Dois projetos desenvolvidos pela agência de Intercâmbio e de viagens Via Mundo levaram um grupo de professores de São Luís a uma imersão pela cultura, história, literatura, culinária, religiosidade e artesanato da cidade de Guimarães. O Bolsa Maria Firmina dos Reis e o “Cardápio” de Turismo Pedagógico e Educacional são projetos que incentivam o turismo pedagógico e de experiência focado na cultura maranhense.
A comitiva visitou lugares históricos como as comunidades quilombolas de Cumum, Damásio, o festejo de Nossa Senhora de Guadalupe em Cumã, o Trapiche às margens da Baía de Cumã, os lindos balneários do território quilombola e a paradisíaca praia Araoka. Em território quilombola identificaram o Turismo de Experiência se instalando com o interesse da comunidade e capacitação ofertada pela Prefeitura de Guimarães, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e de Educação. Também conheceram o projeto de bordado e crocheteria, uma tradição no município – ambos os projetos desenvolvidos em parceria com o Sebrae-MA.
Participaram da visita os professores: Antonio Augusto Cutrim Filho (Educator/ Invictus), Eney Barbosa Avelar (Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação Joãosinho Trinta), Luciana Luisa Chaves Castro (IFMA), Márcio Rogério Durans Portela (Colégio Educallis) e Cristiano de Sousa Correia (Escola Crescimento). “Viemos para conhecer Guimarães e fomos surpreendidos com tanta riqueza cultural”, afirmou o professor Augusto Cutrim. “Muito importante a iniciativa pois conecta comunidade, professores, estudantes e profissionais do turismo” afirmou a professora Luciana Luisa Chaves Castro, com experiência no Turismo Comunitário em Alcântara.
“Cardápio” de Turismo Pedagógico e Educacional
Em 2022, por meio do projeto Turismo Pedagógico e Educacional, que envolve as visitas guiadas a mais de 20 destinos maranhenses organizadas pela Via Mundo, os professores poderão ensinar aos seus alunos conteúdos programáticos tendo como contexto a história do lugar, os costumes maranhenses e o bioma, no qual a cidade visitada se encontra.
Os professores poderão desenvolver conteúdos relacionados às disciplinas de História, Geografia, Empreendedorismo, Biologia, Artes, Literatura entre outras. “Um projeto interessante que possibilita trazer os nossos alunos para verificarem como as áreas de conhecimento, a história, o turismo, a geografia, a literatura, elas estão presentes na vida e precisam ser compreendidas como tal”, afirmou o professor Cristiano de Sousa Correia.
Destaque para a disciplina de Literatura, pois a cidade foi palco da vida e obra da primeira romancista brasileira, Maria Firmina dos Reis. Às margens da Baía de Cumã, o professor Márcio Rogério Durans, declamou poesia de Maria Firmina dos Reis. O grupo se emocionou também com a sensibilidade dos versos de “Uma Tarde em Cumã”, declamado pela professora Eney Barbosa Avelar, que falou sobre a importância do projeto: “O projeto é essencial para levar além fronteiras, a importância do Turismo para a cidade e todo o seu desenvolvimento envolvendo a comunidade”, afirmou.
Em território quilombola, os professores visitantes foram conduzidos pelas guias Josilene Guterres, Josiane Martins, Creusilene Santos que integram o projeto “Os jovens condutores locais”. Elas participam de um grupo maior, responsável pela comercialização de produtos da culinária (os famosos biscoitos croc-croc (produzido com mandioca e coco e assado em forno de barro), o artesanato (feito com fibra de bananeira e do buriti), e pela conservação dos balneários locais.
Bolsa Maria Firmina dos Reis
Ao longo da viagem foi proporcionada uma interação entre os professores de Guimarães e o grupo visitante de São Luís. Isso aconteceu durante a apresentação do projeto Bolsa Maria Firmina dos Reis, por João Carlos de Araújo Furtado, da Via Mundo. “Foi importante para que os pais e professores pudessem compreender melhor a importância do intercâmbio cultural para seus filhos e o quanto pode transformar e impactar positivamente as suas vidas”, disse a Secretária de Educação do Município, Marinilde de Deus Machado.
Texto: Yndara Vasques