A atividade turística foi diretamente afetada pela pandemia do novo corona vírus. Pontos turísticos e atrativos foram fechados, voos suspensos, eventos cancelados, fronteiras interditadas, hotéis, pousadas, bares e restaurantes e equipamentos de lazer obrigados a fechar as portas e turismo internacional seriamente afetado. No Brasil, de acordo com a Confederação Nacional de Comércio, Serviços, Bens e Turismo (CNC), o setor acumulou perdas de R$ 87,7 bilhões em apenas três meses.


Já estudo elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (Impacto Econômico do COVID-19 – Propostas para o Turismo Brasileiro, 2020) aponta que o reequilíbrio dos negócios do turismo deve ocorrer em 18 meses, em fases: primeiro o turismo doméstico, depois o de negócios e eventos e, por último o turismo internacional, até o final de 2021, mas pautado na capacidade do setor para gerar novas alternativas de consumo.
Com o início dessa retomada, algumas alternativas se consolidam para a recolocação das empresas no mercado, no chamado novo normal do Turismo. Um momento de planejar, observar o mercado e traçar novas estratégias de atuação, focadas na segurança do cliente e em novos produtos focados em tendências que os especialistas apontam como as mais promissoras.
O estudo Tendências no Turismo Pós Pandemia, elaborado pelo Sebrae (área de Inteligência Setorial), por exemplo, mostra que dentre essas tendências nesta volta gradativa, algumas opções já aparecem com destaque: a regionalização materializada em viagens curtas, na busca por roteiros e destinos domésticos, de praias e cidades de vizinhança, por atrativos e produtos ligados à natureza, com a primazia do carro e motorhomes nos deslocamentos, o turismo de experiência e um forte investimento em produtos novos ligados a esses conceitos.
No Maranhão, com o apoio do Sebrae em sua atuação para fortalecer a atividade turística, gerar novos mercados e oportunidades, em dois dos projetos capitaneados pela instituição (Turismo Criativo no Pólo São Luís, Turismo no Pólo Chapada das Mesas e a Rota das Emoções) os empresários atendidos estão sendo estimulados para a criação de novos produtos, sintonizados com as tendências e para o planejamento consciente e seguro da retomada.
“Por conta da pandemia, o turismo sofreu impactos significativos que afetaram toda a cadeia, incluindo os pequenos negócios dessa cadeia. Agora, na retomada, a tendência é o planejamento cauteloso do novo momento, privilegiando novos produtos que deem ao turista a segurança necessária, mas que estimulem e valorizem esses momentos de convívio, de lazer e experiências únicas. O Sebrae tem se colocado como parceiro, ajudando os empresários a identificar esses novos nichos de atuação e na criação de produtos sob medida para esta nova realidade”, explica o coordenador de Turismo e Cultura do Sebrae no Maranhão, Luis Walter Muniz.
Produtos de turismo de experiência e valorização de atrativos locais trazem novas perspectivas para as empresas maranhenses


Exemplos dessa estratégia já estão sendo utilizados pelas empresas. Na Rota das Emoções (que une os destinos Lençóis (MA) – Delta das Américas (PI) e Jericoacoara (CE), dois produtos se evidenciam: o Café da Manhã nos Lençóis Maranhenses, realizado na Lagoa Azul, como turismo de experiência; e o roteiro Ecoboia e Flutuação no rio Tamboril, afluente do rio Preguiças, em Barreirinhas -MA. Os dois produtos foram lançados no 4º Salão de Turismo da Rota das Emoções (Em Parnaíba, novembro de 2019), e neste momento ganham destaque crescente.
Com 19 anos de atuação no segmento do turismo, Jony Gomes Silva é dono da agência de ecoturismo Rota Ativa Eco, que oferece diversos passeios na região de Barreirinhas com foco no turismo de experiência eco sustentável. Depois de ter ajudado na formatação de vários roteiros em execução hoje em Barreirinhas, a Rota Ativa Eco oferece o Ecoboia e Flutuação no Rio Tamboril, que consiste na flutuação em boias afluente do Preguiças.
“Neste momento de retomada, estamos mantendo todos os cuidados necessários, para que possamos atender os visitantes de forma segura, sem alarmar ou projetar o risco de vírus. Aos poucos nossa cidade está se modelando, as coisas estão retornando, e graças a Deus, hoje temos a possibilidade de dizer que estamos resgatando um percentual de 30% a 40% do que nós teríamos nesta época de agosto a outubro, pois no período de abril a julho, foi um momento de crise e muito difícil. Estamos agora retomando com segurança e uma perspectiva maior para o próximo ano”, enfatizou Jota Júnior, da Rota Ativa Eco.
Já o Café da Manhã nos Lençóis, criado pela Caetés Expedições, se inicia às 03h30, em veículo 4×4, com destino ao Parque Nacional dos Lençóis e retorno às 8h da manhã. O percurso inclui trilha de 45 minutos até às dunas, onde o turista pode apreciar o nascer do sol e tomar um belo café da manhã, com vista para as lagoas dos Lençóis Maranhenses.
“Criamos esse produto para proporcionar ao turista uma forma diferente de desfrutar do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, com a vantagem de ter privacidade total, pois foge do horário de visitação ao local, o que confere segurança e uma experiência única”, explica empresário Roberdan Caldas, da Caetés Expedições, empresa responsável pelo novo produto.


