A possibilidade de viajar e conhecer cada vez mais o Brasil tem sido uma das prioridades que o Ministério do Turismo vem trabalhado para aquecer o mercado interno.
As webséries “Cidades Criativas do Brasil” é mais um programa que visa mostrar aos estrangeiros e principalmente aos brasileiros alguns dos inúmeros destinos existentes no país, aumentando assim através destas informações as possibilidades do fluxo de viajantes em território nacional nesse competitivo mercado global do turismo.
O Brasil desponta no mundo como um país tropical e fortemente cultural, onde a regionalidade privilegiada pelas mais diferentes formas de expressões artísticas folclóricas e culturais se misturam as suas belezas naturais, sítios arqueológicos históricos e gastronomia inigualável formando um conjunto atraente aos olhos do mundo.
Dentro do trabalho da Rede de Cidades Criativa lançado em 2004 pela UNESCO objetivando a promoção, cooperação entre as cidades no desenvolvimento urbano, na educação, através das boas práticas e fortalecimento cultural, uma série de programas retratando esse Brasil atraente tem ganho destaque nacional por mostrar ao público monumentos, paisagens, histórias, festas religiosas e tradicionais que encantam aqueles que sentem vontade de conhecer os destinos brasileiros.
Desta vez, as retomadas dos grandes eventos nacionais estão tendo destaques nas sequencias das webséries exibidas ao longo do ano. Depois do Espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, em Pernambuco; o São João do Maranhão; a Festa da Colônia, em Gramado (RS) – celebrando a dedicação, rotina e fartura do homem do campo -, e outras festas do calendário brasileiro, a 7° Websérie mostra o Festival de Parintins, no Bumbódromo da cidade, no extremo leste da capital amazonense, Manaus.
Dois dias do evento (29 e 30/06) reunindo dois Bois: Garantido e Caprichoso, numa disputa ferrenha, de grande rivalidade que transforma as cores naturais da cidade em vermelho e azul, misturadas ao verde amazônico da região, com marcas publicitárias tradicionais tendo que mudar até suas cores em detrimento de uma tradição folclórica.
Muitos são os episódios descritos nas emocionantes histórias. Entre as cidades já retratadas nas webséries: Recife (PE) e Salvador (BA), na música; Paraty (RJ), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC) e Belém (PA), na gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), no Design e Santos (SP), no cinema.
O Brasil tem caminhado casa vez mais a passos largos na profissionalização do turismo no país, e entre essas novas ações está o Cadastur – Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos, esse obrigatório entre guias, agências de turismo, meios de hospedagens, parques temáticos, setores de eventos e transportadoras turísticas, interagindo o setor na legalidade de seus serviços e na qualificação da mão de obra de mercado.
A operacionalização legal dos cadastrados de acordo com Lei decretada em 1993, e emissão dos certificados aos prestadores de serviços, ainda possibilitam benefícios aos mesmos, tudo isso em programas junto ao Ministério do Turismo.
Termos de conduta na exploração sexual contra crianças, implantação de Centro de Atendimento ao Turista – CATs, em diversos municípios de potenciais turísticos, cursos online, Selo Turismo Responsável, Mapa do Turismo Brasileiro, as pesquisas de sondagens empresariais nos setores de organização de viagens e agências, a restauração de monumentos históricos, workshops, participação em feiras e eventos internacionais fortalecem cada vez mais o turismo brasileiro, gerando novas oportunidades e esperança de novos momentos para o setor a nível mundial.
Um país que tem tido uma avaliação positiva aos olhos do mundo em se tratando de turismo, um Brasil sendo mostrado em toda sua essência, pronto para receber visitantes de todas as partes do mundo, turistas esses dispostos a conhecerem tradições, folclore, belezas naturais, gastronomia, artesanato, religiosidade, parques históricos e temáticos, paisagens deslumbrantes e o mais importante a cordialidade, simpatia e receptividade do povo brasileiro.