Começou nesta sexta-feira, 14, o desfile das escolas de samba de Belém, no grupo especial. Na primeira noite, quatro escolas participaram da festa na Aldeia Amazônica, Pedreira. A abertura ficou por conta da Mocidade Olariense, seguida de Rancho Não Posso Me Amofinar, Deixa Falar e Embaixada do Império Pedreirense — atual campeã, que defende o título neste ano.


O certame é promovido pela Prefeitura de Belém, Governo do Estado e Liga das Escolas de Samba Associadas. “Parabéns a todas as comunidades que trabalharam o ano todo para poder fazer esse lindo desfile. Parabéns à liga e à prefeitura por poderem ter mobilizado o tema sustentabilidade à Amazônia, poder trazer para a avenida vários olhares sobre a nossa floresta, sobre as riquezas do Pará, sobre as riquezas da floresta amazônica”, parabenizou o governador Helder Barbalho, que esteve presente no camarote do carnavalesco Milton Cunha.


Cunha, que é paraense radicado no Rio de Janeiro, ressaltou o crescimento que o Carnaval de Belém vem vivendo. “O tambor da escola de samba quando eu saí daqui, o carnaval era muito forte. Eu me lembro de Joãozinho Trinta, Laila fazendo carnaval aqui. Então, eu acho que é uma tentativa de resgatar e trazer de volta o carnaval do Pará como um dos 5 melhores do Brasil. É uma tentativa de emergir. Então vamos, vamos dar visibilidade, vamos falar dele nacionalmente”, exaltou Cunha.


Igor Normando, prefeito de Belém, fez questão de mencionar o esforço financeiro realizado pela atual gestão municipal para viabilizar a festa e parabenizou os participantes. “Nós já fomos o terceiro maior carnaval do Brasil e agora, com muito trabalho, parceria com o governo do Estado, sobretudo com a população de Belém, a gente vai fazer que o nosso carnaval possa ser um dos melhores carnavais do Brasil, gerando emprego, gerando renda, movimentando a economia da nossa cidade”, disse.
A Mocidade Olariense trouxe o tema Icamiabas, as guerreiras amazônicas. O Rancho Não Posso Me Amofinar homenageou o supermercadista Oscar Rodrigues. A Deixa Falar trouxe um enredo sobre as encantarias paraenses. Por fim, a Embaixada do Império Pedreirense trouxe uma reflexão sobre a proteção das águas.


Hoje, sábado (15/03), desfilam Boêmios da Vila Famosa, Acadêmicos de Samba Pedreirense, Império do Samba Quem São Eles, Piratas da Batucada e Bole-Bole.
A transmissão ao vivo pode ser vista pelo YouTube (Carnaval na Cultura). Um carnaval onde o tema sustentabilidade da Amazônia e cultura Marajoara são inseridos no enredo da maioria das escolas de samba, sensibilizando todos os paraenses para a COP 30 que tem Belém como centro das discussões ambientais e climáticas que afetam o mundo no final deste ano.
Edição: Gutemberg Bogéa