O parangolé está formado na Cidade, com os carnavalescos do Bloco Tradicional Os Tremendões, do Bairro da Camboa, sentindo-se menosprezados pelas autoridades das Secretarias da Cultura do Estado e do Municípios de São Luís, em vista de não sinalizarem nada a respeito do Projeto Encontro de Gigantes 2022, com os cantadores do Bumba-meu-boi, quando tanto homenageiam os astros do principal folguedo maranhense, como começam a angariar recursos para a montagem do seu desfile em campeonato na Passarela do Samba. A agremiação, em toda a noite da primeira sexta-feira de junho, indo até o amanhecer de sábado, abria com o talento dos nossos compositores de toadas uma espécie de chamada para o São João, e a promoção pegou, com os ludovicenses já sabendo que haveria o vitorioso Encontro de Gigantes.
Começou na Camboa, há mais de 30 anos, debaixo quase da Ponte Bandeira Tribuzi, com o espaço ficando pequeno para a quantidade de pessoas que sempre prestigiam os cantadores de bois no Sotaque de Matraca, em formação de torcidas cada ano mais empolgadas, tendo o evento sempre o subsídio financeiro e o prestígio dos nossos órgãos culturais, com exceção dos dois últimos anos que não foi realizado pela ameaça da pandemia da Covid-19. Foi assim que a Diretoria do Bloco Os Tremendões, em comum acordo com as autoridades pertinentes, conduziu O Encontro de Gigantes para a Praça Maria Aragão, local mais amplo e aí foi que o público ficou mais entusiasmado, chamando a atenção até dos visitantes de várias partes do Brasil, que curtiam já o festejo junino.
Com a parceria sempre dando certo, entre os carnavalescos e brincantes de Bumba-meu-boi do Sotaque da Ilha e os poderes estadual e municipal, no segmento cultural, o Encontro de Gigantes chegou ao Ceprama, com mais fama de sucesso total. Com os dirigentes do bloco tradicional, com 55 anos de estrada, distribuindo Nota de Esclarecimento à Imprensa, contando que não obtiveram ainda nenhuma resposta ao seu solicitado, e como está em cima de 5 de agosto (a primeira sexta-feira do mês, para a realização da grande promoção), o JP Turismo (com o espírito conciliador e justo que vem do Fundador do Jornal Pequeno, jornalista José Ribamar Bogéa, de saudosa memória) propõe que aconteça, excepcionalmente, nas comemorações do Transcurso dos 410 Anos da Fundação de São Luís: Na primeira semana de setembro.
Certamente, a festa ficará mais atraente e participativa com valores genuinamente maranhenses! Passado esse contratempo, o esplêndido Projeto Encontro de Gigantes voltaria a seguir, anualmente, nos primeiros dias do festivo junho! A Cultura Popular do Maranhão, com o tirocínio dos nossos gestores, ficará muito mais rica e bela! Disso ninguém discutiria mais nos quatro cantos da Cidade!
Nota de Esclarecimento
Os Tremendões / Encontro de Gigantes
A Diretoria do Bloco Tradicional “Os Tremendoēs”, com 55 anos de tradição no carnaval de São Luís do Maranhão, vem, por meio desde, divulgar uma Nota de Esclarecimento ao seu grande Público. Depois de 30 anos, o maior encontro de cantadores de bumba meu boi da Ilha, no sotaque de matraca, denominado, “ENCONTRO DE GIGANTES”, está ameaçado de não acontecer!
O tradicional evento que acontece há 30 anos, tido como a abertura do nosso São João, que reúne milhares de pessoas para homenagear e valorizar os verdadeiros artistas dessa que é a maior expressão da nossa Cultura Popular, está correndo sérios riscos de não acontecer por falta de apoio, tanto do Governo do Estado, quanto da Prefeitura Municipal de São Luís. Visto que, apesar das tratativas iniciadas no mês de março/2022, com encaminhamento do projeto do referido evento para as respectivas secretarias, até o momento nenhuma resposta nos foi passada! O que nos leva a acreditar que os atuais gestores não estão dando a devida importância como fora prometido em campanha pelo atual prefeito, Eduardo Braide,. bem como, o Governo do Estado, na pessoa do Sr. Paulo Victor, Secretário Estadual de Cultura (representado em reunião pelo seu secretário Sr. Yuri).
Lembramos ainda que este evento que virou tradição, é idealizado, organizado e realizado pelo Bloco Tradicional “Os Tremendoēs”! Aínda estaremos aguardando vossas posições, se assim entenderem!!