

Dica de Leitura
A HISTÓRIA DA VELHICE NO BRASIL
Autora: Mary Del Priore
Editora: Vertígio (2025)
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦
TARDEZINHA DA ITAIPAVA
São Luís ganha neste sábado, 19 de julho, às 17h, uma tarde especial para agitar as férias no Centro Histórico da cidade. A Itaipava, marca do Grupo Petrópolis — maior cervejaria com capital 100% nacional —, é novamente a patrocinadora oficial da maior roda de pagode do Brasil, idealizada pelo cantor Thiaguinho (foto). O evento chega na capital maranhense numa turnê que irá percorrer 26 cidades brasileiras, trazendo mais uma vez toda essa energia envolvente para os ludovicenses.
Cristiane Rosa, Head de Marketing de Categorias e Consumer Insights do Grupo Petrópolis, revela que para celebrar os 10 anos de parceria, a marca criou uma embalagem exclusiva da Itaipava Premium, uma American Lager com maturação prolongada e maior concentração de malte e lúpulo alemão. A cerveja será vendida nos shows da turnê em uma embalagem exclusiva de 350ml, com design personalizado que carrega a identidade visual da Tardezinha, reforçando a conexão entre a marca, o pagode e os momentos que ficam na memória dos brasileiros.
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦


PALESTRA HISTÓRICA
No dia 8 de agosto de 2025, às 19h, o historiador Euges Lima apresentará a instigante palestra “A Expedição de Aires da Cunha e a Povoaçāo de Nazaré”, durante a II Feira do Livro do Itaqui-Bacanga, no Auditório Temístocles da Silva Maciel Aranha (Praça da Ressurreição, Anjo da Guarda).
Nesta palestra, Euges Lima abordará os bastidores e controvérsias da expedição portuguesa de Aires da Cunha em 1535, enviada para fundar a capitania do Maranhão. Um dos maiores mistérios discutidos até hoje — o verdadeiro local do naufrágio da armada e a exata localização da antiga povoação e fortaleza de Nazaré ( São Luís, ilha do Medo ou ilha de Santana ?)— , será explorado com base em novas pistas e interpretações.
Um dos grandes destaques da apresentação é a tradução inédita e integral, feita recentemente por Euges Lima, da célebre Carta do embaixador espanhol Luís Sarmiento, fonte contemporânea direta aos acontecimentos. Esse documento, traduzido pela primeira vez ao português, lança nova luz sobre os detalhes da viagem, os conflitos diplomáticos e os desafios da ocupação luso no norte do Brasil.
Uma oportunidade rara para conhecer melhor um capítulo pouco conhecido — e profundamente controverso — da história colonial brasileira.
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦


“FÉRIAS ESPACIAL”
O Golden Shopping Calhau segue com sua programação infantil de férias. No sábado (19) e domingo (20), na Praça de Eventos 01, os fãs dos livros de colorir do Bobbie Goods têm encontro marcado a partir das 15h para mais uma oficina ministrada pela empresa Pinturices. Haverá também oficina promovida pelo Quintal Criativo, a “Scrapbook Sistema Solar” que começará a partir das 17h, com recortes usados para preservar ou exibir recordações, numa variedade de materiais, como fotografias, bilhetes, recortes e outros itens pessoais significativos.
Já no domingo (20), a garotada pode pular e dançar bastante com mais um pocket-show, desta vez “Conexão Aranhaverso”, assinado pela Paty Produções, a partir das 17h. Uma história do jovem Miles Morales, que tem sua vida mudada após ser picado por uma aranha radioativa. Uma incrível aventura a ser contada para os fãs do super-herói, entre crianças e adultos. Os eventos são gratuitos.
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦


RESISTÊNCIA BOIEIRA
Assistimos no sábado passado, no Monte Castelo, ao 30º Festival de Bois de Zabumba, com cordões de São Luís e convidados dos municípios de Carutapera, Pinheiro e Guimarães, onde se originou o sotaque, um dos cinco do nosso belo folguedo junino. A festa que ganhou o amanhecer, com a Avenida Newton Belo tomada de alegria, batuques, toadas e admiradores, comprovou mais uma vez a riqueza das tradições culturais locais. Criado em 1995, num projeto de vital importância que sempre merecerá o apoio das autoridades por Basílio Durans – que também comanda o Boi da Liberdade 2 -, a festa mostra cada vez mais a sua autenticidade. Uma multidão toda, para seis valentes banheiros químicos! Esperamos que, em 2026, alguém na prefeitura faça a conta de divisão corretamente! Na foto, Basílio Durans, boieiro de quatro costados, que ajudou a fortalecer os zabumba.
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦


DITADURA NUNCA MAIS
Um dos pontos altos, no 30º Festival de Bois de Zabumba, no Bairro do Monte Castelo, foi a entoação da toada: “Brasil, oh meu Brasil, o Oscar conquistou,/ o cinema brasileiro de patamar se elevou! / Ainda Estou Aqui foi o filme vencedor. / Salve Walter Sales, Fernanda Torres interpretou, / junto com Selton Melo, casal de grande valor! / É a História de Eunice e o marido, Rubens Paiva, / que no tempo da ditadura foi morto sem ressalvas, / na Lei do vale tudo, não diga nada e se cale! / Ditadura nunca mais é o que tenho a dizer! / Salve a democracia, melhor pra mim e pra você!”. Toada de autoria de Nélio, cantador do Boi da Fé em Deus, fazendo valer o senso crítico dos nossos bumba-bois. O autor tem formação em História, daí o oportuno e a competência na composição. Na foto, o cantador Nélio Silva que exaltou a vitória do filme brasileiro na disputa pelo Oscar.
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

![]()
A Favela do Samba abriu inscrições para sugestões de tema/enredo para o carnaval 2026. As propostas devem ser enviadas até o dia 25 de julho para o email oficial da escola faveladosambaoficial@gmail.com, contendo a identificação dos autores do tema/enredo, breve descritivo da proposta e possíveis viabilidades econômicas e artísticas para sua execução. O resultado deverá ser divulgado até o dia 4 de agosto.
No último dia 27 de junho, o Grupo Potiguar recebeu o evento “Conexão RH – Conectando Líderes de RH”, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Maranhão (ABRH-MA). O encontro reuniu lideranças da área de Recursos Humanos de diversas organizações, promovendo momentos ricos de trocas de experiências, reflexões sobre práticas de gestão e discussão dos desafios e oportunidades do setor de RH no cenário atual.
O Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis, deu início a sua 52ª edição nessa, quinta-feira (17/07), abrindo o circuito de programação que segue até 3 de agosto. Ao longo de 18 dias, o Jardim da Serra Gaúcha se transforma em palco para a celebração da diversidade cultural, reunindo grupos folclóricos e bailarinos de sete países em apresentações que encantam e emocionam.
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦
Tenha fé, supere os obstáculos e transite com destino à felicidade!♥♥♥
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦
“Honra a teu pai e tua mãe”; este é o primeiro mandamento com promessa, para que vivas bem e tenhas vida longa sobre a terra. (Efésios, 6)
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦


































































