O ano começou e juntamente com ele uma série de ações de planejamento tanto para quem busca conhecer um destino, que além de agradável e tranquilo, seja um atrativo com garantia das medidas de segurança em termos de prevenção ao Covid- 19, quanto para quem precisa estar preparado para receber esse turista.


Nesse sentido, o Sebrae, a Secretaria de Turismo (Setur) e Conselho Municipal de Turismo de Carolina (Comtur) tem realizado reuniões junto ao trade, em busca de um alinhamento do plano de ação do turismo no município para 2021. O planejamento de ações para o desenvolvimento do turismo na cidade é um dos critérios do Ministério do Turismo para que municípios estejam no Mapa do Turismo Brasileiro.
Para o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Carolina, Elberth Moreira é de extrema importância pensar nesse novo normal, ouvir todos os envolvidos no trade e inseri-los nesse processo de organização, capacitando-os e orientando-os quanto maior segurança a ser proporcionada aos visitantes da Chapada das Mesas. Elberth considera de extrema importância o apoio dado pelo Sebrae no planejamento estratégico de ações, para que Carolina continue sendo um dos principais destinos turísticos do Maranhão e permaneça no mapa do turismo do Brasil.


“Já estamos realizando reuniões setoriais, com guias, condutores e monitores ambientais para ouvir as demandas do segmento e assim será realizado reuniões com todos que fazem parte da cadeia produtiva do turismo. Fizemos um planejamento estratégico com orientação do Sebrae e vamos colocá-lo em prática em 2021, esse plano vai servir como espinha dorsal para o mapeamento que o Ministério do Turismo está pedindo, para que a cidade continue no roteiro do turismo no Brasil”, frisou Moreira.


Nos últimos dias a Prefeitura Municipal de Carolina divulgou um relatório sobre o perfil do público que visitou a cidade no período de 2017 a 2020, onde vale destacar que 26,4% vem do estado do Pará, 16,7% de São Paulo, 13,5% são turistas do Maranhão. O documento relatou ainda que um número significativo de turistas de 6 países visitaram a cidade no período.


Sandra Barcelos, analista técnica do Sebrae participou das reuniões e acompanha as ações que o Sebrae realiza junto ao trade turístico da Chapada das Mesas. Barcelos ressalta a importância do planejamento das ações para o desenvolvimento do turismo na cidade e destaca a nova maneira de atendimento do Sebrae para o segmento.


“São ações de retomada de atividades prevendo o ano de 2021 e uma forma de estar repassando para os clientes e parceiros a nova maneira de atendimento do Sebrae, que diferentemente de outros tempos, nós não teremos um projeto especifico para o turismo, entretanto, nós temos direcionamento estadual para tratar o turismo. Além do que, 2021, é um ano de revisão do mapa do turismo brasileiro e os municípios precisam se adequar aos critérios para a manutenção do município do mapa. E um desses critérios é o plano de ação anual do Comtur. O Sebrae já orientou o Comtur de Carolina quanto a isso e esperamos que Carolina continue dentro do mapa do turismo do Brasil”, destacou Barcelos.


Muitas discursões também se iniciaram e outras foram retomadas, como capacitações para empresas do trade, Plano de Manejo, que é coordenado pelo ICMbio e Soluções de Empreendedorismo do Sebrae para a cidade de Carolina.
Texto: Rosaline Dourado