Em solenidade no auditório da Prefeitura de São Luís com a presença do Prefeito Eduardo Braide e a participação dos prefeitos e secretários das pastas de cultura, turismo, comércio e infraestrutura das cidades do Litoral Ocidental Maranhense e demais regiões que compõem os polos São Luís e Floresta dos Guarás, foi assinado na última segunda-feira (21/08), o termo de cooperação para estruturação, consolidação e difusão do novo roteiro maranhense.


Nessa que poderá vim a ser uma das mais interessantes e importantes rotas do turismo nacional, visto a sua proximidade com o Estado do Pará e Amazonas, dentro da Amazônia Brasileira e que futuramente se interligariam na construção de uma rota integrada, o roteiro terá como cidades reunidas nesse conjunto de atrativos maranhenses, os municípios de São Luís, Raposa, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Alcântara, Bequimão, Central do Maranhão, Guimarães, Cedral, Porto Rico, Mirinzal, Cururupu, Serrano do Maranhão, Bacuri e Apicum-Açu, que assinaram o termo de cooperação técnica para a criação desse novo e histórico momento turístico.


Vale ressaltar que na continuidade desse projeto ainda podem se alocar municípios como: Turiaçu, Luís Domingues, Godofredo Viana, Cândido Mendes e Carutapera na divisa com o Pará, na cidade paraense de Viseu, o que facilita uma aproximação dos dois estados para uma realidade sublime de ligação entre essas duas potências turísticas, cultural e históricas do Brasil.
Além dos municípios, a Gekos Turismo, a Delta Lençóis Kite Trip e a Associação de Vela e Esportes Náuticos do Maranhão também estão fazendo parte do termo de cooperação que foi assinado com a presença de autoridades, convidados e a imprensa local.


De acordo com o ato, todos os municípios e entidades do setor privado participantes terão até 2024 uma planilha de tarefas e ações que poderão fazer parte da elaboração, criação e implementação desse novo e esperado roteiro turístico.
Entre as atividades do plano de trabalho, constam capacitações, elaboração e produção de vídeos promocionais, famtours, press trip, e toda uma promoção de materiais publicitários visando promover a consolidação desse que será mais um roteiro cheio de novidades para o turismo maranhense.
Partindo de São Luís


Um Maranhão ainda desconhecido do mundo! Os turistas que chegarem em São Luís poderão desbravar destinos ainda poucos explorados. O novo roteiro turístico irá contemplar os visitantes a partir de São Luís, com a história da capital, e seus casarões, azulejos e sobrados tombados como Patrimônio Mundial da Humanidade, além de sua rica, diversificada e pulsante cultura, gastronomia, praias, artesanato e vida noturna cativante.
Na Grande São Luís, os municípios de Raposa com seus passeios nas tradicionais embarcações, gastronomia e rico artesanato se destacam, juntamente com São José de Ribamar das festas religiosas de lua cheia e Paço do Lumiar com seu turismo ecológico, marcado pela presença de manguezais, rios e igarapés nos portos das comunidades de pescadores de Iguaíba, Pindoba, Pau Deitado, Mocajituba, Mojó e Timbuba.
Para o Secretário Municipal de Turismo, Saulo Santos, é importante a junção de esforços para que esse novo projeto se realize. “Os polos São Luís e Floresta dos Guarás vão trabalhar juntos para potencializar o turismo nestes destinos. O prefeito Eduardo Braide acredita no trabalho voltado para o turismo e delibera para que a Setur se integre a outros municípios e consiga alavancar o turismo nessas regiões. Com o Termo de Cooperação Técnica vamos trabalhar de forma conjunta para fazer uma rota elaborando, formatando e estruturando os 15 municípios para receber bem o turista”, observou, Saulo Santos.
Floresta dos Guarás
Cidade monumento nacional, Alcântara é a porta de entrada dessa maravilha natural que é o polo Floresta dos Guarás, pois é partir dela da baia de São Marcos que as aventuras pelo litoral ocidental do estado se descortinam.


