Reza a tradição católica que Quinta-feira Santa, Quinta-feira de Endoenças ou Grande e Sagrada Quinta-feira, é a quinta feira que antecede à celebração da Morte e Ressurreição de Jesus. Assim, é o quinto dia da Semana Santa, no cristianismo ocidental.
Textos católicos divulgam em demasia que é neste dia que se comemora o lava-pés e a Última Ceia de Jesus com seus apóstolos, e consoante o relato dos evangelhos canônicos. Possui muito significado a liturgia utilizada na noite da Quinta-feira Santa por encerrar a Quaresma e dá início ao chamado Tríduo Pascal, o período que comemora a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo e inclui ainda a Sexta-feira Santa, o Sábado de Aleluia e termina no Domingo de Páscoa.
Por outro lado, a tradição de visitar sete igrejas na Quinta-feira Santa, é uma prática antiga originada provavelmente em Roma. Em diversos países da América Latina, a visita às sete igrejas geralmente ocorre à noite.
Então, porque hoje é Quinta-feira de Endoenças, ou Quinta-feira Santa, é de esperar-se a grande massa católica, o chamado Povo de Deus, ocorrendo aos nossos templos, com a mesma convicção que motivou os seus antepassados confirmados nessa crença. Evidentemente, com todas as devidas recomendações protocolares contra a propagação do contágio pa ndêmico, não pode prescindir do uso da máscara descartável e do álcool em gel nas mãos.
Em São Luís, se não houvesse ainda o fantasma da pandemia do Novo Coronavírus, ou da Covid-19, era de se ver a grandeza da Via-Sacra, mantida pelo Grupo Grita, na Quinta-feira e na Sexta-feira Santa, provavelmente, o maior espetáculo a céu aberto do Brasil desta cultura religiosa, no Bairro do Anjo da Guarda. Mas a emocionante Procissão do Senhor Morto, essa acontecerá na tarde/noite da Sexta-feira Santa, pelas ruas centrais da Cidade.
Já no Sábado de Aleluia, o Grupo Laborarte amanheceria, na Rua Jànsen Muller, no Centro, Rompendo a Aleluia, com movimento por todo o dia, culminando com a malhação do Judas, de tardezinha. Haverá de noite ensaios de bumba-boi de matraca, mas certamente sem aquele entusiasmo mais costumeiro.
Vai ficar tudo melhor em 2023, conterrâneos! Antes, hoje, sem muita aglomeração, a população católica, sem dúvida, praticará a tradição de Endoenças, ou seja, a visita a sete igrejas, em todo o Maranhão!