Não deixou de ser uma notícia alvissareira a de que está sendo embalado nas redes sociais o edital da Prefeitura de São Luís, por intermédio da Secult (Secretaria Municipal da Cultura), que trata de regulamento para credenciamento de jurados ao Concurso de Passarela do Samba do Carnaval 2023. Destrinchando a informação, com o preto no branco: A Prefeitura Municipal de São Luís, através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), órgão gestor da política cultural, no uso de suas atribuições legais, torna público para conhecimento dos interessados, exclusivamente pessoas físicas, o presente regulamento de credenciamento de candidatos para ocuparem a função de jurado no concurso da Passarela do Samba do Carnaval 2023, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura – Secult, com o objetivo de democratizar, diversificar, descentralizar e dar transparência ao evento.
Mais adiante, fala que “Constitui objeto deste Regulamento a inscrição e credenciamento de candidatos a serem jurados do Carnaval para o Concurso de Passarela do Samba dos Blocos Tradicionais e Escolas de Samba de São Luís, para posterior disponibilização de banco de dados”. Serão 27 vagas de jurados para Escolas de Samba, dividido entre categorias afins e 15 vagas de jurados para os Blocos Tradicionais dos Grupos A e B divididos entre categorias afins. No item das inscrições, somente serão aceitas de pessoas físicas, e que atendam as especificações, condições, critérios técnicos e requisitos constantes neste Regulamento. Pelo que foi veiculado, a documentação necessária para a inscrição compreende: Ficha de Inscrição devidamente preenchida e assinada; currículo profissional e artístico, com apresentação dos documentos comprobatórios da capacidade técnica para a área a ser julgada; e texto resumido de, no máximo, 20 linhas, produzido pelo candidato, contendo uma descrição dos quesitos a serem julgados e a melhor forma de avaliação dos mesmos; além de Declaração de não existência de vínculo com agremiações participantes dos Concursos do Carnaval de Passarela do Samba 2023, em relação a categoria a qual pretende julgar.
Tudo muito bem! Assim ficou claro que haverá o Concurso de Blocos e Escolas de Samba, na Passarela do Anel Viário! Neste ínterim, até cabendo muito bem um samba famoso gravado pelo Rei do Ritmo, Jackson do Pandeiro, que cantou, num carnaval do Rio, o desabafo de uma agremiação que estava ironizada com a notícia infundada de que não desfilaria: Vou Gargalhar (Composição: Edgar Ferreira): “Quem disse que a escola não sai / não tem cabeça pra pensar / a escola vai sair / o povo da vila vai sambar / vou gargalhar quá qúá quá quá! / Porém a vila vai ver / a nossa apresentação / você errou sem querer, coração! / Sua profecia vai fracassar / e eu vou gargalhar quá qúá quá quá!”.
Se vai ser um dos melhores carnavais dos últimos tempos, entre blocos e escolas de sambas, são outros 500! Aí é esperar para ver! Nossa torcida é que não falta!