Seguindo a onda crescente do turismo interno na tendência da retomada das atividades turísticas no país que aponta para a preferência por viagens curtas e com natureza, o segmento de enoturismo está em plena recuperação. O turismo associado à cultura, tradição e apreciação de vinhos tem se fortalecido no país, juntamente com a estrutura de atendimento ao turista com hotéis, pousadas, bares e restaurantes. O cenário fica ainda mais promissor com a chegada da vindima, que é a época de colheita das uvas. Os números mostram que o enoturismo foi responsável por muitas viagens pelo Brasil. De acordo com a Uvibra (União Brasileira de Vitivinicultura), antes dos impactos da pandemia de coronavírus, o número de “enoturistas” vinha crescendo de 10% a 15% ao ano. Apenas a cidade de Bento Gonçalves (RS) recebeu mais de 1,5 milhão de turistas em 2019, sendo 500 mil somente no Vale dos Vinhedos. A expectativa é que em 2021 o setor possa retomar a mesma performance.
Luzes anunciaram o Natal Luz de Gramado
Com luzes por toda a cidade, guirlandas, renas e soldadinhos quebra-nozes, a cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul saiu na frente e já se transformou na “Cidade Mágica do Natal”. Ao ar livre, toda a beleza do Natal Luz, com ruas decoradas e iluminadas, já pode ser visto no clima do Papai Noel desde ontem (22/10) permanecendo iluminada até o dia 30 de janeiro. Mas, para garantir a segurança dos moradores e de quem visita o mais tradicional festival natalino do país, os espetáculos em grandes arenas foram cancelados.
Neste ano, devido à pandemia de Covid-19, o festival contará com um palco móvel, que levará diariamente apresentações artísticas a diversas partes da cidade, sempre às 19h, a partir do dia 7 de novembro, o chamado “Rotas e Notas”. Em pesquisa, cerca de 50% do público visitante afirmou ser caminhando a melhor forma de curtir a cidade de Gramado, assim diferentes atrações passarão diante dos olhos do público, sem ser preciso haver concentrações diante de palcos fixos.