e no fortalecimento de parcerias que vão nos permitir ampliar esses bons resultados e projetar ações ainda mais relevantes em 2022”, frisou o gerente.
Outras ações que fazem a diferença
Seminário Turismo em Foco, com 82 participantes, reunindo como parceiros a Setur SLZ e ÍTALO MENDES, Superintendente da Associação dos Municípios da Área Mineira da SUDENE e Presidente do Montes Claros e Região Convention & Visitors Bureau (MG).
Famtour Turismo Criativo (Creative Tours), durante o Mobiliza SLZ, com consultoria e elaboração de Fichas Técnicas e catálogo dos produtos criativos do Centro Histórico, bairros da Camboa e Liberdade, com participação de 24 empresas do setor.
Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos 2021, online, com 05 participantes (Via Mundo, Interart Produções, Inspirar Inovação e Comunicação, Skina da Arte e PA Sonorizações), gerando negócios e oportunidades.
BNT Mercosul 2021, com 07 participantes da Cooperativa G7 (Taguatur, Gekos, Caravelas Turismo, Marencanto, Inovar, MDM Turismo e Babaçu Turismo).
Missão Empresarial Barra do Corda, de integração com o destino São Luís, reunindo representantes institucionais e do trade dos dois municípios.


Festuris 2021, com apoio a parceiros da ABAV/MA e ASLIT na participação no estande da Setur/MA e Setur/SLZ, com Lançamento de material promocional do Maranhão e Prêmio de Melhor Gestor Municipal de Turismo, conquistado pelo secretário Saulo Ribeiro (Setur/SLZ).
Blitz São Luís em Belém, com participação de Agências de Viagem e Meios de Hospedagem em uma série de visitas a agências de Belém para apresentar os potenciais de São Luís, novos roteiros e o MOBILIZA SLZ.
Atuação territorial nas comunidades de Juçatuba e Santana (São José de Ribamar), beneficiando potenciais empreendedores e MEI’s, em um trabalho de base visando a para preparação do território para o turismo, fomento ao empreendedorismo por meio do Programa Empreender.
Mostra de Artesanato, durante o Encontro Cidades Históricas, com participação de 30 artesãos de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, em parceria com a FUMP, Secretaria de Turismo de Raposa, Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Paço do Lumiar, Ceprama e Secretaria de Desenvolvimento Social de São José de Ribamar.
Texto: Laurene Leite