O 16º Festival das Cataratas começou a celebrar a retomada do turismo na noite desta quarta-feira (1°). O evento, que acontece até sexta-feira (3) no Rafain Palace Hotel, é considerado um dos maiores do turismo nacional e já começou com a cerimônia de abertura no Hotel Grand Carimã, um pouco antes da abertura do Natal Águas e Luzes, que acontece às 20h, na Praça da Paz.
Entre as autoridades que estiveram na abertura estão o vice-governador do Paraná, Darci Piana; o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná, Márcio Nunes; o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro; o secretário de Turismo, Projetos Estratégicos e Inovação, Paulo Angeli; e o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, general João Francisco Ferreira.
Com 7 mil metros quadrados, a área de exposição está 40% maior do que 2020. No espaço, expositores do Brasil e do mundo apresentarão seus produtos e serviços.
Hoje (2) e na sexta-feira (3), a programação segue no Rafain Palace Hotel & Convention com a tradicional Feira de Turismo e Negócios, que será aberta oficialmente às 14h, e segue até as 20h.
Rota Nordeste Arretado será novo atrativo do país


Já pensou em aproveitar as belezas da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e de Alagoas em uma única viagem? É o que propõe a rota “Nordeste Arretado”, lançada nesta quarta-feira (01.12), em São Paulo (SP), e que contou com a presença virtual do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto. A iniciativa tem o objetivo de divulgar e promover conjuntamente todos os atrativos turísticos da região, que, além de sol e praia, oferece uma gastronomia única e cultura ímpar.
Além do lançamento oficial da rota, os quatro estados realizarão uma série de ações de promoção na capital paulista. Entre elas, a exposição de atrativos turísticos, artesanato e manifestações culturais. Outra novidade anunciada será a realização do Roadshow Nordeste Arretado, que vai levar jornalistas, influenciadores digitais e representes do trade turístico paulista para conhecerem, em primeira mão, mais detalhes do projeto.
No site do Nordeste Arretado haverá as rotas que podem ser exploradas nesse roteiro, como turismo ecológico, romântico, gastronômico e muito mais. Além disso, quem navegar pelo www.nordestearretado.com.br encontrará roteiros diversificados para explorar as quatro localidades, informações sobre cada destino e dicas para o viajante.
VLI inaugura primeiro centro de preparação para operadores, em Imperatriz


A VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – inaugurou o seu primeiro centro de preparação para novos operadores e capacitação de profissionais, em Imperatriz (MA). A unidade, também chamada de dojo, é focada em fortalecer as habilidades técnicas e promover ainda mais segurança nas rotinas de trabalho, além de contribuir para a entrega de componentes e na manutenção de rodeiros, que integram toda a parte de rodas, rolamentos e eixos que permitem a movimentação do vagão sobre os trilhos.
A unidade é estratégica para a operação da VLI na Ferrovia Norte-Sul. Por meio do tramo norte da ferrovia, a companhia oferece agilidade ao escoamento de grãos, aumentando a competitividade brasileira nas exportações. As cargas saem do interior do país, passam pelos terminais de Porto Nacional e Palmeirante, em Tocantins, e seguem até o Porto do Itaqui, em São Luís (MA).
Os treinamentos ministrados no novo dojo são direcionados aos colaboradores das regiões adjacentes a Imperatriz e sua dialética é conceituada no Sistema Toyota de Produção (TPS), cujo objetivo é proporcionar aumento de produtividade e eficiência, evitando desperdícios de recursos e tempo. Além disso, o liceu adota a metodologia Training Within Industry (TWI) – Treinamento Dentro da Indústria ou Treinamento no Local de Trabalho – que consiste em introduzir, na teoria, e depois na prática, o trabalho de manutenção de rodeiros.
O supervisor de Vagões e Componentes da VLI, Bruno Rafael, destaca a importância do espaço e as expectativas a partir de sua utilização. “Este é primeiro centro de capacitação seguindo o modelo de TPS na região e seu escopo é aperfeiçoar os atributos técnicos dos profissionais. O projeto também contribui para melhorar os rodeiros de vagões da companhia, além de expandir os conhecimentos técnicos dos colaboradores, com foco na realização de atividades cada vez mais seguras”, explicou.
Desta forma, o dojo vai atender toda a companhia em Imperatriz e garantir que os colaboradores que atuem na área sejam qualificados para realizar as atividades com excelência, assegurando assim um aumento na eficiência e na confiabilidade, minimizando desperdícios e evitando perdas operacionais.




































































