Uma ação público-privada entre a empresa Interparques e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) e a Prefeitura Municipal de São Paulo traz à capital paulista a Roda Rico, maior roda-gigante já operada no Brasil.
Com aproximadamente 90 metros de altura, o equipamento será inaugurado ao público no próximo dia 09 de dezembro, em São Paulo, às margens da Marginal Pinheiros numa área livre dentro do Parque Estadual Cândido Portinari, próximo à Estação Villa Lobos-Jaguaré da CPTM.
O projeto de implantação é assinado pelo escritório Levisky Arquitetos I Estratégia Urbana e foi concebido com sistema construtivo que prioriza a industrialização e montagem para uma obra mais seca e limpa.
A plataforma de embarque foi desenvolvida em estrutura metálica com lajes em steel deck, escadas e elevadores com caixa de corrida com componentes metálicos. As áreas de apoio que se desenvolvem abaixo do piso da plataforma utilizam sistema light steel frame com fechamentos em placas cimentícias e drywall. Para os pisos das áreas externas, foi adotado sistema em bloco de concreto intertravado com bordas retas, que além de permitir a infiltração das águas de chuva, também atende aos critérios de acessibilidade no que se refere a minimizar a trepidação ao tráfego de dispositivos com rodas.
Para Adriana Levisky, arquiteta responsável pelo projeto, o novo equipamento turístico tem o potencial de criar identidade, gerar um marco visual e paisagístico e, para além disso, criar uma possibilidade de visualização e de relação com a cidade e seus rios de um ponto de vista não usual: a cidade vista de cima.