A taxa ocupação hoteleira em São Luís neste mês de junho alcançou 62,67% no geral. Na orla da capital, o índice é de 65,25%. Este é o melhor resultado neste ano de 2022, sinalizando a contribuição das festas juninas como grande atrativo neste mês, que antecede a temporada de férias.


Os dados são de levantamento feito pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com a Startup UP Soluções, e revelam que a maioria dos turistas são provenientes de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pará, Paraná e Rio de Janeiro. A expressiva maioria, em busca dos diferenciais que a festa maranhense oferece. Impulsionado pela festa, também o movimento no aeroporto registra bons números, conforme pesquisa do Observatório do Turismo com expectativa da passagem de cerca de 450 mil visitantes até o final de julho.
Tudo isso vem ajudando a gerar expectativa de bons negócios e de um movimento no comércio não visto nos últimos dois anos em função da pandemia.
Para que se tenha uma ideia, somente na programação organizada pela Prefeitura de São Luís, no Arraial da Cidade, apresentam-se, por dia, cerca de seis atrações. A esse conjunto, soma-se vasta programação organizada pela Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão, que leva a festança para os bairros, gerando perspectivas de lucro, com o maranhense, finalmente, dando vazão ao desejo reprimido de brincar o São João.
Os 60 dias de festa se espalham em todo o território do estado, com programações especiais em cada localidade, além de um grande número de arraiás e festejos corporativos e os organizados pela iniciativa privada.
Essa movimentação, que celebra a mais tradicional festa da cultura maranhense, inclui oportunidades na cadeia turística e de eventos como um todo, abrangendo, por exemplo, serviços de receptivo, transporte, organização de roteiros, visitas e passeios; na gastronomia típica e cultura; na economia criativa com a apresentação de incontável número de brincadeiras e atrativos; na confecção e venda de adereços, acessórios e indumentárias; na montagem e desmontagem de estruturas para a festa; no comércio e serviços em geral, com forte participação dos pequenos negócios que, apoiados pelo Sebrae e com ideias criativas e inovadoras, apostam que a festa deste ano vá deixar um gostinho de quero mais também no caixa das empresas.


O secretário de Turismo Municipal de Turismo, Saulo Ribeiro, destaca que além de oferecer à população esse reencontro com a festança junina, o poder público atua como indutor de oportunidades em segmentos que foram fortemente atingidos pela pandemia e que buscam alternativas de recuperação neste momento. “O coração do ludovicense certamente bate feliz neste momento em que celebramos a riqueza cultural do nosso estado e da capital. Buscamos trabalhar sem perder de vista o nosso papel de gerar desenvolvimento e oportunidades. Experiências como o Roteiro Segredos Históricos, o Camarote do Turista, a recepção no aeroporto, a preparação da cidade para a festa, as ações de promoção fora do estado, toda a programação que oferecemos e o movimento que ajudamos a gerar, sem dúvida, muito contribuem neste momento em que o turismo e a economia criativa se reposicionem em melhores condições”, salienta o secretário.


Já o empresário e turismólogo Rafael Marques, da Maramazon, há mais de dez anos no mercado atuando no segmento de agências e agora no de hospedagem, ressalta que os festejos juninos maranhenses são de fato diferenciados e sublinham São Luís como uma das cidades mais folclórica do país, uma cidade em ebulição após dois anos de estagnação por conta da pandemia. Para ele, essa retomada tem sido muito importante como perspectiva de negócios, mas principalmente para os maranhenses que se reencontram com suas tradições, abraçando a festa, o que é benéfico para o Maranhão como um todo, para a economia criativa e para o turismo. “Governo do Estado e Prefeitura foram muito felizes nesse resgate, que gera um maior sentido de pertencimento e de valorização das nossas tradições e manifestações e nesse reencontro com as pessoas, momento em que saímos também para festejar a vida, a nossa cultura e identidade”, enfatiza ele.
“O São João, que é a maior das nossas festas, a mais significativa, diversificada e rica, com o bumba meu boi coroando toda essa nossa riqueza, nos traz esse sentimento. Foi muito feliz a iniciativa do Governo e da Prefeitura ao ressaltar que temos o maior São João do Brasil e muito válidas todas as ações, a organização, tudo o que concorre para incentivar, divulgar, despertar nas pessoas o orgulho e a alegria nessa festa de reencontro, que fortalece a cadeia do turismo e a economia. Ao ampliar a temporada para mês de julho, agora de forma mais oficial e fazendo coincidir com a alta temporada de férias, foram criadas boas perspectivas para as empresas, claro. Isso é muito significativo e nos ajuda a “vender” São Luís como cidade cultural, abrindo espaço para o turista vivenciar e participar da nossa festa. Então, como empresário, saúdo a iniciativa que, lógico, precisa de aprimoramento, de ajustes no futuro, mas que tem sido muito bem-vinda ao nosso calendário neste momento”, completa o empresário.