A parte amazônica do estado irá fomentar os visitantes a paraísos ainda pouco conhecidos, onde rios, praias, ilhas, manguezais e santuários provocam encontros primorosos entre o homem e natureza, permitindo ao ser humano conhecer ambientes que precisam ser mais apreciados e preservados dentro da fauna e da flora.
Dos atrativos turísticos do polo, a Ilha dos Lençóis, em Cururupu, cantada em sambas enredos cariocas desde a década de 70 – pela Beija Flor e Salgueiro -, cenário da lenda do Touro Encantado, do Sebastianismo, das crenças populares do rei de Portugal, Dom Sebastião, está entre inúmeros atrativos que enriquecem a história desses destinos.


Praias como Caçacueira, São Lucas, Mangunça, Araoca, Recreio, Guajerutiua, essas três últimas, em Guimarães, cidade histórica na Baia de Cumã que juntamente com tantos outros municípios irão oferecer um leque de opções de turismo, são praias que merecem uma atenção especial dos visitantes, visto a beleza e a preservação de suas áreas.
Um outro atrativo que irá surpreender e causar sensações maravilhosas nesse novo roteiro, é o Parcel de Manuel Luís, um cemitério de embarcações do mundo, com as mais diferentes espécies marinhas e recifes de corais.
De acordo com o Prefeito Eduardo Braide, esse novo roteiro irá comtemplar no turismo uma região importante do Estado, pois o potencial na região e as maravilhas existentes no folclore, na gastronomia, artesanato, religiosidade, assim como de belezas naturais e história, são de enriquecer o conhecimento.
“Por já ter visitado muitas dessas cidades, e povoados, posso falar com toda certeza que o polo São Luís / Floresta dos Guarás será um roteiro fascinante para quem visitar o Maranhão, fortalecendo esta cadeia tão importante para a economia do Maranhão, que é o turismo”, afirmou prefeito Eduardo Braide.
Na prateleira nacional
Um novo roteiro que para os maranhenses já entra na prateleira do mercado nacional com todas as possibilidades de sucesso, o que irá depender apenas da sua formatação, estruturação e empenho conjunto de todos os envolvidos.
Para Pamela Soares, empresária, as cidades do Litoral Ocidental Maranhense sempre foram visitadas pelos maranhenses, mas a necessidade do turismo nessa região é cada vez mais necessária, pois a organização, a qualificação e o planejamento de um roteiro como esse, só tem a beneficiar a população das cidades que fazem parte do roteiro. “Será sem sombras de dúvidas um grande passo para o crescimento maior do turismo no Maranhão, a abertura de novas estradas interligando esses municípios, desencadeando o desenvolvimento social e cultural para as comunidades, e com isso a abertura de novas fontes de renda”, ressaltou Pamela.


Participaram da solenidade, a vice-prefeita Esmênia Miranda; os secretários municipais de São Luís Igor Almeida (Secom) e Marco Duailibe (Secult); os prefeitos de Cedral, Fernando Cuba e de Apicum-Açu, Zequinha Ribeiro; secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Paço do Lumiar, Benedito Amado Filho; secretário de Turismo de Raposa, Sebastião Duarte; secretário de Cultura e Turismo de Alcântara, Jedson Coelho; secretário de Cultura e Turismo de São José de Ribamar, André Cruz; secretário de Turismo de Apicum-Açu, Fernando Gonçalves; secretária de Turismo e Pesca de Serrano do Maranhão, Tamires da Silva; secretário de Meio Ambiente e Turismo de Mirinzal, Dennis da Conceição; secretário de Cultura e Turismo de Bequimão, Sérgio Pereira; secretário de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Turismo de Cururupu, Ademilton Ramos; secretário de Educação, Esporte, Cultura e Turismo de Bacuri, Rosinaldo Campelo; secretário de Cultura e Turismo de Central do Maranhão, Adenilson Reis; secretário de Cultura e Turismo de Cedral, Josenilson Melo; além de outras autoridades.
Texto: Gutemberg Bogéa