Foi realizado, no último sábado, dia 19 de setembro, em Alcântara, o lançamento do “Projeto Guardiães da Memória do Patrimônio Cultural de Alcântara”, que visa salvaguardar o acervo arquitetônico e paisagístico da cidade patrimônio nacional, bem como seus inestimáveis bens culturais imateriais.


A ideia foi proposta pelo Diretor do MHA – Museu Histórico de Alcântara (equipamento cultural ligado à SECMA – Secretaria de Estado da Cultura), o escritor e jornalista Paulo Melo Sousa. Além de realizar ações de reparos nos monumentos históricos (após expressa autorização do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), sobretudo aqueles a céu aberto, a iniciativa se expande no sentido de contribuir com a manutenção dos mesmos, incluindo a inestimável valorização das manifestações culturais de cunho imaterial.
“Este projeto surge num momento em que é necessário reforçar junto à comunidade de Alcântara o sentimento de pertencimento com relação ao patrimônio que a cidade abriga, favorecendo o cuidado que deve existir com relação à preservação dessa memória representada pelo grande patrimônio cultural de Alcântara”, declara Vanessa Leite, Assessora Especial da SECMA, Responsável pela Casa de Cultura do Mordomo Régio, em Alcântara.
O palco escolhido para o lançamento do projeto foi o Largo da Capela de Nossa Senhora do Desterro, templo religioso situado na rua Pequena, esquina com a rua das Mercês, no Centro Histórico de Alcântara, e que está em péssimas condições, apresentando sérios problemas na sua estrutura física, com a presença de cupim na parte posterior do altar, presença de maribondos e morcegos no interior da Capela, e até uma colméia entre o forro e o telhado.


Inicialmente, as ações desenvolvidas pelo projeto serão executadas na Capela de Nossa Senhora do Desterro. “Com a limpeza interna e externa do templo já conseguimos melhorias das condições da capela, o que possibilitou a realização de uma pequena programação durante o lançamento do projeto: celebração religiosa, toque de caixas do Divino Espírito Santo com as caixeiras Karina Pinheiro e Thayla Ferreira, apresentação de uma cena do Pastor de Dona Maria Ferreira, canja musical com os cantores e músicos Pinheirinho e Chicão, de Alcântara, seguido de três marchas de Tambor-de-Crioula com coreiros e coreiras da cidade, além de um abraço simbólico da Capela”, informa Paulo Melo Sousa.
Edição: Gutemberg Bogéa