Em mais um passo para a modernização da Associação Mundial de Profissionais de turismo, a Skål International finalizou seu 49º. Congresso Regional de Clubes Skål Internacional, realizado em Montevidéu, Uruguai.


Além de dirigentes representantes de todos os países latino-americanos, foram presentes a Presidente mundial da Skål International, Denise Scrafton , do clube australiano de Gold Coast e Andrés Hayes , do clube de Washington DC, atual vice-presidente e já eleito para suceder a atual presidente em 2026.
Durante o Congresso, foi aprovado um novo modelo de governança para a gestão regional, com a fusão dos comitês da América Latina da Área Sul (CAS), presidida até este momento por Rosario Gonzáles, da Bolívia e da Área Norte (CAN), presidida pelo venezuelano Nicola Furnari, desenvolvendo-se num único comitê denominado CAL, Comitê Latino-Americano. Simbolicamente os presidentes do CAS e do CAN passaram seus colares, símbolo máximo da entidade, ao recém-empossado presidente do CAL.


Liderança inovadora reconhecida pela ONU Turismo
O compromisso de modernizar a Skål foi reconhecido pela ONU Turismo em 2024, que premiou a entidade pelo seu protagonismo no incentivo ao desenvolvimento sustentável.
“Precisamos conectar diversidade, inteligência coletiva e hospitalidade com a nova geração de viajantes e profissionais”, afirmou Andrés Hayes , ressaltando a importância de novos modelos de negócios colaborativos.
Atualmente, o Skål Internacional está presente em cerca de 300 cidades, em mais de 80 países. Reúna mais de 12 mil líderes voluntários . Campo ao seu lema de promoção de amizade e negócios éticos, a entidade pratica hospitalidade, conectada ao conhecimento científico e aos pilares do ESG como guias para o avanço civilizatório global.
Panamá sediará o congresso regional em 2026
A Presidente da Skål International Panamá, Yvonne Lohrer, que desde já organiza o 50º. Congresso regional para abril de 2026, afirmou durante a apresentação do destino que: “ hay pocas instituciones en el Universo que projetam em forma desinteressada mensagens de paz e amizade, criando um clima de afeto, carinho entre os profissionais”.
Edição: Redação JP Turismo