O desenvolvimento do turismo no Litoral Ocidental Maranhense foi tema de uma extensa agenda de reuniões promovida pelos secretários municipais de Turismo, do Polo Turístico da Floresta dos Guarás, com a Secretaria Estadual de Turismo (SETUR), em São Luís. O secretário municipal de Cultura e Turismo de Bequimão, Rodrigo Martins, participou da maratona de discussões ao lado dos demais gestores de Turismo da região e do secretário adjunto de Estado do Turismo, Hugo Veiga.
Os encontros tiveram como objetivo buscar alternativas viáveis para a promoção dos destinos que compõem o Pólo Turístico Floresta dos Guarás. Também participou da série de discussões o diretor do Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama), Jorge Júnior.
Dentre as principais reivindicações dos municípios junto ao Governo do Estado estão a sinalização das rodovias estaduais de Cujupe até Apicum Açu, com indicações dos nomes das cidades do Litoral Ocidental Maranhense e a construção do Portal do Pólo Turístico Floresta dos Guarás. Os gestores municipais ainda solicitaram ao Estado o fomento à produção artesanal da região, bem como o apoio do Ceprama no processo de emissão da Carteira Nacional do Artesão aos produtores locais.
Qualificação no Turismo alcançou todas as regiões do Brasil
Apesar de marcar um período de dificuldades no setor de turismo, 2020 se mostrou um ano de oportunidades para quem buscou qualificação profissional na área. Mais de 47.600 pessoas se inscreveram em dois cursos gratuitos ofertados pelo Ministério do Turismo: o de Gestor de Turismo (CGT) e o Brasil Braços Abertos (BBA). Brasileiros das 27 Unidades da Federação e estrangeiros de 65 países garantiram vaga nas qualificações, que desenvolvem habilidades de gestão e de atendimento a visitantes, respectivamente.
O CGT bateu recorde em sua segunda edição, com 26.051 inscritos, número quase três vezes maior que o registrado na primeira versão, lançada em 2018. Já o BBA recebeu 21.637 inscrições na edição 2019/2020.
Os estados que mais buscaram as duas qualificações foram São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. No panorama mundial, o BBA recebeu mais inscrições da Argentina, Venezuela e Portugal. Já para o Gestor de Turismo, destacam-se Argentina, Venezuela, Uruguai e Portugal.
A edição 2019/2020 dos cursos deveria ser concluída em novembro do ano passado, mas teve o prazo de inscrições prorrogado para fevereiro de 2021, a fim de ampliar o acesso a profissionais do setor que buscam se aprimorar e reingressar no mercado de trabalho. Novas edições serão divulgadas no portal do MTur.