Dica de leitura
FACHADA DE AZULEJOS – CRÔNICAS LITERÁRIAS
Autor: Josué Momtelo
Impressão: Lithograf (Edições AML – 1996)
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦
CONGRESSO DA ABRAJET EM MACEIÓ
A cidade de Maceió receberá jornalistas de todo o Brasil para o 40º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – ABRAJET. Com realização marcada de 25 a 28 de setembro, o evento terá como tema central “A Nova Era do Jornalismo de Turismo: Inovação e Compromisso com a Verdade”. Apoiado pelo Governo do Estado de Alagoas, Assembleia Legislativa, trade turístico, além da Associação dos Municípios Alagoanos – AMA.
Com palestras e atividades, no Ipioca Beach Resort – onde estarão hospedados os visitantes – e Assembleia Legislativa, os jornalistas irão conhecer a vocação turística de todos os municípios de Alagoas através de apresentações de produtos e cases publicitários dos destinos e visitas técnicas aos litorais norte e sul de Alagoas. No encerramento, os participantes serão recepcionados com uma apresentação das festas de final de ano, o Réveillon da cidade de Maceió.
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦


413 ANOS NA CIDADE DA ALEGRIA
Foi aberta ontem (4), a programação festiva de aniversário da cidade de São Luís que acontecerá na próxima, segunda-feira, dia 8 de setembro. A noite de abertura teve início com a celebração do Dia Municipal do Reggae comemorado, hoje, dia 5 de setembro. A programação do reggae continua nesta sexta-feira com as atrações internacionais: Eric Donaldson, Cedric Myton e Julian Marley, além das atrações locais Victor Cena e a Radiola Estrela do Som, tocando nos intervalos das bandas. A comemorações seguem até o dia 28 de setembro com destaque para os shows de Julian Marley (filho de Bob Marley), Alcione, Ivete Sangalo, Gusttavo Lima, Joelma, Matheus & Kauan, Elba Ramalho, Alceu Valença, Seu Jorge, Jota Quest, Sorriso Maroto, Marina Sena, Pabllo Vittar e João Gomes. Na foto, Julian Marley.
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦


“TRÊS MULHERES ALTAS” EM SÃO LUÍS
Um clássico de Edward Albee, a montagem “Três Mulheres Altas”, estrelada pelas atrizes Ana Rosa, Helena Ranaldi e Fernanda Nobre, que já passou por 11 cidades, acumula indicações a prêmios e já foi assistida por mais de 70 mil espectadores, terá temporada especial em São Luís – será nos dias 19, 20 e 21 de setembro, no palco do Teatro Arthur Azevedo (TAA).
Dirigida por Fernando Philbert, a peça — que rendeu o Prêmio Pulitzer ao autor — traz uma comédia mordaz que reflete sobre a passagem do tempo por meio de um acerto de contas entre três gerações. O espetáculo é apresentado pelo Ministério da Cultura e Bradesco Seguros, através da Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais.
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦


O FINO DO JAZZ
Sempre buscando oferecer um ambiente intimista e fino, o restaurante Villa do Vinho Bistrô sob o comando do chef e empresário Werter Bandêira prepara um elegante jantar ao som do jazz, nessa sexta-feira, dia 5. Um repertório suave com a excelente interpretação na voz de Carla Sibele, acompanhada dos músicos Deidivaldo França e Cleuton Silva. Uma sinergia musical ao melhor estilo surgido da cultura afro-americana.
O bistrô apresenta um menu contemporâneo cheio de novidades, onde novos pratos aguçam o paladar, seguido de sobremesas deliciosas. Sempre inovando, às terças e quartas-feiras das 18h30 às 22h30, a Villa apresenta mais uma novidade, o primeiro Rodízio de Vinhos da cidade; com degustação de sete diferentes tipos de vinhos nacionais e importados.
Com isso, a casa se consolida como um espaço de atmosfera perfeita para se vivenciar bons momentos. A Villa do Vinho Bistrô fica localizado, na Avenida Mário Andreazza, Nº 534.
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦


SAMBA BENEFICENTE
O Lampiões, na Praça Santo Antônio, no centro de São Luís será o ponto de encontro dos amigos do professor Wesley Sousa, no dia 15 de setembro, a partir das 19h, data que o ativista político e músico comemora seu aniversário. A roda de samba solidária irá reunir convidados para uma festa beneficente reunindo sambistas maranhenses, com participação dos grupos Argumento e Feijoada Completa.
Uma data especial onde a solidariedade e a gentileza irão marcar esse momento gratificante de apoio a projetos sociais. Com um 1 kg de alimento não perecível, os parceiros podem abraçar a iniciativa, além de curtir uma boa noite de samba, regada a muita alegria e satisfação em fazer o bem. Para participar basta acessar o link: sambado professor.com.
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦
O Sesc reabriu as portas da unidade gastronômica do Olho D’água. A solenidade de reabertura do restaurante aconteceu na última sexta-feira, dia 29 de agosto com um jantar especial para convidados. Um novo momento com uma nova experiência gastronômica e mais investimentos na reestruturação do restaurante que foi ampliado em sua capacidade de produção e atendimento. O restaurante volta a funcionar no primeiro dia de setembro, com espaços mais moderno, refeitório amplo, oferecendo mais conforto, dignidade e acessibilidade aos clientes.
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦
Entre os dias 4 de setembro e 26 de outubro de 2025, o Núcleo de Teatro do Oprimido do Baixo Itapecuru (NTOprimido) dará início ao projeto “PRÁXIS – Teatro do Oprimido de Ponto em Ponto”, que promete transformar o cotidiano de comunidades do interior do Maranhão com oficinas e apresentações culturais. A iniciativa vai percorrer localidades historicamente marcadas pela ausência de equipamentos e políticas culturais, como os quilombos e povoados de Anajatuba (São Pedro), Bacabeira (Rancho Papôco), Itapecuru Mirim (Santa Rosa dos Pretos), Santa Rita (Olhos D’Água/Marengo) e Rosário (Itaipu).
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦
No Parque Independência, a 65ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema) vem impulsionando e movimenta o setor agropecuário do Estado desde o dia 31 de agosto. A programação da Expoema acontece até o dia 7 de setembro, véspera do aniversário da cidade de São Luís. Shows de artistas nacionais e regionais, exposições agropecuárias e outras atividades. Na programação do final de semana tem sexta-feira: Calcinha Preta, Alysson Tavares e Flashback do Forró. No sábado: Leonardo, Iara Costa, Tony Guerra e Forró Sacode. No domingo: Fabrícia, Luan Costa e Mara Pavanelly.
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦
Tenha fé, supere os obstáculos e transite com destino à felicidade!♥♥♥
Viva São Luís, 413 anos! Cidade dos Azulejos, Ilha do Amor!
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