BIENAL DAS AMAZÔNIAS – São Luís recebe de 17/12/24 a 22/02/25, a 1ª Bienal das Amazônias, uma exposição que desembarca na capital maranhense com o conceito “Bubuia: águas como fonte de imaginações e desejos”. O Centro Cultural Vale Maranhão, na rua Henrique Leal vai receber obras de 12 artistas, enquanto o Espaço Chão Slz, na rua do Giz terá expostos os trabalhos de seis artistas.
A 1ª Bienal das Amazônias realizada em Belém, em agosto de 2023 reuniu 120 artistas/coletivos dos países da Pan-Amazônia (Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela, Suriname, Guiana, Guiana Francesa e Brasil). O tema que inspirou a curadoria resgata um termo usado pelos caboclos e provoca um despertar sobre os saberes amazônicos, com respeito ao fluxo dos rios e da vida na floresta. Na Amazônia localizada no território paraense, bubuia pode significar o ficar imerso nas águas do rio que corre, sem afundar, observando o que está acontecendo ao seu redor. As itinerâncias da Bienal das Amazônias já percorreram Marabá e Canaã dos Carajás.
______________________________________________________________


PRÊMIO CAIO – Na noite de terça-feira (10/12), o Centro de Convenções Expo Center Norte, em São Paulo, foi palco da 25ª edição do Prêmio Caio, que revelou os destaques da indústria de eventos e turismo do ano que levaram para casa o disputado Jacaré, troféu símbolo da premiação. Considerado o mais importante reconhecimento do setor, o evento reuniu mais de mil convidados, entre empresários, profissionais renomados e personalidades, em uma celebração que marcou os 25 anos da premiação.
Com um toque de irreverência e elegância, o evento, também conhecido como Noite do Jacaré, foi conduzido pela atriz e humorista Nany People, sendo mestre de cerimônias, Carla Margareth. Entre as categorias destacadas, estavam o Grand Prix, que elegeu os profissionais que se destacaram em seu segmento em 2024, as melhores empresas de organização de eventos, espaços de convenções, agências de eventos e profissionais que contribuíram para o fortalecimento do setor no Brasil e no exterior.
______________________________________________________________


POLO DE INTERCÂMBIO – Construído para ser um polo de intercâmbio cultural e inspiração, o Distrito Cultural Saadiyat reúne uma coleção única de instituições e experiências culturais no coração de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos.
A região se distingue por contar, por meio de uma narrativa global, a história que remonta às origens do nosso universo, enfatizando as conexões humanas e a criatividade ao longo do tempo – algo singular, visto da perspectiva de Abu Dhabi e sua posição no sul global.
O local é uma celebração de diversas culturas e experiências compartilhadas, exaltando o passado, o presente e o futuro. Os visitantes que por ali circulam entre museus e instituições culturais situados em espaços arquitetônicos inovadores, descobrirão como a cultura é capaz de unir e permitir uma compreensão e apreciação compartilhadas uns pelos outros e pelo nosso planeta.
O Distrito Cultural de Saadiyat é uma prova da crença de Abu Dhabi no poder da criatividade e inovação, qualidades que se baseiam na visão profunda do fundador dos Emirados Árabes Unidos, o falecido Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan, que foi impulsionado por um senso de responsabilidade para com as gerações futuras de todas as nações.
______________________________________________________________
Vista de como será o Distrito Cultural de Saadiyat quando todas as obras estiverem concluídas