Em mais um final de semana de comemorações chega ao ápice neste sábado (14/12) e domingo (15/12), as festividades dos 240 anos da Igreja Matriz Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, na cidade de Vitória do Mearim.
Após dois finais de semana de intensa mobilização com realização de serenatas, palestras, seminários e homenagens, os vitorienses entram na reta final da festa com uma série de atividades. Dentro da programação destes dois dias, o Seminário de Valorização Histórico-Cultural de Vitória do Mearim (6 Palestras), Mostra da Biografia Vitoriense, Exposição de Xilogravuras do artista vitoriense Airton Marinho Macedo, Mostra do Talento da Academia Vitoriense Jovem, Diplomação de sócios correspondentes – honorários – beneméritos da Academia Vitoriense, Homenagens a personalidades históricas de Vitória do Mearim, lançamento de Livro sobre a história local, Celebração religiosa e o projeto Música para Vitória – Concerto Comemorativo.
Distante 178km da capital São Luís, Vitória do Mearim tem proximidade com os municípios de Arari, Cajari, Miranda do Norte e Viana em seus arredores. Vitória do Mearim é o município mais antigo de toda a região banhada pelo Rio Mearim.
De acordo com a história, o município de Vitória de Mearim já teve diversos nomes como: Baixo Mearim, Vitória do Baixo Mearim, Sítio velho e Curral da Igreja, sendo este ao que se sabe, o mais antigo, originado no fato de, por volta de 1723 terem sido doados meia légua de terras e um curral de gado bovino, por parte do fidalgo da Casa Real Portuguesa, padre José Gama d`Eça, que tentou construir, sob a invocação de Nossa Senhora de Nazaré, uma igreja à margem direita do rio Mearim. Ainda em fase de construção, quando apenas estavam feitas as suas bases, não foi possível prosseguir, pois, chegado o inverno, verificou-se a impropriedade do terreno, campo baixo e alagadiço.
A Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré é a quinta mais antiga do Maranhão, superada apenas, nesta ordem, pelas de Nossa Senhora da Vitória da Sé Catedral (São Luís), do Apóstolo São Matias de Tapuitapera (Alcântara), de Nossa Senhora da Conceição da Vila de Santa Maria do Icatu (Icatu) e de Nossa Senhora do Rosário do Rio Itapecuru (Rosário).