Ceará, Piauí e Maranhão reúnem em seus territórios um roteiro turístico repleto de belezas naturais, praias paradisíacas, esportes radicais, além de gastronomia rica, artesanato e atrativos histórico-culturais considerados patrimônios da humanidade. Esse roteiro é chamado de Rota das Emoções e tem como principais atrativos a praia de Jericoacoara (CE), o Delta do Parnaíba (PI) e os Lençóis Maranhenses (MA). São, ao todo, 500 quilômetros de um roteiro integrado que envolve 14 municípios, sendo a opção de viagem mais desejada por milhares de turistas brasileiros e estrangeiros.


Visitar esse roteiro, porém, esbarrava em uma dificuldade. A falta de transporte adequado. Agora, isso não é mais um problema. A Guanabara ampliou a sua operação na região e lançou o serviço Fortaleza – São Luís, via Jijoca de Jericoacoara, Parnaíba e Barreirinhas, cidades portas de entrada dos principais atrativos da Rota das Emoções. São saídas diárias de Fortaleza para São Luís no serviço Galaxy, que une todo o conforto e segurança das classes Leito e Executivo em um único veículo. A boa notícia é que as passagens do novo serviço estão com preços bastante acessíveis, democratizando ainda mais as viagens.
Os ônibus desse serviço, os Double Decker, mais conhecidos como os ônibus de dois andares, contam com poltronas revestidas em couro, carregador para celular e outros dispositivos móveis, sistema de entretenimento, além de encosto de pernas, tudo para proporcionar aos clientes uma experiência de viagem sem igual.


serviços da Guanabara – Foto: Gutemberg Bogéa
Se o destino é Jericoacoara, a Guanabara leva de Fortaleza até Jijoca e por meio de uma parceria com uma cooperativa local os clientes viajam até Jeri. O serviço que interliga Fortaleza a Jijoca foi implementado ainda em janeiro deste ano e contempla ainda outros municípios, como Mundaú, Trairi, Itapipoca, Itarema, Amontada, Miraíma, Cruz, Bela Cruz, Morrinhos, Santana do Acaraú e Acaraú.


viajantes – Foto: Gutemberg Bogéa
De Jeri para os outros municípios da Rota, a Guanabara disponibiliza diversas opções. Dessa forma, é possível percorrer todo o trajeto do roteiro sem deixar de aproveitar tudo o que a rota tem a oferecer. Seja qual for o ponto de partida, o que importa é se lançar e aproveitar a aventura. Não vão faltar emoções nessa viagem!
Municípios que compõem a Rota das Emoções
Maranhão: Santo Amaro, Barreirinhas, Paulino Neves, Tutóia e Araioses.
Piauí: Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia e Cajueiro da Praia.
Ceará: Chaval, Barroquinha, Camocim, Jijoca de Jericoacoara e Cruz.


brasileiro – Foto: Gutemberg Bogéa
Parque Nacional dos Lençóis


A partir do Maranhão o primeiro destaque da Rota é o Parque Nacional dos Lençóis (MA) – único deserto do mundo com milhares de lagoas em dunas de areia branca, numa área de 155 mil hectares. Uma das mais deslumbrantes paisagens brasileiras, na maior parte do ano é de fato um oásis no areal, com suas lagoas cristalinas e vegetação tropical.
Barreirinhas é a porta para os Lençóis e por essa razão especializou-se em bem receber o visitante: são dezenas de opções de hospedagem, desde as mais rústicas pousadas aos resorts de luxo. Paulino Neves, que há poucos anos foi desmembrada de Barreirinhas, é um vilarejo cercado de dunas, com dezenas de pequenas ilhas e rios. No Rio Novo, de águas calmas e transparentes, vivem tartarugas gigantes. E em Tutóia são 20 quilômetros de praias paradisíacas, além de mangues, dunas, lagos e rios.
Da cultura dessas localidades destacam-se a saborosa culinária à base de frutos do mar e o artesanato feito da fibra do buriti, palmeira nativa da região. Junte-se a isso a hospitalidade das pessoas da região e temos um dos três conjuntos de emoções da Rota, que também pode começar pela outra ponta, Jericoacoara (CE).
Delta do Parnaíba


Um santuário ecológico composto de dunas, mar e lagoas, o terceiro maior delta oceânico do mundo e o único em mar aberto das Américas, numa área de 2.700 quilômetros quadrados: 35% no estado do Piauí e 65% no Maranhão. Área de Proteção Ambiental desde 1996, o Delta tem seu desenho geográfico parecido ao de uma mão aberta cujos dedos representam os principais afluentes do Rio Parnaíba.
Os passeios pelos igarapés reservam encontros com diversas espécies da fauna da região, entre os quais o jacaré de papo amarelo, peixes de quatro olhos, guarás em revoada e caranguejos. Tutóia, Araioses (MA) e Parnaíba (PI) são as principais cidades desta etapa. Ambas contam com belíssimas praias e estrutura hoteleira de qualidade. Em Araioses, as praias e ilhas disputam o foco das atenções com a história presente na Igreja de Nossa Senhora da Conceição (século 19) e no cemitério indígena Arayos, a 20 km da sede.
Praia de Jericoacoara


A praia de Jericoacoara é reconhecida internacionalmente como uma das dez mais bonitas do planeta. Está localizada em um pequeno e rústico vilarejo, um lugar extremamente animado, com uma estrutura fantástica de hotéis, pousadas, restaurantes, lojas e bares. A partir de lá, é possível realizar diversos passeios para o Parque Nacional de Jericoacoara, e a grande pedida é um passeio de bugue para desfrutar de toda a beleza natural do lugar.
Criado em fevereiro de 2002, o Parque possui uma área total de 8.416 hectares, e possui diversos atrativos, que incluem desde a prática de esportes radicais em belas praias e lagoas, até a contemplação de monumentos naturais extraordinários – como a Árvore da Preguiças, o Serrote, ou a Pedra Furada – esculpida pelas ondas do mar e principal cartão-postal de Jericoacoara. Outra atração colossal é o enorme campo de dunas que se estende por quase toda a extensão do Parque, onde há opções de passeios a cavalo e também a possibilidade de experimentar uma das atrações mais bonitas do destino: a contemplação do espetáculo do fim da tarde na grande Duna do Pôr do Sol.
Outro ponto imperdível de Jijoca de Jericoacoara é a famosa lagoa de água quente e cristalina da região, a Lagoa Paraíso, onde você pode tirar a clássica foto deitado em uma rede dentro d’água, bebendo uma água de coco geladinha. A Lagoa do Paraíso faz parte de um conjunto de lagoas que ficam no entorno do Parque, entre as quais destacam-se a Lagoa Azul, que é um lugar perfeito para quem quer relaxar.


Edição: Gutemberg Bogéa