O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um dos principais destinos turísticos do estado e integra os atrativos da Rota das Emoções
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um dos principais destinos turísticos do estado e integra os atrativos da Rota das Emoções. São informações sobre esse e outros destinos turísticos do estado que a consultora do Sebrae Nacional Marta Poggi sugere que sejam enviados aos clientes pelas empresas da cadeia de valor do turismo para manter o relacionamento e prepara-las para a retomada das atividades no período do pós crise. O Sebrae no Maranhão contribui com este esforço ao oferecer uma série de ferramentas e produtos digitais para apoiar os empresários maranhenses a realizar as transformações que o setor precisa passar.
Conectar com clientes em tempos de coronavírus é a palavra de ordem e uma atitude chave para fazer com que as empresas de qualquer porte saiam da crise com condições reais de retomar seu caminho. Essa perspectiva é ainda mais real para o mercado de turismo, hoje praticamente paralisado pela Pandemia provocada pelo alastramento do vírus Covid-19.
Uma das saídas apontadas pelo Sebrae no Maranhão é a ampliação da presença digital para não perder o contato com os clientes, evitar desmarcação de reservas e passeios e posicionar as empresas do setor para estar pronta para retomar as vendas no pós-crise. No entanto, a evolução do período de confinamento e quarentena provocado pela pandemia do Covid-19, revelou que a preparação de uma empresa que atua na cadeia do turismo passou por várias fases.
Segundo a palestrante e consultora do Sebrae especializada em inovação e tendências de mercado do setor de turismo, Marta Poggi, esse mercado passou por quatro fases até agora: paralização com o inicio da pandemia; em seguida foi preciso lidar com os cancelamentos e adiamentos de pacotes já negociados e muitas vezes já pagos; revisão de custos e reorganização interna das empresas de turismo e, por último pensar no pós-crise.
“Um dos maiores erros é ter ficado na empresa e cortar a comunicação com o cliente. Esse é um erro grave porque em momentos de crise se precisa falar. As empresas precisam estar conectadas com seus clientes, até porque hoje o mundo está muito mais conectado do antes da quarentena. Os viajantes 4.0 já utilizavam muito a internet em todas as suas etapas da jornada de compra e depois desse momento vão utilizar ainda mais a tecnologia para se comunicar com o cliente para ter um canal de vendas aberto e ter oportunidade de transformar esta comunicação em leads e depois em clientes”, comentou Marta Poggi.
Reinvenção


Segundo ela, os empresários do semento de turismo precisam comunicar o que estão fazendo com suas empresas, como está lidando com seus funcionários, como estão reinventando suas empresas para poder manter o canal de comunicação com seus clientes.
“Não é porque estamos parados sem poder receber clientes, que se vai ficar de braços cruzados. È preciso manter a comunicação com o cliente. No entanto, é preciso planejar para saber o que comunicar e como comunicar para estes clientes”, observou a palestrante.
Marta Poggi ainda comentou que as empresas que já estão criando canais de comunicação com seus clientes adotaram diversas estratégias. “As empresas estão usando as redes sociais e estão enviando desde campanhas do tipo “fique em casa e viagem depois” até dicas de como viajar em casa por meio de livros, filmes, documentários, em uma trilha sonora no Spotfy. A etapa que estamos é interessante atrair visitantes e transforma-los em leads. A etapa da venda virá depois e com estratégias assim é mais fácil converter estes leads em clientes. Passa segurança e este será um atributo importante na pós crise”, pontuou.
Comunicação
Outro aspecto importante para ter sucesso com um bom plano de comunicação com clientes nesse momento de quarentena é falar das ações que as empresas de turismo tem feito em sustentabilidade. Mostrar ações deste tipo são apontadas como uma ferramenta poderosa de vendas no pós crise.
“Em termos de conteúdo, mostrar o que se tem feito para as comunidades, para seus colaboradores, para minimizar os efeitos da pandemia, como sua marca está ajudando nesse momento. Hoje se valoriza muito mais as marcas que tem tido atitudes bacanas nesse momento de crise e posiciona bem a empresa para retornar às vendas quando a crise do covid-19 chegar ao fim”, afirmou Marta Poggi.
Para a analista técnico do Sebrae especialista na área de turismo e economia criativa , Flávia Nadler, também é importante deixar claro qual a política adotada para remarcação de reservas e pacotes. “Todos estamos vivendo o mesmo cenário de crise. Portanto é importante ouvir o cliente e tentar resolver da melhor maneira possível. Uma política clara de remarcação pode a sanar muitas dúvidas e dar segurança a relação com o cliente. Essa atitude é importante para levar a remarcação e evitar o cancelamento”, orientou.