Para além do turismo: boas iniciativas fortalecem setores de comércio e serviços
Vai aí um picolé sabor pamonha ou paçoca, ou os dois? E que tal aquele look descolado para fazer bonito nos arraiás junto com acessório todo especial para chamar atenção daquele crush tão desejado? Ou quem sabe uma pausa para desfrutar de um game ambientado no São João do Maranhão, que leva você direto para o movimento festeiro?
Esses são bons exemplos de iniciativas dos pequenos negócios que, aproveitando o São João para além dos arraiás, buscam incrementar o desempenho de suas empresas, de norte a sul do Maranhão.


Em Caxias/MA, por exemplo, os empreendedores Gleyce Veloso e Wilken Costa (da Boutique
Flor de Lis) apostaram em coleções temáticas e em uma decoração especial aliada à
degustação de comidas típicas. “Trabalhamos com estampas atemporais ligadas à festa para
dar ao cliente a opção de usar o produto também fora do período junino”, disse Gleyce.
Além das roupas, os calçados também ganharam destaque na composição do look junino. A
designer de moda caxiense Kelliane da Silva lançou a coleção “Capsula Festa Junina”, com
sandálias especiais para as Festas Juninas, de sua loja Lllyane Shoes.”Criamos opções variadas
para que o look junino fique ainda mais incrível. Nesse momento especial para os amantes de
festa juninas, queremos que a diversão seja acompanhada de muito estilo”, destacou.


Lá de Imperatriz/MA vem outra novidade que representa um up no quesito comidas típicas. A microempreendedora individual, Thabata Miranda de Souza, da Thand Picolés e Paletas gourmet, que já está no mercado há três anos e meio, resolveu inovar e apostar em produtos diferentes para as festas juninas. Inspirada nas possibilidades da culinária junina, ela apostou firme em picolés inusitados. Sabores como pamonha, paçoca e outros nessa linha estão fazendo a festa dos consumidores e dando impulso no faturamento do negócio. “Após dois anos sem as festas juninas a Thand trouxe sabores especiais de São João para refrescar esse festa tão animada. Ambos tem menos açúcar e os novos sabores já superam as nossas expectativas de vendas, com uma procura e aceitação elevadas”, explica Thabata.


Outra iniciativa ousada e inovadora é o game Vem Guarnicê, criado pela OPS Game Studio, que cumpre o que promete: te levar direto para a movimentação junina, ajudando a guarnicê a festa. O jogo tem como tema “O Grande Desafio é Fazer o São João Acontecer”. “Sendo o São João uma festa tradicional do Brasil, e para o maranhense, é uma das festas mais aguardadas, o jogo reaviva a energia dos brincantes de São João através de uma dança alegre, que contagia, levando-os a conhecer a festa enquanto se divertem”, explica Kássio Sousa, da OPS Game Studio. O game já está disponivel nas plataformas de IOS e Android e é gratuito.
Nele, brincantes de São João realizam apresentações nos principais arraiais do Maranhão e precisam realizar corretamente os passos de dança de suas apresentações, porém foram afetados com forças malignas que os impedem de realizar esta tarefa. Para ajudar, o jogador precisa executar uma sequência de passos solicitados A cada sequência executada, os brincantes se sentem melhor e dançam mais. Ao lado de Manu, a protagonista, o participante explora sete arraiais, derrota as forças malignas e ajuda os brincantes a fazerem mais uma vez um lindo São João do Maranhão.


Para o diretor Técnico do Sebrae/MA, Mauro Borralho, esse conjunto de iniciativas sinalizam um anseio reprimido, principalmente nos segmentos ligados à cultura, turismo e economia criativa, que sentiam a ausência dos festejos. “Embora o momento ainda seja de muito cuidado, mas é recompensador ver os pequenos negócios se movimentando para criar suas alternativas e caminhos para este momento de reposicionamento. De sua parte, o Sebrae vem trabalhando para ampliar as ações junto a esses segmentos, planejando, por exemplo, para novembro o Mobiliza SLZ, que certamente será um marco nesta segunda edição como instrumento gerador de conexões e de oportunidades para os segmentos que tem a cultura e a criatividade como base”, ressaltou ele.
Texto: Laurene Leite