Num período de bastante efervescência popular, os cuidados devem ser redobrados para evitar acidentes nas ruas e transtornos com os delinquentes que aproveitam a ocasião nos principais circuitos da folia para “descolarem” um troco da carteira dos outros.
Os locais na cidade que estão recebendo um grande fluxo de foliões, principalmente nessa época, devido à aglomeração nas brincadeiras, necessitam de reparos nos calçamentos e na iluminação pública de suas vias, assim como na segurança para que não aconteçam problemas com maiores danos para a população e para que os roubos não sejam uma ação corriqueira. Não que seja feito isso só para o carnaval, mas sim, para uma São Luís que está sempre em evidência devido as suas particularidades artísticas, isso, para que visitantes e a população possa caminhar por entre ruas, praças, calçadões, longe de cair numa cilada de um buraco coberto por pontas de ferro que muitos vêem e não tem a quem recorrer para cobrar uma ação de recuperação das mesmas.
No Centro Histórico, o lixo deve ser recolhido imediatamente após as festas, uma energia mais potente em toda a extensão das praças João Lisboa, Pedro II e na Praia Grande seria primordial para a diversão de todos e o passeio dos visitantes que chegam a São Luís, assim como se faz com os grandes refletores no Circuito Beira Mar e Litorânea. Em frente ao Palácio dos Leões, do governo e da Prefeitura da capital, logo num ponto crucial da cidade, onde turistas caminham fotografando as belezas da arquitetura ludovicense, onde fazem aquela parada para tirar fotografias, juntamente com seus familiares e amigos, a iluminação no período de férias precisa ser aumentada.
São questões como essas que precisam ser trabalhadas para que na cidade de São Luís, possam ser realizados eventos, festas populares, levando segurança à população e aos visitantes. Não é certo se tirar proveito das pessoas nas festividades do calendário anual de eventos na capital, sem se preocupar com o bem estar da população e dos turistas. É necessária uma fiscalização por parte do poder público nas principais áreas de fluxo de foliões, assim como também de donos de brincadeiras e de locais de eventos, pois todos juntos devem contribuir para que as manifestações ocorram da melhor maneira possível, e com o mínimo de possibilidade de acontecerem transtornos e incidentes. Que o policiamento possa ser bem ostensivo!