Há 44 anos o prestigiado romancista maranhense Josué Montello publicou a primeira edição da obra ‘’Noite sobre Alcântara’’, que narra a situação econômica da cidade, bem como os momentos históricos que transformaram Alcântara no município com o maior número de comunidades quilombolas do Brasil.


Nesse ano de 2022, o escritor Wilson Marques, representando a Casa do Autor Maranhense, e a gestora da Casa de Cultura Josué Montello (CCJM) Joseane Souza, idealizaram o projeto de reviver a memória literária desse livro tão importante, lançando a sua terceira edição com o patrocínio da Equatorial Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, do Governo do Maranhão.
Além de ser intitulada Monumento Nacional, Alcântara tem uma grande importância na história do Maranhão, e Josué Montello exibe toda a riqueza da cidade na descrição dos cenários em que o romance é contado. O município é conhecido pelos prédios históricos e ruínas, além de uma cultura, culinária e tradições singulares, que fazem nos conectar com as memórias da cultura do Estado, existentes nesse grande museu a céu aberto. Uma cidade muito convidativa e que atrai turistas de vários lugares do mundo.


Considerado um dos mais importantes romances escritos por Josué Montello, o livro tem traduções em sueco, italiano, e já foi publicado em Portugal. Nele, os acontecimentos da cidade de Alcântara são contados através do diário da personagem Maria Olívia, que narra a posterior decadência da cidade, por conta de acontecimentos como a abolição da escravatura e proclamação da República.


Parceiros desse lançamento: Wilson Marques (Casa do Autor Maranhense), Sec. Adjunto de Cultura Waldemir Nascimento, Joseane Souza (Casa de Cultura Josué Montello) e José Jorge Soares (Equatorial Maranhão) – Foto: Danielle Vieira
Nesse mês se completam 16 anos do falecimento do autor, que é considerado um dos grandes nomes na literatura brasileira e mundial. O propósito de trazer novamente à tona essa obra, é manter viva a memória literária de Josué Montelo, além de valorizar e incentivar a identidade cultural do Maranhão, em especial essa cidade histórica.


O lançamento da terceira edição do livro ‘’Noite sobre Alcântara’’ já aconteceu em São Luís e será realizado também no dia 31/03 (quinta-feira), às 19h, no Museu Histórico de Alcântara. O Diretor de Relações Institucionais da Equatorial Maranhão José Jorge Soares destaca o projeto: ‘’É muito importante apoiar projetos como esse, que valorizam a nossa cultura que é muito forte e muito rica, resgatando essa obra memorável de conteúdo excepcional,’’ pontuou José Jorge.
Texto: Adriana Vieira