Acontece hoje, dia 29 de novembro, a partir das 16 horas, no auditório do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA (Campus Alcântara), situado à rua do Forte, s/nº – Centro, o VI Encontro da Federação das Academias de Letras do Maranhão – FALMA, tendo como instituição anfitriã a Academia Alcantarense de Letras, Ciências, Artes e Filosofia – ALCAF. Na sexta-feira, ontem, 28 de novembro, membros de academias estiveram em Alcântara comemorando os 17 anos da FALMA, onde aconteceu uma programação cultural no Tabatinga Gastrobar.


A FALMA (sob presidência do escritor César Brito) congrega todas as Academias de Letras do Maranhão, e tem como objetivo organizar e promover atividades literárias, intelectuais e culturais em nível estadual. A ALCAF (sob presidência do escritor Paulo Melo Sousa), por sua vez, visa estimular a produção e a difusão das manifestações culturais, atuando na defesa, no resgate e na preservação e valorização das tradições e da memória histórica do passado e da atualidade da antiga Tapuitapera. A escolha de Alcântara para sediar o evento deste ano da FALMA diz respeito ao tema do encontro: Alcântara: Cidade Monumento Histórico Nacional e Museu a Céu Aberto – Em Defesa do Patrimônio Cultural.
Na programação, estão previstos pronunciamentos oficiais, exposições orais, cenas teatrais, apresentações culturais, performance especial com César Boaes, da “Comédia Pão com Ovo”, debates interativos, entrega da “Comenda Sálvio Dino Jesus de Castro e Costa”, da FALMA, a doze personalidades culturais maranhenses, entrega da “Comenda Mestras e Mestres dos Saberes de Alcântara”, da ALCAF, encerrando-se a programação com apresentações culturais. Dentre as palestras, destaca-se a que será proferida por Paulo Sabá, representante do Ministério da Cultura, que discorrerá sobre o Sistema Municipal de Cultura: Mecanismos de Fomento ao Livro e à Literatura. O escritor Osmar Gomes, por sua vez, presidente eleito da Academia Ludovicense de Letras – ALL fará palestra sobre O Papel das Academias de Letras na Atualidade.


Segundo palavras do presidente da FALMA, escritor César Brito, “os dirigentes em especial, os presidentes das Academias de Letras precisam ser hábeis para enfrentarem as diversidades da gestão em tempos de rápida transformação, entre elas, a captação de recursos e financiamentos, gestão burocrática e administrativa, coesão e engajamento dos membros perante as divergências de perfis e de ideias, desafios políticos e sociais, preservação e acesso aos acervos históricos e ainda a imperiosa necessidade de manter e acompanhar a relevância cultural e social da instituição”.
Antenado com a realização do evento da FALMA / ALCAF em Alcântara, na sede do IFMA, assim se manifestou o Diretor da Instituição, Francisco Jadilson dos Santos Silva: “Ao acolher este momento de celebração da Literatura e da Memória, nós reafirmamos nosso compromisso com a promoção da educação, da cultura e das manifestações artísticas que fortalecem a identidade alcantarense; o abrir de portas não se resume a uma mera disponibilidade de espaço, mas dá boas vindas às iniciativas culturais do município e do Estado, valorizando a produção intelectual, preservando memórias e o patrimônio histórico, de tal forma que o IFMA segue firme no cumprimento de sua missão de integrar educação, cultura e a comunidade”. Venham para Alcântara!
Serviço
O quê? Realização do VI Encontro da Federação das Academias de Letras do Maranhão – FALMA.
Quando? Dia 29 de novembro de 2025.
Hora: A partir das 16 horas.
Onde? Auditório do IFMA Campus Alcântara (rua do Forte, s/nº – Centro. Alcântara – MA).
Entrada franca.
Edição: Redação JP Turismo





































