Na Chapada das Mesas, o Turismo de Aventura também ganhou impulso, com a crescente valorização de atrativos na região sul do estado, onde o turista busca superar seus limites e experimentar o sentimento de liberdade. As empresas que atuam nesse segmento vem atuando com segurança e qualidade e produtos diferenciados. É o caso do empreendimento Rancho das Estrelas, na cidade de Carolina.


impulso, com a crescente valorização de atrativos na região sul do estado – Foto: Divulgação
A empresa oferece turismo de aventura, ofertando aos visitantes a chance de desfrutar das mais belas cachoeiras da região, como Cachoeira da Prata e São Romão, além de meios de hospedagem no lindo rancho no meio da mata. “A parceria com o Sebrae foi muito importante, com a orientação adequada para os empresários desde o início da estruturação do roteiro. Aprendemos muito e tivemos uma nova visão de negócio, buscando capacitar nossos colaboradores, para melhorar cada vez mais a qualidade no atendimento e priorizar a segurança dos nossos turista nestes momento da pandemia’’, ressaltou Neuton Coelho, proprietário do Rancho.
No Polo São Luís, novos produtos criados pela Taguatur Turismo e Eventos, pela Cozinha Ancestral e da Ocean Kite Point também se mostram com boas perspectivas de aceitação.


São Luís para esportes náuticos e na oferta de aulas de kite surf – Foto: Divulgação
Rogério Luna, da Ocean Kite Point, com mais de dez anos no mercado, apostou nas Kites Trips (rotas para a prática de kite surf) e em produtos novos, como passeios de barco e de lanchas, de jet sky, ampliando o leque de atividades dentro de novos padrões de segurança sanitária. Ele também investiu em produtos como aulas e o curso de kite surf, oferecidos desde agosto, produtos que, segundo ele, “agregam experiências ao turista e a oportunidade de desfrutarem vivências ímpares na orla de São Luís e em destinos integrados ao polo São Luís, como Morros, Arari e Alcântara.


A Taguatur Turismo e Eventos, por sua vez, inspirou-se na exuberância da paisagem urbana de São Luís para criar o Tour Anoitecer Gastronômico na Ilha de São Luís, um passeio pelo Centro Histórico (saída às 16h30), iniciando pelo Museu da Gastronomia, passando pelo Palácio dos Leões de onde se aprecia o pôr do sol com a suave brisa da Baia de São Marcos, seguida de passeio a pé pelas praças Pedro II e Benedito Leite para a contemplação de casarões, seguindo pela Rua da Estrela e Praia Grande, com paradas em atrativos como a Cachaçaria da Ilha para degustação de cachaças do Maranhão, da culinária típica e de sabores exóticos como o delicado sorvete Maria Isabel, uma mistura do cupuaçu, coco e a geleia de pimenta com hibiscos.
“O roteiro oferece ao turista novas experiências para aguçar todos os sentidos, dentre eles o paladar, além de uma imersão na cultura local. Esse novo roteiro, abrange estabelecimentos gastronômicos, contemplação da cultura local e o consumo de pratos típicos, o que contribui com memórias e experiências únicas. Um roteiro atemporal, que pode ser feito o ano todo, com segurança e beleza, analisa Rafaela Cordeiro Dias Barbosa, da Taguatur Eventos.


E, na Cozinha Ancestral, o produtor cultural André Lobão, que já tinha idealizado o “Banquete Ritual”, uma experiência em torno do alimento e da interação com outras linguagens artísticas e culturais, também apostou no produto “Conversa ao redor do Fogo”, rodas de conversas e/ou oficinas ao redor do fogão de barro, envolvendo o preparo dos alimentos para serem compartilhados e o debate de temas como arte indígena e sua influência no Maranhão.
Agora, numa parceria com a Palavra Digital (comandada pelos jornalistas Itevaldo Júnior e Roberta Gomes), e como forma de manter o funcionamento da Cozinha Ancestral na pandemia, ele inovou com uma solução para impulsionar o negócio, articulando uma rede colaborativa de empreendedores criativos para a colaboração mútua. Assim surgiu a Sacada da Leitura, produto que possibilitou a ocupação de um dos pavimentos do prédio onde funcionava, até então, apenas da Cozinha Ancestral. Uma grande sacada que trouxe, segundo ele, uma “nova dinâmica de trabalho e atuação”.
O espaço ocupado pela Palavra, empresa de comunicação e geração de conteúdo digital, reúne um acervo bibliográfico com títulos nas mais diversas áreas, principalmente das artes, cultura, política e economia. Além disso, a Palavra também assumiu a gestão das redes de relacionamento da Cozinha Ancestral, transformando a ideia em excelente negócio e em mais um produto diferenciado para os clientes do estabelecimento.
“Essa parceria nos anima, nos estimula e impulsiona, ao mesmo tempo em que fortalece os empreendimentos e essa imensa rede criativa e colaborativa em torno da arte e da cultura existente em São Luís, gerando alternativas de inserção no mercado e a possibilidade de, nesta retomada, uma atuação diferenciada”, frisam André Lobão e Roberta Gomes.


Para a gestora do projeto de Turismo Criativo no Pólo São Luís, Shamia Renata Coimbra, essas experiências, além de abrirem boas perspectivas de mercado para as empresas do turismo, permitem um diálogo muito saudável com outros segmentos econômicos importantes na economia local, como o mercado criativo, a cultura e os traços de regionalidade diferenciais do Maranhão. “Essa integração, sem dúvida é muito salutar e interessante, conferindo ao produto turístico, aos atrativos do Maranhão e a esses novos produtos diferenciais singulares, que o mercado em geral deseja consumir neste momento”, reflete a gestora.
Texto: Laurene Leite