No próximo sábado, dia 12 de março, a partir das 20 horas, acontecerá a retomada do “Projeto Conecta Cultura São Luís Alcântara”, em parceria com o “Projeto Noite sobre Alcântara”, que já é articulado no Restaurante Colonial (em atividade desde 2017, que funciona na rua Direita, s/nº, atrás da igreja do Carmo, ao lado do segundo Palácio do Imperador). A programação cultural inclui o show musical “Cabeça de Música e Pé de Poesia”, com a presença dos consagrados artistas Zeca Tocantins e Chico Nô, músicos, compositores e intérpretes. Além do show, Zeca Tocantins fará o lançamento do seu mais recente livro de poemas, batizado de “Pé de Poemas”.


O espetáculo será um encontro de dois artistas maranhenses que vêm trazendo na bagagem suas próprias canções autorais, com releituras de clássicos maranhenses, tais como João do Vale, Josias Sobrinho, dentre outros, numa mistura de ritmos e sonoridades, que vão do xote ao baião, passeando ainda por sambas, choros, boleros, bumba-meu-boi, reggae e outras emboladas.
O Projeto Conecta Cultura São Luís Alcântara surgiu no Café com Arte, importante point cultural alcantarense, no dia 9 de fevereiro de 2019; o espaço é administrado pelos animadores culturais Sérgio Oliveira e Léa Mamede, que na época se uniram ao poeta, jornalista e atual diretor do Museu Histórico de Alcântara – MHA, Paulo Melo Sousa, criador e articulador do Projeto Papoético (em atividade desde dezembro de 2010), de São Luís, e resolveram tocar o projeto. A parceria, firmada há três anos, contou com ampla programação desde então, que incluiu saraus de Literatura de Cordel, com a participação de inúmeros cordelistas maranhenses que se apresentaram em Alcântara, tais como Moisés Nobre, Paulinho Nó Cego, Paulinho di Maré, Raimunda Frazão, Dinacy Feitosa, dentre outros, o que evoluiu para saraus de Literatura Infanto-Juvenil e para exibição de filmes, oficinas de artes visuais, exposições.


Em fevereiro de 2020 as ações foram paralisadas em razão da eclosão da pandemia de Covid 19. “Como a reabertura do Café com Arte só está marcada para junho deste ano, firmamos esta nova parceria com o Restaurante Colonial, através do turismólogo e empresário Nailton Lobato, proprietário do referido restaurante, e que já tem também seu projeto musical estabelecido, denominado de “Noite sobre Alcântara”, que prontamente abraçou a ideia da proposta. Dessa forma, faremos a articulação com os artistas para que virão a Alcântara, e o Restaurante Colonial abrigará mensalmente os shows, dentre outras ações culturais”, explica Paulo Melo Sousa.


Chico Nô, cantor e compositor maranhense, expressa a cultura brasileira, em especial as manifestações populares do Maranhão, participando ativamente da vida musical e cultural de São Luís. Segundo colocado no FESTIVAL RÁDIO TIMBIRA 80 ANOS (2021), integrante do Projeto Viva 400 Festival, CD/DVD que reúne novos, bem como consagrados compositores maranhenses, deu início à sua carreira em festivais de música, a partir de 1991, tocando e cantando composições de sua autoria, obtendo reconhecimento com participações em coletâneas de CDs e mostras musicais por todo o Brasil. Suas canções e trilhas sonoras estão presentes nas praças, teatros e ruas de São Luís, onde faz shows e vive de sua música. Violonista do Cacuriá de Dona Teté por 12 anos, participou também dos grupos Cazumbá Teatro e Dança, Cia Teatral Tapete, dentre outros grupos folclóricos culturais de São Luís, atuando como músico, cantor e diretor musical. Na sua discografia inclui-se Pão Geral – Bandeira Tribuzzi / Coletânea (2018), Chico Nô ComVida Toca na Mata (2016), Visões de Lampião: Chico Nô e Zé Paulo (2015), Onde Canta o Sabiá (Mostra SESC de música I e III) (2014/2016), e Viva Festival 400 Anos Festival da Música Maranhense (2013).


Zeca Tocantins nasceu em Xambioá (TO) em 1958. Reside em Imperatriz desde 1963. É cantor, compositor, poeta e contista. Membro da Academia Imperatrizense de Letras – AIL, foi presidente da Associação Artística Imperatrizense – ASSARTI, por dois mandatos. Tem publicado os livros “Calumbi” (poesia), Prêmio Gruli de Literatura – 1992, “Moinho” (poesia) – 1993, “O último trem” (poesia) – 2015 (Homenagem a Neném Bragança), “Pé de Poemas” (poesia) – 2021, dentre outros livros. Na área musical tem gravado “Cio do Homem” – LP (1993), “Duas Faces” (CD) – 2010, “Tô chegando” (CD) – 2018. Participou de vários festivais de música em varias regiões do Brasil, e teve suas músicas cantadas por mais de vinte cantores em todo o país. Como realizador de projetos destaca-se a I, II e III SEMANA DA MÚSICA DE IMPERATRIZ, e desde a 1ª até a 13ª Edição do Festival de Musica de Imperatriz – FMI. Chico Nô e Zeca Tocantins em dose dupla em Alcântara com certeza irão movimentar o cenário cultural da Cidade Museu a Céu Aberto no início deste mês. Vale a pena conferir!
Serviço
Show musical “Cabeça de Música e Pé de Poesia”, com Zeca Tocantins e Chico Nô; lançamento do livro de poesia “Pé de Poemas”, de Zeca Tocantins
Projeto Conecta Cultura – São Luís Alcântara / Projeto Noite sobre Alcântara
Dia: 12 de março de 2022 (sábado)
Hora: 20 horas
Local: Restaurante Colonial – rua Direita, s/nº, atrás da igreja do Carmo, ao lado do segundo Palácio do Imperador.
Promoção: Projeto Conecta Cultura – São Luís Alcântara / Projeto Noite sobre Alcântara / Coletivo Papoético / Coletivo Guardiães da Memória do Patrimônio Cultural de Alcântara.
Apoio: Restaurante Colonial; Pousada do Sol (rua do Sol, nº 65). Fone de contato: (98) 9 84390870.
Couvert artístico: R$ 7,00 (sete reais).
Texto: Carol Diniz