Museu Casa Histórica de Alcântara/Ibram disponibiliza acervo e exposições on line

O Museu Casa Histórica de Alcântara, unidade vinculada ao Instituto Brasileiro de Museus-Ibram, lançou em 18 de maio, segunda feira, data comemorativa ao Dia Internacional de Museus, duas exposições virtuais sendo uma de longa duração com peças do acervo museológico e outra de curta duração. 

Interior do Museu Casa Histórica de Alcântara – Fotos: Yuri Logrado e Liz Renata

As exposições fazem parte da programação da Semana Nacional de Museus com o objetivo de sensibilizar a população para a importância das instituições como espaços de memória. 

Museu Casa Histórica de Alcântara localizado na Praça da Matriz da cidade – Yuri Logrado e Liz Renata

O acervo disponível para consulta é composto por mais de 600 itens e é um recorte das 2077 peças inventariadas que se constitui de móveis, pratarias, vidraria de farmácia, alfaias, peças de vestuário e demais objetos de valor histórico que pertenceram à família Guimarães e que aborda as dinâmicas comerciais e sociais do sobrado entre os séculos XIX e XX. Já a exposição temporária, Memória Viva, traz o registro fotográfico de moradores, mestres da cultura popular, artistas, famílias e representantes da identidade social local.

A ação realizada em parceria entre o Museu Casa Histórica de Alcântara, o Instituto Brasileiro de Museus e equipe da Universidade de Góias, utilizando a plataforma Tainacan, visa difundir os acervos das instituições culturais do Brasil para fins de pesquisa e garantir os direitos culturais em tempos de isolamento social.

Para apreciar as exposições acesse o link: museucasahistoricadealcantara.museus.gov.br.



0 Comentários


Deixe o seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *