Por Seleucia Fontes
Pousadas se unem a operadora de turismo sustentável para elaborar padrões de saúde que atraiam visitantes sem perder o charme e as belezas da região


Divindade hindu, Shiva representa a renovação constante da natureza, o fogo que arde para abrir caminhos para o novo. E é dentro desta perspectiva, de adaptação a este novo mundo após a pandemia da Covid-19, que a empresa Tekoá Brasil se uniu a duas pousadas de Alto Paraíso, principal município da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Além de manter seus projetos de turismo sustentável de base comunitária, com foco nos segmentos ecológico e étnico, a empresa acaba de assumir a direção da Casa de Shiva e da Taberna Chalés e Suítes.


“A Casa de Shiva agora está sob a responsabilidade da Tekoá, que se propõe a aplicar os conceitos que defende, dentro de padrões de segurança que vem estudando para sua breve implementação”, explica Marcos Luz, que dirige a empresa ao lado de Fernanda Carasilo, sócia-fundadora.
Também localizada em Alto Paraíso, a Taberna Chalés e Suítes, que já era parceira da Tekoá, com parte de seus lucros direcionados para os projetos desenvolvidos pela empresa, também passará por mudanças, para garantir a segurança pós-pandêmica de seus clientes.
Segundo os diretores, a Tekoá aguarda as orientações das organizações de saúde e oferece sua contribuição ativa para o desenvolvimento de protocolos preventivos, para que a flexibilização nas regiões onde atua seja feita da maneira mais segura possível, dentro de padrões rígidos de segurança em relação à saúde.


Os diretores da Tekoá Brasil lembram ainda que atuação nas regiões da Biofera do Cerrado e nos caminhos do Roteiro Místico ao Centro do Mundo, nos estados de Goiás e Tocantins, não será abandonada, ao contrário, propostas de parcerias com outras empresas e em outras localidades estão em fase de avaliação.
Chapada
A Chapada dos Veadeiros é um dos principais atrativos turísticos de Goiás, que atrai principalmente aqueles que querem aproveitar o contato com a natureza ou experimentar seu lado esotérico. Além de Alto Paraíso, que fica a apenas 230 km de Brasília e cerca e 400 km de Goiânia, a chapada abrange os municípios de Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João D’Aliança.
Campanha Salve Krahô reúne recursos para comunidade do Tocantins


O avanço do Coronavírus no Brasil tem sido acompanhado com preocupação por comunidades indígenas, entidades e parceiros que conhecem a realidade dessas populações e o perigo que representa a disseminação de um vírus como este nas aldeias.
Em todo o país, há mais de 20 iniciativas organizadas em diversos estados voltadas a auxiliar comunidades etnias. Entre elas, a Salve Krahô, que busca doações que irão beneficiar mais mais de 3 mil pessoas, divididas entre 40 aldeias da Reserva Indígena Krahô, localizada no Estado do Tocantins.
A iniciativa partiu da Associação Hotxwa Cia Hiken, com apoio das lideranças indígenas, e visa angariar fundos para a aquisição de alimentos, combustível e remédios, bem como garantir o transporte de doentes aos centros de referência, se necessário. A conta bancária da entidade está disponível para as doações, sendo amplamente divulgada nas redes sociais pelos apoiadores.
A Tekoá Brasil, empresa de turismo sustentável com atuação em localidades como a Chapada dos Veadeiros (GO) e Aldeia Manoel Alves, em Itacajá (TO), integra o grupo que deu início à campanha solidária de apoio ao povo Krahô, ao lado de nomes como a atriz Letícia Sabatella, que há cerca de 10 anos dirigiu, ao lado de Gringo Cardia, o documentário “Hotxuá“.
As doações podem ser feitas para: Banco Bradesco: Agência1725-6 – Conta Corrente: 0086375-0 (Associação Hotxwa Cia Hiken), CNPJ: 16.849.941/0001-34.