Além das ações de comunicação e relacionamento com clientes, o Sebrae no Maranhão tem preparado uma série de orientações para empresa se organizar do balcão para dentro. O Sebrae está orientando as empresas da cadeia do turismo a fazer um planejamento diferenciado para o período de pandemia, com a previsão dos gastos com aluguel, pessoal e despesas assessorias bem como ao empresário rever os contratos de fornecimento de insumos dispensáveis no período, de locações e de financiamento.
“Essas orientações fazem parte do grupo de orientações que o Sebrae tem dado as empresas maranhenses. Temos uma atuação voltada para o desenvolvimento territorial, baseado no Turismo, Cultura e Economia Criativa, tendo em vista a grande importância dos pequenos negócios presentes nesta cadeia de valor e a relevante contribuição para a manutenção dos empregos, geração de renda e negócios sustentáveis para as várias regiões do nosso estado. E, para isso, transformamos a nossa forma de atuar”, comentou o diretor técnico do Sebrae, Mauro Borralho.
Estratégia


Em tempos de distanciamento social a principal dica que o Sebrae tem dado aos pequenos negócios é ter presença digital, seja para executar vendas, para mostrar atitudes que a empresa tem adotado ou para manter o relacionamento mais próximo do cliente, visando o pós crise.
“O comportamento do consumidor está mudando e os pequenos neg´picios precisam acompanhar essa mudança de paradigma. Adaptação é a palavra chave para a sobrevivência dos pequenos negócios. As empresas precisam aprender a ter uma presença digital mais forte para conectar seu negócio com o seu público. Avise seus clientes que você está de portas fechadas, mas continua funcionando pela internet. Uma boa dica é utilizar as redes sociais para divulgar a forma de como os seus serviços estão funcionando, quais são os horários de Atendimento, promoções, quais são os canais de Atendimentos e meios de pagamentos e claro expondo os seus produtos e serviços.”, disse o diretor Técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho.
“Entre as orientações que temos dados aos empresários que estão nos procurando está a necessidade de ter uma presença digital cativante. Sugerimos criar um calendário com datas comemorativas, período de promoção entre outros. Nesse momento é preciso criar relacionamento, assim, curta os comentários, responda, peça opinião sobre o seu atendimento”, completou o executivo.
Para ajudar o empresário maranhense a encontrar o melhor caminho para aumentar sua presença digital, o próprio Sebrae precisou se adaptar ao momento, com o desenvolvimento de ferramentas de atendimento digital e tem mantido diversos canais de atendimento abertos que podem ser
“Implantamos uma série de medidas para oferecer consultorias via web; palestras e cursos online (são 400 cursos online no portal Sebrae); e-books gratuitos sobre assuntos diversos como finanças e empreendedorismo rural; debates online; as lives em nossas redes sociais quase que diárias para que o empreendedor maranhense possa preparar seu negócio para este momento de crise e para o pós crise. Desenvolvemos novas ferramentas para atender nossos clientes já fidelizados e os que nos procuraram pela primeira vez durante a crise” comentou Borralho
Entre as novas ferramentas lançadas pelo Sebrae durante o período de isolamento social estão as consultorias online, prestadas de forma gratuita e individual, cujo objetivo é orientar os empreendedores no período de crise.
“Nas salas online de consultoria, os empreendedores maranhenses tem acesso a consultorias nos temas finanças, marketing e vendas, dúvidas trabalhistas, inovação e escuta diagnóstica – que recebe dúvidas gerais dos empreendedores nesse momento de crise. Para esta modalidade de atendimento online, os empresários interessados deverão entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae por telefone (0800 5700800 ou 98 9991-2335) e agendar o seu horário. Os atendimentos acontecerão das 8h às 12h e das 14h ás 18h.”disse Hildenê Maia, gerente estadual de Gestão de Atendimento e Relacionamento com Cliente do Sebrae no Maranhão.
“Além disso, estamos a instituição organizou o Mutirão Digital, criou e está oferecendo eventos virtuais, como é o caso do Sebrae Acelera Digital e das Lives que estão sendo feitas no perfil do Instagram do Sebrae; a Vitrine Digital, onde os empreendedores podem dar informações de seus empreendimentos para divulgarmos nossas nas redes sociais. Temos também o canal Fale com Especialista, no Portal Sebrae, que permite o atendimento dos nossos clientes. E ainda temos no nosso portal Converse com o Sebrae por chat ou e-mail”, concluiu Hildenê Maia.