A ilha de São Luís foi presenteada com pérgolas de tecnologia OPV (Películas Orgânicas Fotovoltaicas), que além de proporcionar um espaço com sombra para que as pessoas possam descansar um pouco em local público, proporcionam também a possibilidade de carregar celulares e tablets por meio das entradas USB, pois transforma a luz do sol em energia.
Estas Pérgolas estão localizados em dois pontos da capital: na Praça João Paulo II, na região do Centro, e a outra no Espigão. Ambas foram instaladas nas primeiras semanas de maio, e nesta semana foi registrada uma visita de inauguração desses espaços, com a presença da Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão Francila Soares, do Secretário de Governo Diego Galdino, do Gestor do Parque João Paulo II Russiam Falcão, e do Engenheiro de Estudos e Planejamento da Equatorial Maranhão, Lucas Pinheiro.
O mobiliário urbano é feito com base de madeira, e em sua cobertura de lona estão aplicadas as películas OPV: material novo, leve, combinando sustentabilidade, inovação e tecnologia que transforma a luz do sol em energia. O Engenheiro de Estudos e Planejamento da Equatorial Maranhão Lucas Pinheiro, explicou que essa novidade é uma iniciativa da Equatorial Maranhão, por meio do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que tem o objetivo de promover o desenvolvimento técnico e científico do setor elétrico através de projetos de inovação e sustentabilidade.
O Gestor do Parque João Paulo II, Russiam Falcão, fala da parceria e a iniciativa dessa inovação. “A Pérgola é o resultado entre a grande parceria entre o Governo do Estado do Maranhão e a Equatorial Energia, onde o visitante durante o passeio pode se sentar para recarregar seu celular e seu tablet e recarregar suas energias. À sombra, nesse sol da nossa cidade, é bastante louvável se sentar, conversar enquanto seu aparelho está carregando”, destaca Russiam Falcão.
A previsão é que outras Pérgolas como essas, sejam instaladas no mês de junho nas cidades de Balsas, Imperatriz, Presidente Dutra, Bacabal, Cururupu, Barreirinhas e Timon.
Texto: Adriana Vieira